dicas equipe de logística

Entenda a importância da gestão de pessoas na logística

Quando se fala em logística, muitas pessoas logo associam o segmento a grandes equipamentos, veículos de carga, galpões espaçosos etc. Não que estejam erradas. Porém, tão importante quanto esses aparatos, são os profissionais do setor e o tipo de gestão de pessoas que cada empresa desenvolve no seu dia a dia.

Por mais que as máquinas sejam essenciais para a execução das atividades, os bons resultados só acontecem quando as equipes de trabalho se mostram bem preparadas tecnicamente e com os objetivos alinhados aos da empresa — é justamente esse ponto que faz da gestão de pessoas algo fundamental na logística.

Para entender melhor esse fator, neste artigo, abordaremos o conceito de gestão de pessoas, suas vantagens, além de dicas de como desenvolvê-la na sua empresa logística. Continue com a gente e saiba mais. Boa leitura!

O que é a gestão de pessoas na logística?

A gestão de pessoas na logística é a área responsável pelo investimento humano dentro do setor. Tudo relacionado aos profissionais que atuam nos diferentes cargos hierárquicos fica sob a tutela desse departamento, por exemplo:

  • seleções e contratações;
  • gestão de carreiras;
  • treinamentos.

Em geral, a gestão de pessoas é uma área estratégica, pois mesmo não fazendo parte do core-business da empresa, consegue influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso dos planejamentos criados e nas tomadas de decisões.

Quais os principais desafios da gestão de pessoas?

Os profissionais que trabalham na logística são os responsáveis por tudo o que acontece em cada etapa da cadeia de suprimentos. Ou seja, se não houver uma boa sintonia entre as motivações dos trabalhadores e os objetivos da empresa, muitos erros podem acontecer.

Mas, quais os principais desafios que a gestão de pessoas precisa superar para manter esse elo intacto? Saiba mais.

Entendimento das necessidades de cada profissional

Diferentemente das máquinas, o ser humano possui sentimentos e motivações. E, por mais tecnologicamente desenvolvida que seja uma empresa, nem sempre ela se mostra capaz de captar as necessidades dos seus profissionais.

Provavelmente, esse seja o grande desafio da gestão de pessoas: entender as carências de cada trabalhador e resolvê-las de acordo com a política da empresa, garantindo que os valores individuais sejam utilizados para o progresso da instituição.

Integração com outras áreas

Como explicado, a gestão de pessoas é um departamento estratégico dentro das empresas. Em outras palavras, para ter sucesso, ela precisa se comunicar corretamente com as outras áreas do negócio.

Uma integração perfeita se faz necessária para que seja desenvolvido um trabalho de alinhamento entre o objetivo de cada área e as necessidades coletivas e individuais dos profissionais. É a gestão de pessoas que deve superar esse desafio, conversando sobre os pontos fortes e fracos de cada colaborador com os outros gestores.

Quais as vantagens?

Se os funcionários estão motivados e dispostos a cumprir as metas empresariais, as chances de sucesso são muito maiores. É dentro desse cenário que a gestão de pessoas proporciona grandes vantagens para qualquer negócio logístico.

Conheça alguns desses benefícios.

Maior motivação das equipes

Um dos objetivos da gestão de pessoas é manter a equipe sempre motivada e disposta. Ou seja, se o trabalho é desenvolvido corretamente, a sua empresa garante times empenhados e com gana para entregar serviços de alto padrão e excelência.

Fortalecimento da cultura empresarial

Outro ponto importante da gestão de pessoas é o fortalecimento da cultura da empresa junto aos funcionários. Com uma estratégia que começa já na seleção de novos profissionais e passa por um acompanhamento diário, o setor consegue integrar os objetivos, os valores e a missão da marca à forma de agir dos colaboradores.

Aumento da produtividade

Se você tem funcionários motivados e alinhados com a cultura da empresa, naturalmente, terá um crescimento produtivo no seu negócio. Além disso, com o aprimoramento dos pontos fracos e o reforço aos pontos fortes, o trabalho das equipes tende a ser mais dinâmico e mais bem executado.

Como desenvolver uma boa gestão de pessoas na sua empresa logística?

Com as vantagens apresentadas no tópico anterior, fica claro que vale a pena investir no bem-estar dos seus funcionários. Focar na gestão de pessoas é garantir que a empresa não entre no modo automático e ignore as necessidades dos seus profissionais.

Aqui, um trabalho próximo faz toda a diferença. Pois, metas, prazos e planejamentos são inerentes a qualquer negócio, mas a boa execução das atividades só acontece dentro de um ambiente em que todo se sintam motivados e preparados a desempenhar suas funções.

Por isso, para desenvolver uma gestão de pessoas de sucesso, é importante ficar atento e trabalhar esses pontos:

  • estudos dos perfis dos profissionais;
  • reforço sobre a cultura do negócio;
  • aplicação de treinamentos;
  • feedbacks constantes;
  • plano de carreira.

Enfim, o erro de muitas empresas do ramo logístico é focar apenas na conquista de resultados e nos lucros obtidos em detrimento de seus times. E como nenhuma instituição atinge o topo sem a participação dos seus trabalhadores, essas marcas acabam ficando pelo caminho. Não caia nessa armadilha. Desenvolva uma gestão de pessoas que garanta o bem-estar dos colaboradores e construa equipes motivadas e direcionadas a alcançar metas individuais e coletivas.

Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários e vamos conversar mais sobre o assunto.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *