ecommerces retomada pandemia

3 tendências para e-commerce pós pandemia

Mesmo com o país passando por um período mais complexo em diversas frentes, o e-commerce foi um dos setores que conseguiu manter e até aumentar o seu faturamento. Claro, isso se deve muito ao fato de muitas pessoas ficarem isoladas durante este período. Mas, a pergunta que fica é: após a pandemia, quais serão as tendências para e-commerce?

O fato é que com a vacinação em andamento e a vida voltando ao “normal” para a maior parte da população, logo o e-commerce voltará a disputar em pé de igualdade com as lojas físicas. Nesse sentido, é importante ficar atento em tudo o que foi desenvolvido durante a pandemia e investir nas melhores ideias no futuro próximo.

Para ajudar você nesse novo desafio, preparamos este artigo com 3 ótimas dicas de tendências para o e-commerce no pós-pandemia. Continue com a gente e saiba em quais estratégias você já deve começar a trabalhar.

Boa leitura!

1. Tendências para e-commerce: investimento em omnichannel

No período de pandemia, até mesmo os clientes que tinham pouca intimidade com a tecnologia aprenderam a “se virar” e descobriram a comodidade tecnológica. No pós-pandemia, certamente, não será diferente.

Para isso, os e-commerce terão que investir cada vez mais no atendimento omnichannel, a estratégia que permite o cliente ter um experiência praticamente perfeita em todos os canais da sua empresa.

Tenha em mente que hoje, em geral, a pesquisa do cliente já começa pelo celular, encontrando o telefone ou o site da empresa para o primeiro contato. E, caso a compra não seja feita nesse primeiro ato, ele vai querer continuar de onde parou na próxima vez, ainda que seja por outro canal.

Como uma estratégia omnichannel você pode oferecer essa facilidade para o cliente e entrega-lo uma experiência diferenciada. No omnichannel os seus canais “conversam” entre si e não necessitam a reinicialização do processo a cada novo contato.

Então, não hesite em investir no omnichannel como uma das fortes tendências para e-commerce no futuro próximo.

2. Tendências para e-commerce: atendimento personalizado

Sim, o omnichannel traz um diferencial para a sua empresa, mas ele só é uma ferramenta para a personalização do atendimento. O consumidor atual espera por mais.

Pense em quantos posts interativos você viu nas redes sociais das empresas durante a pandemia. Quantos comentários “descolados”, respostas imediatas, entre outros.

O cliente que passou este período mais conectado como nunca se acostumou com esse atendimento diferente, mais humano, mais real. E entre as tendências para e-commerce, essa é, sem dúvida, a mais esperada.

Claro que isso não se resume às redes sociais da sua marca – até porque para um atendimento omnichannel você precisa de diversos canais. Site, telefone, e-mail, plataformas sociais, entre outros: tudo deve apresentar o mesmo nível de atendimento e corresponder ao perfil atual do seu público.

Seguindo um padrão de qualidade e entregando uma interação de acordo com as expectativas do usuário, você certamente manterá os bons números no pós-pandemia.

3. Tendências para e-commerce: aperfeiçoamento logístico

Ainda que o e-commerce em geral tenha faturado alto nos últimos tempos, muitas empresas não conseguiram aproveitar o momento por não apresentarem uma logística preparada. Sim, vários e-commerce só perceberam que tinham uma logística defasada quando esta foi verdadeiramente demandada.

Cumprimento de prazos, combustível alto, manutenção fora do padrão, veículos obsoletos: vários fatores importantes dentro da logística não conseguiram corresponder à demanda do e-commerce durante a pandemia.

Por isso, uma tendência que já está sendo trabalhada pelos grandes empreendedores é o aperfeiçoamento logístico de seus negócios. Obstáculos como veículos antigos, falta de manutenção e contratações, por exemplo, estão sendo resolvidos com a terceirização logística – a maneira mais inteligente de garantir produtividade e controle de custos para o seu e-commerce.

O aperfeiçoamento logístico também passa pela automatização de processos. Afinal, o crescimento do e-commerce não permite mais que uma empresa seja competitiva mantendo atividades manuais ou a partir de ferramentas ultrapassadas. A sua logística precisa ser moderna e eficaz.

Enfim, o e-commerce brasileiro já demonstrou que mesmo em momentos complicados ele é capaz de oferecer um cenário interessante para os empreendedores. Por outro lado, também ficou a lição de que só as marcas bem preparadas conseguem alcançar bons resultados nesses períodos de maior pressão.

Então, não fique para trás. Confira as nossas dicas apresentadas e comece a investir hoje mesmo nas principais tendências para e-commerce no pós-pandemia.

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