reduzir custos logisticos

Como economizar na logística em 2022

Em tempos de alta de combustível e rotinas intensas, a busca dos gestores para economizar na logística em 2022 também se intensifica. Mas, é fato de que não é nada simples mitigar os gastos em um setor vital para as empresas e que, historicamente, sempre foi um dos mais custosos.

Os altos investimentos logísticos até são entendíveis quando analisamos que o setor é responsável pelo transporte, armazenagem e distribuição dos produtos da empresa. Basicamente, sem uma boa logística, o seu negócio não consegue mercadorias em volume e qualidade suficiente para vender aos clientes. E, sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.

A boa notícia é que, mesmo diante dessa realidade, é possível sim economizar na logística e tornar as operações mais saudáveis financeiramente. Continue lendo e confira o nosso post completo sobre o assunto.

Boa leitura!

A importância de economizar na logística em 2022

Não dúvidas de que economizar na logística é uma busca constante para qualquer gestor. Afinal, estamos falando de um setor responsável por processos grandes como transporte, armazenagem, segurança e mão de obra, além de exigir muito planejamento e organização a fim de garantir que os produtos sejam entregues aos clientes no prazo e em perfeitas condições.

Mas, em 2022, com alguns custos ficando ainda mais elevados, como, por exemplo, o combustível, a necessidade de economia se torna se tornou uma prioridade. Ao equilibrar os gastos durante um ano mais puxado, a sua empresa consegue melhorar a rentabilidade e manter os serviços de alta qualidade.

Além disso, ao conseguir economizar na logística em 2022, o setor se beneficia com:

Maior flexibilidade: quando se tem gastos mais enxutos na logística, é possível ter mais flexibilidade para investir em novas ideias e projetos, o que pode levar a um maior crescimento no longo prazo;

Mais credibilidade: uma vez que sua empresa está economizando, isso pode ajudar a melhorar a imagem perante os clientes e fornecedores, aumentando assim a confiança na marca;

Maior lucro em caixa: com menor gasto, a sua empresa pode se sobrepor à concorrência e ter mais margem de lucro;

Aumento da eficiência: com menos desperdício financeiro, a sua logística se torna mais eficiente e otimiza os processos, o que pode levar a um aumento da produtividade.

Como economizar na logística em 2022?

O primeiro ponto que você deve entender é que para economizar na logística é necessário considerar todos os custos associados aos processos de transporte, armazenagem e distribuição de produtos.

É preciso, por exemplo, analisar a rota de entrega, o tamanho e o peso dos produtos, o número de veículos necessários para o transporte e os custos de combustível. Além disso, você deve ter um bom controle sobre o estoque e planejar a distribuição de forma eficiente.

Confira, abaixo, outras dicas em detalhes de como economizar na logística

Identifique os custos logísticos

O primeiro ponto é identificar os custos de cada um dos processos logísticos da sua empresa e se atentar a qualquer oportunidade de reduzi-los. Entre os principais custos do setor estão:

  • maquinário para manipulação dos materiais;
  • mão de obra capacitada;
  • armazenagem;
  • embalagem;
  • transporte;
  • seguro.

Simplifique os processos e diminua os gargalos

Com os principais processos e gastos identificados, o próximo passo é entender quais estão sofrendo com gargalos. Feito isso, é necessário estudar como você pode eliminá-los ou minimizá-los a um nível que não tragam prejuízo para o seu negócio.

Por exemplo, um gargalo comum na logística é a contratação de inúmeros profissionais apenas para o transporte. Motoristas, carregadores, mecânicos, entre outros: todos voltados apenas para uma etapa. A terceirização do transporte, nesse sentido, seria uma forma inteligente de superar o gargalo.

Garanta um controle de estoque eficaz

Outro ponto que concentra altos gastos na logística é o desperdício de mercadorias no estoque. De avarias a perdas por validade: o prejuízo para a sua empresa pode chegar a altos valores.

Para evitar um gasto desnecessário justamente com os seus ativos, é essencial trabalhar um controle de estoque eficaz. E isso vai além do treinamento dos colaboradores da área. Um alinhamento entre o setor de Compras e os fornecedores de produtos também é essencial.

Utilize um software de gestão logística

Em 2022, não há como falar em economizar na logística e não trazer a tecnologia para o centro do tópico. Afinal, é a partir da automatização que a sua empresa consegue otimizar processos e diminuir as falhas.

Uma solução capaz de transformar o seu setor é o software de gestão logística, uma tecnologia que consegue, entre outras coisas, gerenciar o inventário, o transporte e os processos de embalagem e armazenagem.

Enfim, como você pôde notar, é possível economizar na logística em 2022. Para cada alto custo há uma solução possível. Até mesmo o transporte, que é uma etapa essencial dentro do setor, pode ter os investimentos melhorados a partir da entrada de uma parceira especialista, com um contrato que respeite as condições da sua empresa.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como economizar combustível em 2022?