dicas combustível caminhão

Frota: Como economizar combustível em 2022

Quem conta com uma frota de veículos hoje em dia, seja grande ou pequena, certamente tem como uma das grandes preocupações a economia de combustível. Em razão dos seguidos aumentos, o gasto com este item tão importante na logística cresceu de forma desordenada.

É claro que se trata de um fator macroambiente, em que você só pode se adaptar e não interferir. Mas, com algumas boas práticas, é possível, pelo menos, minimizar os gastos.

Confira, a seguir, as dicas que preparamos para você economizar combustível em 2022.

Boa leitura!

Por que economizar combustível é tão importante para a frota e para a sua empresa?

Muito além da obviedade do custo-benefício, a economia de combustível é um fator que impacta diretamente na sua empresa, na frota de veículos e no mercado como um tempo.

Uma operação logística já envolve um número considerável de gastos. Impostos, seguros, frete, entre outros, são valores que o gestor precisa arcar para realizar um processo logístico básico. E muitos deles são afetados pelo preço combustível. Quanto mais alto este item, mais cara tende a ser a operação logística.

Quando a sua empresa trabalha com frota própria a situação fica ainda mais complicada. Além dos gastos rotineiros, você precisa se preocupar com questões como manutenção, documentação, contratação de pessoal e, logicamente, o combustível.

Em resumo, é um ciclo em que todos são afetados e a sua empresa acaba vendo os lucros diminuírem ou ficarem abaixo das expectativas.

Como economizar combustível em 2022?

Como vimos, economizar combustível pode impactar não só a sua empresa, mas o setor como um todo. E com os recentes aumentos que vêm acontecendo no nosso país, é mais do que necessário você definir boas práticas de uso para 2022.

Então, confira as nossas dicas de como economizar combustível neste ano.

Não ultrapasse o limite de carga dos veículos

Você conhece o ditado “O barato sai caro”? Pois é exatamente isso que acontece quando você ultrapassa o limite de carga dos veículos de transporte. No intuito de faturar mais ou “agilizar” um processo, você acaba tomando uma atitude que pode acarretar em diversos prejuízos.

Além do aumento notável do combustível, em razão do maior esforço que o veículo fará ao longo do caminho, ultrapassar o limite de carga permitido é ilegal e pode acarretar em multa ou apreensão caso o veículo seja parado em uma fiscalização.

Outro ponto é que as peças acabam sofrendo muito mais, o que pode resultar na diminuição da vida útil de componentes e sistemas.

Mantenha a manutenção em dia

Uma frota é composta por grandes veículos de transporte que, por sua vez, são formados por diferentes sistemas. Todos esses sistemas precisam funcionar em harmonia e dentro do mesmo padrão de eficiência. E, para garantir isso, é preciso manter a manutenção em dia.

Sempre que há um problema o motor tende a fazer mais força para manter o veículo em velocidade, puxando mais gasolina por consequência. E quando você não realiza a manutenção, corre o risco de passar um bom tempo gastando combustível a mais em saber.

A manutenção em dia não só impede que você gaste mais com combustível, como também ajuda a evitar gastos emergenciais de peças – o que, em geral, resulta em aumento de custos.

Defina rotas inteligentes

Claro que no final do processo, o importante é que a mercadoria chegue segura e dentro do prazo para o cliente. Porém, com uma boa estratégia, você é capaz de fazer isso e ainda economizar combustível.

Criando rotas inteligentes, por exemplo, a sua empresa consegue otimizar o tempo de transporte. Basicamente, você define caminhos que facilitem a movimentação do veículo. Locais como:

  • Estradas com melhor pavimentação e iluminação;
  • Estradas com baixo índice de roubos e furtos;
  • Estradas com sinalização correta.

Com isso, você garante que o processo aconteça com menores possibilidades de atrasos e contratempos. E quanto mais a operação ocorrer como previsto, menores são os gastos com combustível, peças etc.

Mantenha os pneus dos veículos calibrados

Essa é uma dica simples, mas, por incrível que pareça, é constantemente esquecida por gestores e motoristas no dia a dia. E, não se engane, a calibragem dos pneus tem tudo a ver com economia de combustível.

Com pneus murchos, mais uma vez, o motor acaba tendo que trabalhar dobrado, puxando mais combustível. Realizando a calibragem só uma vez por semana você já evita toda essa situação e foge de gastos desnecessários.

Mas, vale a atenção na hora da calibragem para a pressão nos pneus. Siga sempre a recomendação do fabricante para garantir uma calibragem adequada.

Além dessas dicas, vale a menção de que ao fechar a parceria com uma transportadora especializada, você não precisa se preocupar com a questão dos combustíveis. A empresa de transporte já conta com a própria frota e se responsabiliza por todos esses custos operacionais. Uma forma prática, inteligente e eficiente de economia.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora o que é o seguro RCTR-C.