pick up points estrategia logistica

Pick up points: Descubra essa estratégia logística

Você já teve a experiência de realizar uma compra on-line e na hora de finalizar o processo aparecer a mensagem “Retirar na loja ou em um local combinado”? Basicamente, este é o conceito dos pick up points.

Também conhecidos como click and collect, os pick up points são os “pontos de retirada”, locais previamente determinados e disponibilizados para que o cliente de uma compra on-line consiga retirar o item pessoalmente.

A estratégia já é aplicada por empresas de todo o mundo que utilizam os canais digitais para vender seus produtos e vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil. A seguir, você entenderá a razão desse crescimento e qual a relação da estratégia com a rotina de um gestor logístico.

Boa leitura!

Pick up points e logística: qual a relação?

Um dos maiores desafios, e ao mesmo tempo grande objetivo, de qualquer gestor logístico é garantir que o produto adquirido chegue à casa do cliente dentro do prazo estabelecido. O problema é que, muitas vezes, o principal obstáculo está justamente na última milha, ou seja, na parte final da entrega.

Localidade de difícil acesso, insegurança ou indisponibilidade de horário do cliente: são diversos os fatores que dificultam a entrega da mercadoria na residência ou no estabelecimento do comprador do produto.

Dessa forma, mesmo garantindo um bom estoque, reposição coordenada e envios diários, o gestor logístico não consegue finalizar em excelência a experiência do cliente.

É aí que uma estratégia de pick up points surge para transformar positivamente a vida do gestor, resolvendo justamente o gargalo mais complexo.

Ao fechar parcerias com estabelecimentos comerciais ou abrir um ponto de retirada próprio, a sua empresa inverte completamente o cenário.

Com os pick up points, a última milha deixa de ser um problema, e todos os fatores citados anteriormente se tornam pouco relevantes. O consumidor deixa de se preocupar com horários ou contratempos para o produto ser entregue e consegue se programar tranquilamente para buscar o item no local determinado.

Por sua vez, você não precisa mais criar rotas ou planos mirabolantes para superar eventuais desafios. Basta traçar o caminho único para o ponto de retirada e deixar o item à disposição do cliente.

Quais as vantagens em adotar os pick up points?

Claro que ao adotar os pick ups points, a tendência é que a sua empresa tenha um retorno de ótimos benefícios. Confira os principais.

Entrega garantida

A “entrega garantida” é, sem dúvida, a principal vantagem da adoção dos pick up points. Os riscos de não encontrar o cliente em casa ou ser impedido de fazer a entrega por causa do horário comercial deixam de existir.

Com os pick up points você acaba com a taxa de insucesso na entrega. Basta deixar o produto no parceiro previamente definido e informar ao cliente sobre a disposição de retirada. A partir daí, o comprador define o momento mais conveniente para completar o processo.

Facilita a logística reversa

Outro grande desafio de qualquer gestor logístico é garantir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – que torna as empresas responsáveis por darem o fim adequado aos resíduos dos seus produtos.

A maneira mais indicada para esse cumprimento é através da logística reversa, porém é quase impossível buscar os resíduos com os clientes individualmente. Mas, tudo muda com os pick up points.

No mesmo local em que o cliente retira a mercadoria, você pode instruí-lo a devolver a embalagem e outros materiais. Com isso, a logística reversa se torna real e muito mais eficiente.

Maior economia para a sua empresa

Toda etapa de entrega precisa ser feita com máxima qualidade e eficiência, por isso a opção de terceirização sempre se mostra uma ótima saída. E, com os pick ups points, a sua empresa é capaz de ganhar outras vantagens além da eficiência.

Sem a necessidade de entregas individuais, a transportadora pode começar a economizar em fatores como manutenção e combustível. E esse cenário mais positivo pode tornar os valores mais flexíveis no momento da contratação. Ou seja, o trabalho mais organizado passa a gerar mais economia para a transportadora e para a sua empresa.

Satisfação do consumidor

Além da entrega garantida, o seu consumidor pode ter outro benefício importante com os pick up points: descontos no frete ou nas mercadorias. Por causa da solução dos gargalos e das economias citadas no tópico anterior, você pode começar a analisar uma redução de preço nos produtos oferecidos.

Com descontos nas compras e entregas realizadas, a tendência é uma satisfação completa por parte cliente. Um fator importantíssimo para que a sua empresa aumente a taxa de fidelização em médio prazo.

Enfim, não há dúvidas de que investir nos pick up points é uma estratégia altamente positiva para a sua empresa. Aliada a uma terceirização eficaz, você garante um ótimo custo-benefício na etapa de entrega e ainda torna a experiência do seu cliente muito mais agradável.

Agora que você já sabe tudo sobre os pick up points, continue no nosso blog e entenda como reduzir a ociosidade logística e evitar a frota parada.