Endomarketing na logística

Endomarketing: Implemente para conquistar grandes resultados

Também chamado de marketing interno, o endomarketing é o trabalho realizado pelo RH juntamente com outros setores da empresa. Um conjunto de ações que tem como objetivo fazer com que os próprios funcionários tenham uma visão completa sobre o local onde trabalham.

É um conceito desenvolvido por gestores que entenderam a necessidade de os colaboradores também receberem um tratamento especial em relação à marca, iniciando um trabalho que geralmente é mais voltado para os clientes.

Continue lendo, entenda a importância de desenvolver o endomarketing na sua empresa e conheça alguns exemplos de iniciativas já desenvolvidas pela RDR Soluções Logísticas dentro desse conceito.

Boa leitura!

 

Por que implementar o endomarketing na sua empresa?

A opinião do cliente pode influenciar bastante o fluxo de vendas de uma empresa. Por exemplo, se o comprador do produto ou serviço tiver uma boa experiência e recomendar a sua marca, a tendência é de crescimento. Mas, se a experiência for ruim e a empresa sofrer críticas abertamente, há riscos de quedas em futuras negociações.

Porém, os clientes internos, também conhecidos como funcionários, também têm grande poder de influência – e em tempos de tanta concorrência no mercado, esse poder só aumenta.

Pense comigo: quando um grande comprador entra em contato, ele espera saber dos benefícios dos produtos da sua empresa. E quem faz isso, geralmente, é um funcionário da equipe de vendas.

Se, por falta de conhecimento ou foco, ele não realiza bem essa negociação, a chance de a sua empresa perder uma ótima venda é muito grande. Em outras palavras, se o seu colaborador não for capaz de influenciar positivamente o usuário interessado, os seus números de vendas não sairão do zero.

É nesse ponto que o endomarketing se torna tão importante. Primeiramente, porque ninguém é capaz de informar sobre o que não sabe, não é mesmo? Com um bom trabalho de endomarketing, a sua equipe se mostrará mais bem preparada em termos de conhecimento em relação aos produtos e serviços da empresa.

Além disso, o endomarketing serve para engajar os colaboradores – assim como a sua empresa faz com os clientes.

No endomarketing você não apenas prepara os colaboradores para suas funções, também garante que eles estejam motivados para exercê-las diariamente. Afinal, mais do que vender, eles precisam acreditar naquilo que estão vendendo. Eles precisam acreditar no negócio.

Até porque, nenhuma empresa chega ao topo só por causa de um bom produto ou serviço de qualidade. Como disse o próprio Walt Disney, um dos maiores empresários da história: “É possível planejar um mundo dos sonhos, mas são as pessoas que o transformam em realidade”.

 

Quais são as ações de endomarketing da RDR Soluções logísticas?

Depois de entender a importância do endomarketing, você pode começar a se perguntar: “Como implantar essa filosofia na minha empresa”?

O primeiro ponto que você deve garantir é o conhecimento sobre a sua própria equipe de trabalho. É precisa analisar o corpo efetivo da sua empresa a fim de identificar carências do dia a dia, por exemplo:

  • Falta de conhecimento sobre os produtos e serviços;
  • Falta de foco na realização das atividades;
  • Pouco engajamento.

A partir dessa análise você terá informação para começar o projeto de ações. Considerando o perfil de cada equipe e a estrutura da sua empresa, se iniciará o desenvolvimento de ideias para reverter os pontos fracos.

Para facilitar o seu trabalho, trouxemos algumas das medidas práticas de endomarketing que a RDR implementa no dia a dia. São exemplos reais de uma empresa se preocupa bastante com esse tipo de ação e vem cada vez mais colocando como prioridade.

Uma das ações de maior sucesso e que ajudam no compartilhamento da informação é o jornal online: no qual são enviadas aos colaboradores via e-mail e Whatsapp, as últimas novidades sobre o blog, os aniversariantes do mês, feriados, novidades da empresa, entre outros.

O mais interessante é que o nome do jornal foi escolhido pelos próprios colaboradores, que o batizaram como “News RDR”. Assim, além de manter a equipe informada, a empresa consegue trazer os funcionários para uma rotina mais participativa.

Além disso, há um espaço aberto para que os colaboradores externem suas opiniões sobre melhorias, rotina dos times, metas e objetivos. Uma comunicação direta e transparente para que todos se sintam parte da empresa de maneira única.

Enfim, a partir do endomarkerting você é capaz de trazer uma nova realidade para sua empresa, em que a cultura e os valores são fortalecidos pelos próprios funcionários de forma natural. A estratégia é uma ótima maneira de fortalecer o relacionamento entre equipe e empresa, melhorando o ambiente e trazendo bons resultados para todos.

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