
Crowdshipping: Você conhece esse tipo de entrega?
Com o enorme sucesso de plataformas de compartilhamento online como Uber e Airbnb, nas quais as empresas trabalham em parceria com pessoas comuns para desenvolver serviços específicos, não chega a ser uma surpresa que os varejistas também peguem a ideia base e criem uma espécie de economia compartilhada para suas entregas de última milha. Uma ideia que, atualmente, atende pelo nome de crowdshipping.
Basicamente, no crowdshipping, os serviços são desenvolvidos por profissionais privados e os usuários são os varejistas que visam melhor capacidade de transporte adicional e econômico para suas entregas em domicílio.
Uma estratégia que se mostra bastante interessante, mas que ainda está em difusão no mercado nacional. Mas, a tendência é cada vez mais aumente o número de empresas que adotem o crowdshipping como uma estratégia dentro da sua logística.
Mas, para você que ainda não está familiarizado com essa nova estratégia, preparemos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
O que é a entrega crowdshipping?
A entrega por crowdshipping é um método emergente de atendimento que aproveita as redes de profissionais locais para entregar pacotes nas portas dos clientes. A estratégia foi desenvolvida e aplicada primeiramente pela empresa americana PigeonShip, de Jared Overton, em 2012, como uma ação para otimizar a sua etapa de entrega.
Embora relativamente recente, o modelo está se mostrando em grande ascensão, à medida que os varejistas tradicionais procuram maneiras de cortar custos e maximizar a eficiência dos seus serviços.
Quais as vantagens do crowdshipping?
Especialistas veem o crowdshipping como uma das estratégias mais eficientes em termos de otimização da última etapa de entrega. Para eles, o Crowdshipping é:
-
mais sustentável;
-
mais econômico;
-
mais rápido.
Na prática, existem várias vantagens para as empresas que adotam o crowdshipping. Primeiro, é mais eficiente do que o transporte tradicional. Como os produtos são entregues por um grupo de pessoas, eles podem ser divididos entre vários caminhões ou carros, o que significa que a entrega será mais rápida. Além disso, o crowdshipping também é mais flexível.
As empresas podem escolher entre vários grupos de entregadores, dependendo do tamanho e da localização do produto. Com isso, é possível ajustar a logística para atender às necessidades da empresa, em vez de se adaptar à logística existente. Por fim, o crowdshipping é mais econômico do que o transporte tradicional. Como os produtos são entregues por um grupo de pessoas, as empresas podem economizar dinheiro ao contratar menos funcionários e utilizar menos carros.
Solucionando a questão da última milha
Além de todos os pontos apresentados, o crowdshipping pode ajudar a sua logística a solucionar um ponto de gargalo de muitos gestores, a “última milha”.
Acontece que a “última milha” é a etapa final da remessa, quando um pacote chega à porta do comprador. E é justamente neste ponto que muitas empresas estão tendo dificuldade em oferecer uma experiência eficiente para os seus clientes.
Isso deve, principalmente, pelo fato de que a última etapa acaba demorando muito mais do que o esperado por causa das várias paradas que um mesmo caminhão precisa fazer antes da entrega definitiva. Longas distâncias entre áreas rurais e tráfego pesado em ambientes urbanos acabam dificultando a entrega.
O crowdsourcing pode melhorar este cenário à medida em que a estratégia permite utilizar alguém do local da origem da mercadoria ou da porta do cliente para agilizar o atendimento e elevar a satisfação do usuário.
No entanto, sempre vale o alerta de que essas melhorias só são possíveis quando você conta com um grupo de entregadores confiáveis e com disponibilidade, garantindo um processo fluido e dentro das expectativas dos clientes.
Para isso, é preciso trabalhar um planejamento adequado. Com planejamento e organização, o crowdshipping se torna uma parte eficiente e econômica da logística da sua empresa.
Enfim, não há dúvidas de que o crowdshipping é um novo conceito de logística que pode fazer diferença em muitas empresas. Se desenvolvido de maneira correta e considerando os objetivos de médio e longo prazo do seu negócio, a tendência é de ganho tanto para o a sua empresa, considerando a credibilidade, quanto para os seus clientes, considerando a experiência.