logística de alimentos

Indústria de Alimentos: Descubra os riscos e oportunidades do setor

Mesmo com recentes crises e dificuldades na economia mundial, a indústria de alimentos vem mostrando bons números e ficando à frente de muitos segmentos. Um cenário positivo, que traz diversas oportunidades de negócio para empresas do setor.

No entanto, por produzir e movimentar produtos perecíveis, a indústria também precisa encarar constantes desafios diários, principalmente no que diz respeitos à adequação das exigências dos órgãos fiscalizadores e a conservação da qualidade das mercadorias durante o transporte e o armazenamento.

Mas, quais são as oportunidades? E como superar esses e outros desafios que afligem muitos gestores da indústria de alimentos? A seguir, abordaremos esses assuntos em detalhe. Confira.

Boa leitura!

 

Oportunidades da indústria de alimentos

Por ser considerado um setor essencial, a indústria de alimentos se mantém sempre em funcionamento. Mesmo durante a maior crise recente da história da humanidade, a pandemia do Coronavírus, o setor alimentício se manteve ativo todo o tempo.

Essa essencialidade possibilita que a indústria cresça independentemente de outros cenários, trazendo ótimas oportunidades para as empresas atuantes. Vamos entender algumas delas.

Alto consumo nos mercados internos e externos

O mercado interno é o maior consumidor da indústria de alimentos, ficando com cerca de 80% da produção. Ou seja, ao mirar uma expansão interna, a sua empresa tem grandes chances de ser bem-sucedida.

Porém, as oportunidades no mercado externo não são escassas, muito pelo contrário, o nosso país é segundo maior exportador de alimentos em todo o mundo. Aqui, parcerias com o mercado chinês sempre devem ser considerada, pois é o maior importador de alimentos brasileiros.

Estabilidade do mercado

Como dito na introdução, a indústria de alimentos há tempos não sofre com crises de faturamento. No total, o rendimento do setor representa cerca de 10% do PIB nacional, com arrecadamento que supera os R$ 500 bilhões.

Essa estabilidade é importante para trazer maior confiança para sócios e futuros investidores do seu negócio.

Crescimento de vendas

Com um consumo interno abundante e estabilidade no mercado, a consequência lógica é de crescimento de vendas nos produtos alimentícios, com a indústria conseguindo isso nos últimos 2 anos. E com os próximos anos sendo considerados de recuperação econômica, a tendência é que os números sejam ainda mais abundantes.

 

Principais desafios da indústria de alimentos

Mesmo com muitos pontos a favor, assim como qualquer outra área, a indústria de alimentos também conta com suas dificuldades. Questões de transporte, armazenamento e adequação às normas estão entre os principais desafios. Vamos entender melhor.

Atendimento às normas dos órgãos fiscalizadores

O primeiro desafio, sem dúvida, das empresas atuantes na indústria de alimentos é se adequar às normas exigidas por lei. Se tratando de alimentos, a legislação brasileira é bastante exigente, e ainda apresenta a questão das exigências locais.

Basicamente, uma mesma empresa pode ser obrigada a se adequar a normas federais, estaduais e municipais, que, em alguns casos, nem sempre conversam entre em si.

Para resolver essa dificuldade, o primeiro ponto é conhecer todas as normas locais onde a sua empresa atua. Além disso, por mais que sejam rígidas, é imprescindível uma adequação completa. Quanto mais conhecimento e respeito sobre as leis, menor a dor de cabeça para o seu negócio.

Transporte adequado para cada mercadoria

Por mais que seja tratada como um único setor, a verdade é que a indústria de alimentos engloba uma quantidade quase infinita de produtos. E é justamente essa diversidade que resulta em alguns desafios no momento do transporte.

Mesmo produtos de linhas parecidas, por exemplo, cargas secas, apresentam características distintas, e demandam cuidados específicos na hora do transporte. Sem uma gestão correta nesse sentido, é grande a chance de avarias ou de perda da qualidade de alguns itens.

Aqui, a saída mais adequada é fechar parcerias com transportadoras especializadas na movimentação de cargas. Não tem segredo: uma empresa especialista conta com conhecimento, equipamentos e pessoal para realizar o transporte sem trazer riscos para os seus produtos.

Além disso, ao terceirizar o transporte você não precisa focar em fatores que trazem muita preocupação para qualquer gestor logístico, tais como:

  • Contratação de motoristas e ajudantes;
  • Aquisição dos veículos;
  • Manutenção da frota;

Armazenamento que respeite as características dos produtos

Assim como o transporte, o armazenamento também exige cuidados especiais quando se fala em produtos perecíveis. As condições de ambiente aqui devem ser consideradas ao máximo, uma vez que os alimentos podem passar determinados períodos armazenados.

Para resolver isso, além de espaços adequados, o armazenamento deve ser feito seguindo conceitos para facilitar a saída dos produtos mais antigos, como o FIFO, diminuindo o risco de perdas por prazo de validade.

Enfim, embora os desafios sejam grandes, com inovação, qualidade e parceiros especializados é possível superá-los a cada dia. Além disso, como explicado ao longo do texto, as oportunidades no setor alimentício são inúmeras, com uma boa gestão, a sua empresa pode se fortalecer e ganhar vantagem competitiva frente à concorrência.

Gostou do artigo? Quer qualificar o trabalho da sua empresa? A RDR atende a grandes indústrias de alimentos pelo Brasil, sendo uma das maiores especialistas no transporte de produtos alimentícios em território nacional.

Acesse, solicite o seu projeto logístico e garanta um serviço de transporte de qualidade para os seus produtos.