fidelizar clientes na logistica

Fidelização de cliente: Como a logística pode te ajudar?

Quem nunca, antes de finalizar uma compra pela internet, acessou a parte de avaliações para verificar a credibilidade da empresa em relação ao cumprimento de prazo de entrega? Hoje em dia é uma ação quase natural, o que torna a logística algo fundamental para a fidelização de cliente.

Isso acontece, principalmente, porque para o cliente não há separação de funções. Atendimento, preço, qualidade do produto, logística, entre outros: para o consumidor tudo isso compõe a sua marca e faz muita diferença na experiência dele.

Nesse sentido, se uma etapa importante como a logística não apresenta um bom padrão de qualidade, a sua marca tende a sofrer com a perda de confiança por parte do consumidor. Por outro lado, com uma logística eficaz, a tendência é de aumento na taxa de fidelização de cliente.

Quer entender mais sobre a importância logística na retenção de usuários? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Como a logística pode ajudar a sua empresa na fidelização de cliente?

Que a logística faz muita diferença na experiência e fidelização de cliente não há como duvidar. Mas, como essa retenção acontece na prática? Para ficar mais claro, vamos detalhar as formas como o setor trabalha para o alcance deste objetivo.

Confira, abaixo, como a sua logística pode contribuir.

Cumprindo os prazos

Quando se fala de logística das empresas, a primeira associação que qualquer cliente faz é na entrega de produtos. Dessa forma, uma logística que não é capaz de cumprir os prazos de entrega não é bem-vista pelo consumidor.

Este é um ponto inegociável para a satisfação do cliente, sendo fundamental para que as suas expectativas em relação à empresa sejam cumpridas. Hoje em dia é muito comum que a pontualidade seja considerada mais importante que o preço ou a marca do produto na tomada de decisão do comprador.

Realizando entregas com qualidade

Tão importante quanto cumprir os prazos é fazer as entregas com qualidade, ou seja, garantir que o produto chegue às mãos do cliente sem avarias e com todas as características originais descritas durante a venda.

Afinal, mais frustrante do que esperar o item além do prazo acordado, é recebê-lo fora das condições ideais.

É claro que essa qualidade também implica no pós-venda, com a sua logística apresentando capacidade para realizar a troca ou o recolhimento de resíduos diretamente com o cliente ou em pontos estratégicos – através da logística reversa.

Mantendo a comunicação ininterrupta

Outra ação comum em grande parte dos clientes atualmente é o de acompanhamento do trajeto da mercadoria até a entrega. Além de averiguar o andamento do processo, esse monitoramento ajuda a controlar a ansiedade até o recebimento.

Porém, isso só é possível quando a logística trabalha com uma comunicação ininterrupta com o cliente. Uma comunicação por diferentes canais, permitindo, por exemplo, que o cliente acompanhe o rastreamento pelo site ou aplicativo ou interaja diretamente com alguém da empresa em caso de dúvida.

A falta desse tipo de comunicação é um dos principais motivos de reclamação de muitos usuários em relação à logística das empresas. Nesse sentido, ela é fundamental para a fidelização de cliente.

Por que uma transportadora faz toda a diferença?

Como vimos, a logística é capaz de aumentar e muito a fidelização do seu público. Porém, isso só é possível quando você entrega um serviço de alta qualidade e eficiência. Então, nada melhor do que garantir o bom rendimento contando com uma especialista no assunto.

Afinal, por mais que a sua empresa esteja focada em entregar uma ótima experiência para o cliente, é quase impossível conseguir isso tendo que se preocupar com diversas funções. Somente a logística conta com inúmeras etapas e demandas.

Por outro lado, ao contar com uma transportadora na parte logística, você não só estará repassando a responsabilidade para uma empresa especialista, como também terá a tranquilidade para focar em outros pontos centrais do seu negócio.

É uma forma inteligente de garantir todos os diferenciais que o seu cliente espera da sua logística e aumentar a credibilidade da sua marca.

Enfim, em tempos de grande concorrência, todos os detalhes são importantes para aumentar a fidelização de cliente. Embora a logística, por muito tempo, tenha sido pouco considerada quando para a atração e retenção de usuários, hoje já há um entendimento de que ela é primordial para o fortalecimento da marca e expansão de mercado. Então, analise as dicas apresentadas e explore ao máximo as possiblidades logísticas.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora 5 formas de melhorar a sua logística e garantir novos resultados.