taxas transporte de cargas

Taxas no Transporte de Cargas: Conheça as principais

Por si só, a logística já um setor altamente complexo e que demanda máxima atenção por parte dos gestores. Porém, além de todas as atividades diárias, esses profissionais ainda precisam ficar atentos às taxas no transporte de cargas.

A atenção a este ponto não é só importante pela questão do planejamento, mas também pelo fato de impactar diretamente no valor do frete final. Ao conhecer todas as taxas no transporte de cargas, o gestor consegue, por exemplo, se preparar e negociar melhor o contrato de distribuição.

Então, para ajudar você nos próximos contratos de frete, neste artigo apresentaremos as principais taxas no transporte de cargas e explicaremos a importância de contar com uma transportadora especializada. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais são as principais taxas no transporte de cargas?

Aqui no Brasil há um número considerável de taxas que incidem no transporte de mercadorias, porém algumas são específicas para alguns tipos de mercadorias.

Então, separamos as cobranças mais comuns de um modo geral. Confira.

Pedágio

Sem dúvida, o pedágio é a taxa mais conhecida dentro do transporte de cargas. Presente em inúmeras estradas do país, o pedágio é um direito de passagem cobrado por concessionárias visando à manutenção das vias locais.

Na modalidade de carga fracionada, a Lei 10.209/2001 traz a possibilidade de divisão do valor do pedágio entre todos os donos das mercadorias transportadas.

Frete peso

O frete peso é a taxa que relaciona a distância percorrida com o peso da mercadoria.  Normalmente, ele é utilizado em acordos que contemplam mercadorias de características bem distintas, por exemplo:

  • pequenas e pesadas;
  • volumosas e leves;
  • médias e leves.

Ad Valorem

O Ad Valorem pode até não ser tão conhecido entre o público em geral, mas está sim entre as principais taxas no transporte de cargas. A cobrança incide sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria agregada ao valor do frete. No cálculo, são considerados critérios como:

  • segurança do pedido;
  • distância percorrida;
  • tempo de trânsito.

Diferentemente do que muitos podem pensar, o Ad Valorem é uma cobrança obrigatória, podendo os seus custos cobrirem o seguro enquanto a mercadoria estiver sob posse do transportador.

Taxa de Restrição de Trânsito (TRT)

Devido a falta de estrutura ou por questões pontuais, alguns municípios do pais restringem a circulação de veículos de carga em suas áreas urbanas. E para garantir que a entrega seja feita nesses locais, a Taxa de Restrição de Trânsito foi criada.

O imposto cobre as soluções alternativas que precisam ser tomadas pelo entregador para finalizar a operação. As ações vão desde negociações com órgãos locais até a utilização de veículos menores.

Taxa Dificuldade na Entrega (TDE)

A TDE segue um conceito parecido com a TRT, sendo utilizada em imprevistos. Porém, diferentemente da anterior, essa taxa é muito mais abrangente e não se limita aos obstáculos de entrega na cidade local. A Taxa de Dificuldade na Entrega pode ser acionada, por exemplo, quando:

  • houver dificuldade no processo de carga e descarga;
  • houver problemas na separação das mercadorias;
  • houver dificuldade de acesso ao último ponto.

Gerenciamento de Risco e Segurança (GRIS)

O transportador também precisa fazer investimentos a fim de garantir a segurança tanto da carga quanto do seu motorista. E esses valores são considerados na hora da contratação do frete a partir do Gerenciamento de Risco e Segurança (GRIS). A somatória do GRIS também considera alguns fatores, tais como:

  • custos operacionais envolvidos;
  • destino da entrega;
  • tipo de carga.

A importância de contar com uma transportadora especializada

Como você pôde notar, é a grande a lista de taxas no transporte de cargas. Muitos delas são obrigatórias e outras podem ser flexibilizadas de acordo com o contrato firmado.

Porém, além de cumprir a sua parte com o pagamento regular dos valores obrigatórios, o mais importante é garantir que a entrega seja realizada com eficiência, qualidade e dentro do prazo. E, isso só é possível quando você conta com uma transportadora especializada.

Só uma transportadora com expertise e experiência de mercado é capaz de desenvolver um serviço de entrega acima do padrão, assegurando um ótimo custo-benefício para a sua empresa e, principalmente, para seus clientes.

Enfim, essas foram algumas das principais taxas no transporte de cargas que você encontra no Brasil. Manter o conhecimento sobre essas cobranças é fundamental para que você controle os custos com as entregas das mercadorias e consiga oferecer preços atraentes em produtos e serviços para seus clientes.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e conheça agora 5 dicas para desenvolver uma gestão de riscos eficiente.