
Clientes satisfeitos: A importância da reputação logística
A entrega, a coleta e a transferência imediata de mercadorias são primordiais no setor de logística, mas ter clientes satisfeitos e fidelizados demanda um trabalho que vai além de simplesmente mover itens em tempo hábil.
O fato é que, embora a logística opere dentro do domínio estreito de coleta e entrega de produtos, muitas vezes é o fator mais intimamente ligado à satisfação do consumidor. Por exemplo, se a sua empresa de eletrodomésticos não consegue manter o suprimento de geladeiras porque a transportadora contratada não consegue cumprir seus prazos, a reputação da sua loja sofrerá por culpa da sua parceira.
Então, para você entender o quanto a reputação logística é importante para obter uma alta taxa de clientes satisfeitos, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
A importância da reputação logística para alcançar clientes satisfeitos
Dada a estrutura da economia global que existe nos dias de hoje, a definição de uma boa marca ou serviço de qualidade depende da visão dos clientes. E, assim como em qualquer outro negócio, no setor logístico, é o cliente que determina a reputação e o nível de serviço de uma empresa. Portanto, a reputação logística é sim uma chave para o sucesso.
A logística é um fator determinante no funcionamento eficiente e na produtividade de uma empresa, pois um bom plano logístico é crucial para toda a cadeia de suprimentos.
No entanto, a logística por si só não é suficiente. Um componente fundamental para um plano bem-sucedido é o atendimento ao cliente dentro da logística. Para que as demais atividades dentro da sua empresa funcionem sem problemas, um bom atendimento dentro do setor é de extrema importância.
Além disso, não é segredo que, para estar no topo, o fator de maior relevância é a satisfação do cliente. Clientes satisfeitos e felizes agregam valor à marca e ajudam o negócio a se destacar na multidão e estar à frente de toda a concorrência. Por isso, como já dito, na economia global, são os clientes que estabelecem o padrão para a qualidade de um serviço ou produto.
Como manter os clientes satisfeitos a partir da atuação logística?
Entendendo a relevância da logística para manter sempre um alto número de clientes satisfeitos, é hora de conhecer dicas de como fazer isso no dia a dia.
Trabalhe sempre com flexibilidade
A flexibilidade é um elemento importante para manter os clientes de uma empresa de logística satisfeitos, seja atendendo a pedidos de entrega sob demanda, entregas programadas ou gerenciando uma rota de entrega diária.
Por isso, tenha sim um cronograma prévio bem definido, mas não seja intransigente em relação a mudanças pontuais. Afinal, em épocas de alta demanda, é preciso se adaptar para atender as expectativas dos compradores.
Invista em rastreabilidade
Atualizações de status prontamente disponíveis devem estar sempre no planejamento logístico. Através do rastreamento de pedidos em tempo real, bem como de uma equipe de relacionamento com o cliente responsiva, os clientes podem acompanhar suas entregas bem de perto e continuarem engajados com a sua marca durante todo o processo de compra.
Ofereça confiabilidade nas entregas
A entrega confiável em meio à imprevisibilidade é o coração da logística e um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. Mas, criar e manter uma impressão favorável entre os clientes requer uma excelente comunicação e expectativas realistas.
No setor de logística, os consumidores precisam saber sobre os diferentes processos que compõem um serviço de entrega, entendendo ou, pelo menos, vislumbrando todo o processo de forma transparente e confiável.
Seguindo essa estratégia e, logicamente, cumprindo os prazos estabelecidos, o nível de confiabilidade estará sempre em alta, o que é primordial para que você mantenha os clientes satisfeitos.
Invista no treinamento de atendimento ao cliente
A cereja no topo do bolo é a forma como os colaboradores, sejam da sua empresa ou terceirizada, interagem com os clientes. E nesse grupo de colaboradores pode incluir desde aqueles que recebem pedidos até os motoristas que fazem a entrega. Todo mundo que representa a sua empresa em algum nível deve estar preparado para essa interação.
Essa qualidade no atendimento pode ser garantida através de uma preparação prévia. Ou seja, treinamentos e workshops sobre atendimento ao cliente e investimento diário na aplicação dessas boas práticas.
Em relação ao parceiro terceirizado, como a transportadora, por exemplo, você deve buscar empresas que também invistam nesse tipo de treinamento e que se importem com a qualidade do atendimento ao cliente.
Enfim, o fato é que a boa reputação da sua marca está totalmente atrelada ao nível logístico que a sua empresa oferece. Então, para manter os clientes satisfeitos, é fundamental garantir um serviço logístico que atenda as expectativas do seu público.