terceirização logística para e-commerces

E-Commerce: 5 problemas gerados por escolher a transportadora errada

Buscar formas de aperfeiçoar a logística e oferecer um serviço de maior qualidade para os clientes é o objetivo de qualquer empreendedor de e-commerce. Porém, algumas vezes, mesmo ótimos planejamentos podem não trazer o resultado esperado por causa de uma única decisão: a escolha errada da transportadora.

Para um comércio eletrônico, a entrega da mercadoria é um dos fatores mais importantes para o sucesso ou o fracasso do negócio. Com isso, a escolha da transportadora deixa de ser só mais uma etapa protocolar e se torna um ponto fundamental. Se você acerta, tudo fica mais fácil.

Mas, quando você não faz o “dever de casa” corretamente e se baseia apenas no preço do serviço: quais problemas o seu e-commerce pode ter que enfrentar? Continue lendo e conheça 5 agora mesmo.

Boa leitura!

1. Descumprimento dos prazos

O primeiro e o mais óbvio problema que você terá que enfrentar ao se equivocar na escolha da transportadora é o descumprimento dos prazos. Afinal, com uma parceira ineficaz na principal função de um transportador, a tendência é que os prazos de entrega passem a ser descumpridos corriqueiramente.

Logicamente, esse problema resultará em situações bastante adversas para o seu negócio, com a mais impactante, pelos menos no primeiro momento, sendo a perda da credibilidade. Basicamente, os clientes do seu e-commerce perderão a confiança em qualquer informação repassada em relação à entrega.

2. Produtos avariados

Se o atraso na entrega já é um grande problema para o cliente, imagine ter que receber a mercadoria avariada. Uma experiência frustrante que, infelizmente, se torna bem possível quando você repassa a obrigação para uma transportadora sem nenhum tipo de expertise.

O fato é que, mesmo que o produto saia do seu e-commerce com embalagem própria, é dever da transportadora realizar mais um processo de embalagem antes de colocá-lo para entrega.

Só uma parceira com profissionais capacitados consegue definir qual tipo de material é o mais recomendado diante das características de cada mercadoria, por exemplo:

  • Plástico bolha;
  • Plástico filme;
  • Papelão.

Além disso, é dever da transportadora realizar o empilhamento correto da mercadoria dentro dos veículos e fazer a movimentação com todos os cuidados que cada produto demanda.

3. Erro de mercadorias

Outro erro crasso envolvendo os produtos do seu e-commerce que uma transportadora ineficiente pode cometer é a entrega trocada. Por exemplo, em vez de receber o tênis comprado, o usuário recebe uma camisa xadrez.

Este é mais um caso em que o seu comércio virtual pode ser prejudicado mesmo seguindo todos os protocolos. Afinal, é papel sim da empresa conferir o endereço e a mercadoria antes da viagem, porém ainda há grandes chances de a transportadora se confundir na hora da entrega e repassar o produto incorreto.

Claro que este é mais um problema que afeta diretamente o cliente e contribui para que ele tenha uma péssima experiência com a sua empresa.

4. Falta de comunicação entre a frota e a central

Há muito tempo foi superada a ideia de que o colaborador na estrada trabalha de forma isolada. Hoje já há um perfeito entendimento de que um transporte perfeito é desenvolvido de forma integrada e com muita comunicação.

Ou seja, uma transportadora especialista não pode oferecer os seus serviços sem a garantia de comunicação contínua. Tanto o seu e-commerce, como dono do produto, quanto o cliente, como o destinatário, precisam estar cientes todo o tempo do andamento do processo.

Quando a falta de comunicação acontece, todas as partes interessadas “ficam no escuro” e acabam sendo pegas de surpresa em caso de imprevisto. Você não pode correr esse tipo de risco.

5. Perda de clientes do e-commerce

O último problema da nossa lista que você pode enfrentar ao escolher a transportadora errada para o seu e-commerce é justamente a consequência de todos os outros obstáculos. É uma questão de simples: se você compromete os prazos, troca ou avaria os produtos e não se comunica durante a viagem, a tendência é que os clientes simplesmente desistam do seu e-commerce.

Na verdade, em tempos de redes sociais, o seu problema pode ir além. A partir de uma experiência ruim, o cliente pode criticar a sua empresa em perfis de redes sociais com milhares ou milhões de seguidores.

Dessa forma, você não só terá que solucionar as falhas do transporte do e-commerce como também terá que reverter a imagem negativa do seu negócio.

Enfim, esses foram os 5 problemas que você provavelmente terá que encarar ao escolher a transportadora errada para o seu e-commerce. Para não cair em armadilhas, é preciso definir ótimos critérios na hora da escolha e não se limitar à questão do preço.

Acesse e solicite agora mesmo uma cotação de projeto logístico e garanta o melhor serviço de transporte para o seu e-commerce.

https://materiais.rdrsolucoeslogisticas.com.br/cotacao-de-frete-online