unitização de cargas

Entenda a unitização de cargas

Um dos papéis de todo gestor logístico dentro das empresas é buscar alternativas para que as suas operações sejam cada vez mais eficientes e menos custosos de maneira geral. E, uma estratégia atualmente que traz um ótimo equilíbrio entre esses dois pontos, é a unitização de cargas.

Ao adotar essa estratégia, você passa a ter menor impacto financeiro nos cofres da empresa e um aumento significativo em termos de entrega de produto. Em resumo: a unitização é perfeita para quem tem um alto número de entregas mensais, mas em pequenos volumes de quantidade.

Quer entender melhor como funciona a unitização de cargas e quais as principais vantagens da estratégia? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a unitização de cargas?

Como o próprio nome aponta, a unitização trabalha o conceito de união, agrupamento de volumes a fim de aprimorar a distribuição de cargas. A ideia aqui é garantir o maior número de processos de armazenagem e transporte de mercadorias com organização e eficácia.

Basicamente, a unitização pega duas grandes dificuldades de muitos gestores, alto custo e baixa produtividade, e resolve a partir do planejamento e distribuição dos volumes. Além disso, ela possibilite que equipamentos como os armazéns e os caminhões para transporte sejam utilizados com máximo potencial.

Como acontece o processo de unitização?

A execução da unitização de cargas não é algo cheio de segredos, pois, como já explicado, a ideia é aperfeiçoar processos rotineiros de qualquer logística.

Basicamente, ao transportar as mercadorias da sua empresa, a transportadora pode fazer isso preenchendo o veículo de forma completa ou apenas pequenos espaços. A unitização de cargas é aplicada na segunda opção.

É quando você precisa enviar diferentes produtos em pequenos volumes que a unitização se torna a estratégia ideal para a sua empresa. Isso porque ela une seus pequenos volumes a remessas de igual tamanho de outros clientes, realizando o transporte em um único veículo.

Dessa forma, você e todos os outros usuários terão suas mercadorias enviadas e a transportadora terá o seu equipamento utilizado por completo. Porém, mesmo com o caminhão preenchido, a sua empresa só pagará o espaço utilizado por sua mercadoria.

Quais os benefícios da unitização de cargas?

Como uma estratégia que visa o aperfeiçoamento de processos e o equilíbrio dos gastos, logicamente, a unitização de cargas resulta em ótimos benefícios para a sua empresa. Confira os principais.

Redução de custos

O primeiro e mais impactante, sem dúvida é a redução de custos – o grande objetivo da maioria das empresas. Como apresentado, com a unitização de cargas você só paga o espaço utilizado por sua empresa.

Dessa forma, não há desespero em ocupar por completo o veículo da transportadora e nem sustos na hora de fechar o frete para o pequeno volume.

Agilidade de processo

Se não há mais necessidade de esperar o número de mercadoria aumentar, então você passa a usufruir de uma agilidade em todo o processo. A sua empresa repassa as compras feitas por seus clientes de maneira imediata e garante que a operação aconteça em um tempo muito menor.

Além da otimização em si da entrega dos produtos, essa vantagem traz maior tranquilidade para você focar na melhoria de outros pontos também importantes para o negócio, como, por exemplo, compra de novas mercadorias e atendimento ao cliente.

Melhoria na experiência do cliente

Uma das principais reclamações do cliente quando se trata de logística é o longo tempo de espera entre a finalização da compra e a entrega do produto. Por mais que o comprador entenda minimamente o processo, é difícil manter a ansiedade quando o prazo é extenso.

Com a unitização de cargas você consegue melhorar esse cenário e aperfeiçoar a experiência do cliente. Assim, a sua empresa ganha em agilidade nos processos e o cliente tende a receber a sua mercadoria em um tempo muito menor.

Porém, é importante frisar que todas essas vantagens só são possíveis com a unitização de cargas quando a sua empresa conta com uma transportadora séria e com know how nesse tipo de estratégia. A unitização demanda organização e planejamento que nem sempre são os pontos fortes de alguns parceiros. Por isso, prime por uma transportadora de referência na sua tomada de decisão.

Gostou do artigo sobre a unitização de cargas? Continue no nosso blog e entenda agora como a logística pode ajudar na fidelização do seu cliente.