planejamento logístico datas comemorativas

Logística em datas comemorativas: Como se preparar?

No mercado brasileiro há momentos durante o ano em que as vendas crescem de forma expressiva, demandando um trabalho mais intenso dos setores responsáveis pela aquisição e reposição das mercadorias. Essa é a logística em datas comemorativas, um período especial que se fortalece a cada ano.

A parte boa da logística em datas comemorativas é que, se bem executada, a sua empresa tende a aproveitar bem o crescimento e faturar alto em pouco tempo. Por outro lado, se houver um mau planejamento, a tendência é de prejuízo e de perda de espaço no mercado.

Mas então, como se preparar? Como garantir um bom trabalho da logística em datas comemorativas? Para saber mais, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais são as principais datas comemorativas para o mercado brasileiro?

O primeiro ponto para não errar na logística em datas comemorativas é estar ciente de todos os dias do ano em que o mercado “bomba”. No Brasil há uma peculiaridade, pois há uma quantidade grande de datas que são verdadeiros chamarizes comerciais, e algumas nem são feriados.

Ainda existem aquelas comemorações locais, que são interessantes para nichos específicos, mas que valem a pena serem acompanhados.

No contexto nacional, as datas comemorativas que mais impactam o mercado brasileiro são:

  • 16/02 – Carnaval
  • 15/03 – Dia do consumidor
  • 04/04 – Páscoa
  • 09/05 – Dia das mães
  • 12/06 – Dia dos namorados
  • 08/08 – Dia dos pais
  • 15/09 – Dia do cliente
  • 12/10 – Dia das crianças
  • 26/11 – Black friday
  • 25/12 – Natal

Dessas, é importante se atentar as mais rentáveis para quase todos os nichos: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal.

Como preparar a sua logística em datas comemorativas?

Agora que você já conhece os principais dias do calendário para o mercado brasileiro, o próximo passo é preparar, de fato, a sua logística para as datas comemorativas. Confira a nossas dicas.

Atente-se ao controle de estoque

A primeira ação, logicamente, é garantir o estoque adequado para o aumento da demanda. Uma boa dica aqui é realizar um controle de estoque eficiente bem antes das datas comemorativas, pois dessa forma fica mais fácil realizar possíveis mudanças.

Analise as datas dos produtos atuais, avaliando se todas estarão aptas no período mais exigido. Além disso, monitore as quantidades e os lotes que já foram adquiridos.

Por fim, faça um levantamento sobre os produtos de alto e baixo giro. Esse estudo será extremamente importante para que o setor de compras seja bem-sucedido na aquisição dos novos itens e para evitar encalhes justamente no período sazonal.

Mantenha o cliente informado sobre prazos

Um dos erros mais comuns de muitos gestores quando se fala na logística em datas comemorativas é focar apenas na aquisição de produtos e se esquecer na comunicação com os clientes.

Tenha em mente que nesses períodos a maior parte dos clientes deseja receber seus itens em curto tempo, assim como nas trocas e devoluções. Porém, por mais eficiente que seja a sua logística, sabemos que demanda é muita alta, tornando-se quase impossível atender os prazos de maneira igual.

Para evitar maiores transtornos, é fundamental manter uma comunicação clara e direta com os consumidores sobre os prazos. É preciso informar que devido às datas comemorativas, os prazos de entrega podem sofrer alterações, assim como nas trocas e devoluções.

Para otimizar o trabalho, utilize um FAQ (Perguntas Frequentemente Respondidas) para que os clientes tirem suas dúvidas com mais facilidade.

Conte com uma transportadora especialista

Por mais que o seu trabalho interno seja feito com maestria e a comunicação com cliente aconteça de forma correta, o sucesso da sua logística em datas comemorativas pode ficar comprometido se não houver a participação de uma transportadora eficiente.

Afinal, são nesses períodos que a sua empresa mais adquire grandes volumes de produtos ou de matéria-prima. E se eles não chegam a tempo ou chegam com avarias, todos os objetivos para aquelas datas correm o risco de não serem alcançados.

Nesse sentido, é essencial escolher uma transportadora capacitada e com know how no mercado para atender a sua logística em datas comemorativas. Com a parceira certa, você passa a ter tranquilidade para focar em outros pontos como atendimento, pós-venda e fidelização.

Em resumo, para uma logística em datas comemorativas de sucesso você deve estar atento sempre à próxima data do calendário. Além disso, é preciso buscar por um parceiro especialista de forma antecipada, garantindo que as entregas e coletas não sejam um problema no momento de maior demanda.

Acesse e inicie a parceria com uma das transportadoras referências do mercado brasileiro.