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Backorders: Conheça a estratégia para vender sem estoque

A criação de estratégias para diminuir custos e melhorar a produtividade é fator recorrente no setor logístico. Por ser uma atividade custosa, novas ideias podem sempre aliviar os gastos da empresa sem comprometer a qualidade do serviço. E, entre essas estratégias, está o backorders.

À primeira vista, para alguns, o backorders pode parecer uma ideia pouca efetiva. Porém, ao entender o funcionamento e como a estratégia se aplica naturalmente no dia a dia de muitas empresas, é possível perceber seus benefícios.

Quer entender como funciona o backorders e quais vantagens ela pode trazer para a sua empresa? Então, continue lendo e confira o artigo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é backorders?

Backorders é a estratégia utilizada para a venda de produto sem estoque. Ou seja, o cliente realiza a compra da mercadoria, porém só receberá futuramente quando o estoque dela for reposto.

Como explicado, parece o tipo de ideia pouco funcional à primeira vista. No entanto, em alguns casos específicos, trata-se de uma estratégia vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente.

O grande segredo para o sucesso do backorders está na gestão feita em relação aos pedidos atrasados. Ainda que haja uma concordância por parte do comprador, é preciso que a empresa dê prioridade na reposição e na entrega da mercadoria.

Como gerenciar o backorders?

Se o segredo está no gerenciamento, então você deve conhecer os desafios da estratégia e entender como superá-los. Afinal, qualquer iniciativa bem desenvolvida se torna uma vantagem competitiva para a sua empresa.

A primeira medida que você deve tomar é ser transparente com cliente em relação ao backorders. O comprador deve ter a plena consciência de que ele tem a opção de adquirir um produto que ainda não está no estoque.

A partir daí é preciso superar os desafios de otimização de estoque, tais como: comunicação com o fornecedor, coleta e entrega.

A comunicação com o fornecedor é o ponto crucial, pois ela precisa ser imediata no momento em que uma compra sem estoque é feita. Ao mesmo tempo deve ser enviada uma solicitação de reposição junto ao fornecedor.

Além disso, você precisa contar com um serviço de transporte altamente qualificado, garantindo uma coleta, quando necessária, e entrega eficientes. Todos os processos devem acontecer com o mínimo de erros, assegurando que a mercadoria chegue ao cliente final o quanto antes.

Quais as vantagens do backorders?

Seguindo um gerenciamento como o indicado no tópico anterior, a tendência é que o backorders resulte em boas vantagens para a sua empresa e para o seu cliente. Entenda algumas das principais.

Otimização do espaço de armazenagem

A possibilidade de negociar um produto sem ter que armazená-lo é muito interessante, e certamente uma das grandes vantagens do backorders. Basicamente, você mantém um bom faturamento, evita superlotação do estoque e ainda aproveita o espaço disponível para outros processos.

Economia dos custos logísticos

Quanto mais espaço você precisa para estocar mercadorias, maior tende a ser o custo da sua logística. O contrário também é verdadeiro: quanto menor necessidade de espaço, menor também é o gasto com aluguel e manutenção do local.

Melhor gerenciamento do catálogo de mercadorias

Com abertura de espaços no estoque, você pode gerir melhor o volume de produtos. Por exemplo: aumentar a quantidade de itens que não se encaixam na estratégia de backorder, mas que apresentam uma boa saída mensal. Ainda é possível investir em novos produtos no catálogo para avaliar a aceitação do público.

Experiência e fidelização do cliente

Quando você age de forma transparente com o cliente, o backorder se torna até mesmo uma estratégia de experiência e fidelização do cliente.

Pense da seguinte forma: imagine um produto muito desejado, mas que está em falta ou ainda não disponível no mercado. A tendência é que a maior parte das empresas só libere a compra com o item no estoque, forçando os clientes a “disputarem” a compra.

Com o backorders você abre o caminho da “reserva”. O seu cliente garante a compra e aguarda até que a mercadoria esteja disponível para entrega.

No final, a sua marca satisfaz a necessidade do cliente e ainda o mantém fidelizado para as próximas compras.

Mas, é sempre importante lembrar que essas vantagens só são possíveis quando o seu serviço logístico funciona corretamente. A satisfação do cliente só é plena quando você não ultrapassa o período de espera definido no momento da compra sem estoque.

Outro ponto que torna a sua estratégia backorder real é o nível de qualidade da sua transportadora. Antes de optar por este caminho, certifique-se de contar com um serviço de transporte de qualidade e que esteja pronto para trabalhar em uma estratégia mais desafiadora.

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