trabalhar com logística

Profissional de Logística: 5 dicas para se destacar em 2022

Quando falamos de um profissional de logística hoje, estamos falando de alguém essencial para o sucesso das empresas. Afinal, é papel deste profissional gerir uma das áreas mais estratégicas de qualquer negócio, buscando um equilíbrio entre custo e produtividade.

Por exemplo, sem um profissional capacitado, a logística da sua empresa pode ruir e fazer com que as atividades do dia a dia simplesmente travem. Com isso, você deixa de movimentar e vender os produtos e os clientes ficam sem consumir ou receber as entregas. Ou seja, um cenário de verdadeiro caos para todos.

Mas, em 2022, um profissional de logística precisa ser muito mais que estrategista, ele preciso ser acima da média. Mas, como conseguir isso? É exatamente o que mostraremos no post de hoje. Continue lendo e confira 5 dicas para se tornar um profissional de logística diferenciado este ano.

Boa leitura!

1. Dicas para um profissional de logística: atendimento ao ciclo completo do produto

Um profissional de logística em 2022 deve ser um gestor pessoa capaz de acompanhar de forma real todo o fluxo logístico do produto da sua empresa. Ele precisa conhecer de cor todas as atividades que envolvem o processamento de um pedido. Ou seja, deve ter o domínio sobre:

  • preparação do pedido;
  • transmissão do pedido;
  • recebimento do pedido;
  • entrega final do pedido.

2. Dicas para um profissional de logística: gestão de estoque e armazenamento

Alguns especialistas dizem que o sucesso de uma operação se define no armazenamento. Se ele acontece como o esperado, as chances de bons resultados são enormes. Mas, caso o processo não flua corretamente, é muito provável que a operação logística não alcance o objetivo.

Nesse sentido, um bom profissional de logística em 2022 precisa ser capaz de desempenhar um papel diferenciado em relação ao estoque, dominando técnicas e estratégias que abranjam todo o processo de armazenamento, tais como:

  • Controle da produção;
  • Controle de pedidos e entregas;
  • Controle de reposição de mercadoria;
  • Preparação para ocorrências: roubo, avaria etc.

3. Dicas para um profissional de logística: controle sobre os custos logísticos

Como dito na introdução, um dos maiores objetivos, e também desafios, de qualquer gestor logístico é equilibrar os custos e a produtividade da sua equipe. Os gastos devem sempre estar dentro da realidade da empresa.

Para que isso seja possível, o profissional de gestor precisa conhecer os custos que envolvem as práticas logísticas, garantindo que eles não sejam ultrapassados e não comprometam o bom andamento do negócio.

É fato que a logística é um setor custoso, portanto não há como fugir dos gastos. No entanto, ao conhecer todos os gastos, o gestor consegue redimensioná-los e entender quais podem ser flexibilizados a cada mês ou a cada operação. Entre os principais custos dentro da logística, estão:

  • Diretos e indiretos;
  • Fixo e Variáveis;
  • Armazenagem;
  • Mão de obra;
  • Transporte;
  • Tecnologia.

4. Dicas para um profissional de logística: Gestão de transporte

Outro ponto fundamental dentro da logística é a gestão de transporte, afinal, a movimentação externa das mercadorias deve corresponder às necessidades da empresa e dos clientes.

Como um profissional moderno, o gestor logístico deve estar preparado para analisar e tomar decisões importantes em relação a essa etapa. Por exemplo, é responsabilidade do gestor definir se é mais viável para a empresa contar com uma frota própria ou optar por estratégias menos custosas como a terceirização.

Como vimos no tópico anterior, a parte do transporte é uma das que mais demandam financeiramente dentro da logística. Por isso, um profissional de logística em 2022 deve tomar decisões que equilibrem as contas e mantenham um transporte de qualidade.

5. Dicas para um profissional de logística: aperfeiçoamento e autoconhecimento

Todos os pontos apresentados até aqui são importantes para que, em 2022, como profissional de logística, você esteja preparado para corresponder às demandas dos clientes e do mercado de maneira geral.

Porém, como diz o ditado popular: “Conhecimento é poder”. Sendo assim, para se diferenciar dos demais, você deve sempre buscar novos conhecimentos e estratégias. Tenha sempre em mente que o que fica parado no tempo acaba se tornando obsoleto.

É importante manter os estudos, investir em treinamentos e novas estratégias para se aperfeiçoar e estar sempre em sintonia com as tendências do setor.

Enfim, essas foram as nossas dicas que ajudarão você a se tornar um profissional de logística mais bem-preparado em 2022. Analise todas as informações e comece sem demora a colocar todos os planos em ação.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora algumas das tendências da logística para 2022.