
Armazém Fulfillment: Entenda as vantagens
Todo varejista ou gestor logístico precisa saber que uma estratégia de armazém fulfillment bem construída e aplicada é capaz de garantir que suas mercadorias sejam entregues com agilidade, eficiência e dentro de uma experiência única.
Não só isso, com o sucesso da estratégia, a empresa também obtém ótimos resultados no número de vendas, conseguindo alcançar as metas em termos de financeiro e de credibilidade.
Mas, se você ainda não entende por completo ou tem dúvidas sobre a eficiência do armazém fulfillment, não se preocupe, neste artigo abordaremos o conceito e os benefícios dessa estratégia diferenciada. Confira.
Boa leitura!
O que é um armazém fulfillment e qual a diferença para um armazém tradicional?
Em razão de a estratégia ainda ser pouco usual aqui no Brasil, é comum que alguns gestores ainda confundam os conceitos de ” armazém fulfillment ” e “armazém tradicional”. Mas, para que qualquer ação envolvendo um dos dois seja bem-sucedida, é importantíssimo que os conceitos estejam bem claros.
O armazém tradicional, como o próprio nome sugere, funciona como um centro para estocagem de produtos. Um local geralmente muito grande em que as mercadorias podem passar um longo período armazenadas.
Além disso, costuma ser um espaço com muitos colaboradores e ferramentas como empilhadeiras para ajudar a armazenar as mercadorias, prateleiras altas e muitas outras instalações para manter com segurança uma grande quantidade de estoque pelo tempo que for necessário.
Já um armazém fulfillment funciona de forma muito mais ativa. Um espaço de atendimento no qual são desenvolvidos diversos processos, entre eles:
-
armazenamento;
-
embalagem;
-
coleta;
-
envio.
Uma vez que um pedido tenha sido feito, o procedimento no armazém fulfillment começa a ser executado. O objetivo é tornar a entrega uma experiência prazerosa para o cliente. Afinal, embora algumas empresas ainda não deem a devida importância para o estágio da entrega do pedido, este já é o ponto crucial para muitos clientes em uma jornada de compra.
Vantagens do uso do armazém
Bom, agora que você já sabe o conceito do armazém fulfillment, entenda quais as vantagens de aplicar a estratégia na sua empresa.
Redução de custos operacionais
Todo gestor de logística sabe o quanto um espaço unicamente para armazenagem pode ser custoso. Além de toda mão de obra necessária para organizar o local, muitas vezes há pouca efetividade em termos operacionais.
Com o armazém fulfillment esse cenário de custos é amenizado. Pois, ao contrário do armazenamento tradicional, você paga apenas pelo espaço utilizado para a operação. Isso é significativamente menos caro do que contratar locais enormes que ficarão vazios o ano todo. Não há sofrimento financeiro durante os períodos sazonais de vendas.
Maior segurança para as mercadorias
A segurança é uma preocupação fundamental para qualquer empresa que trabalha com um grande volume de mercadorias. E os armazéns fulfillment tendem a apresentar instalações mais protegidas, pois são espaços mais contidos e com maior movimentação.
Eles geralmente são bem construídos e equipados com recursos de segurança, como alarmes, monitoramento de vídeo e sistemas de aspersão. Alguns até mesmo contam com armazenamento climatizado para itens sensíveis.
Aumento da satisfação do cliente
Um processo operacional mais eficaz e simplificado resulta em embalagem e envio mais rápidos das mercadorias. Um cenário que impacta diretamente na jornada do cliente, que passa a contar com melhores prazos de entrega e um processo de pedido facilitado.
Além disso, serviços de atendimento adicionais podem fornecer aos consumidores opções extras para suas mercadorias despachadas, aumentando ainda mais a satisfação do comprador.
Ajuda na logística sustentável
Além de todas essas vantagens, o serviço de armazém fulfillment melhora a prática de logística sustentável da sua empresa. Isso porque, além de concentrar diversos processos, o espaço também pode abrigar produtos de diferentes fornecedores dentro de uma grande operação logística, resultando em uma contenção de mão de obra e na diminuição, por exemplo, do consumo de energia elétrica e água.
Outro ponto é que, por serem locais automatizados e simplificados, a eficiência diária tende a ser maior nesses armazéns. Com isso, a taxa de erros passa a diminuir e há um número menor de perdas no processo, resultando na economia de recursos.
Enfim, não há dúvidas de que uma estratégia de armazém fulfillment é importantíssima em termos de produtividade e a eficiência para empresas que precisam alavancar seus números de venda e lucro. Uma ação que deve ser analisada ainda para este ano ou para o início do planejamento do próximo ciclo.