
Estoque na nuvem: 5 motivos para implementar
Você, gestor logístico, faz o gerenciamento do seu estoque na nuvem? Caso esteja com dificuldades para responder essa pergunta por achar que não é algo usual, saiba que essa estratégia já está sendo utilizada por diversas empresas logísticas ao redor do mundo.
Isso porque o gerenciamento de estoque na nuvem é uma das formas de controle de produtos mais eficazes atualmente, trazendo diversas vantagens para as empresas. Nesse tipo de sistema, as informações de estoque, como quantidade, histórico de movimentação e dados de fornecedores, são mantidas em servidores remotos e acessadas por meio de uma interface baseada na web.
Uma abordagem que permite à sua empresa acessar e gerenciar as informações de estoque em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenha conexão com a internet. Além disso, a nuvem oferece diferenciais como escalabilidade, flexibilidade e segurança em comparação com soluções de gerenciamento de estoque locais.
Outro ponto é que o controle de estoque na nuvem pode ser integrado a outros sistemas empresariais, como sistemas de contabilidade e gestão de pedidos, proporcionando uma visão mais ampla e precisa do desempenho empresarial.
Para acabar qualquer dúvida sobre qual é a melhor decisão, a seguir, mostraremos em detalhes 5 razões para você implementar hoje mesmo o gerenciamento de estoque na nuvem.
Confira.
Boa leitura!
1. Acesso ao seu estoque na nuvem a qualquer hora e de qualquer lugar
Sim, com a facilidade da tecnologia cloud, os dados do estoque da sua empresa podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. Não há limitações geográficas para que o gestor da área, por exemplo, mantenha o controle sobre todas as atividades das equipes.
Todo o processo é muito simples, bastando uma conexão com a internet e um dispositivo eletrônico, que pode ser um tablet ou mesmo smartphone, para que todos os números sejam exibidos rapidamente.
2. Ótimo custo-benefício para a sua empresa
Outra grande vantagem para qualquer empresa que trabalha com o gerenciamento de estoque na nuvem é a redução de custos que a estratégia proporciona. Por ser um sistema que funciona completamente online, não há necessidade de instalação de hardwares, de cabos, entre outros.
O fornecedor do serviço realiza todo procedimento de implementação do sistema de maneira online, se encarregando de realizar as configurações necessárias para a comunicação direta com o servidor na nuvem.
Com esse processo mais enxuto e direto, o custo-benefício para a sua empresa é muito melhor. A sua equipe só precisará focar no trabalho prático, deixando a parte mais técnica para o suporte do fornecedor.
3. Alto nível de escalabilidade do serviço
Uma das “desculpas” de muitos gestores para não implementarem tecnologias modernas em suas empresas é o risco de investir em um serviço que se torne limitado em caso de crescimento empresarial.
Bom, com o gerenciamento de estoque na nuvem esse fator deixa de ser uma preocupação. Isso porque, por ser baseado em cloud, esse tipo de serviço é altamente escalável e pode ser adaptado ao crescimento do seu negócio sem a necessidade de atualizações constantes.
4. Aumento da produtividade das equipes
As interfaces baseadas em nuvem são geralmente mais fáceis de usar do que as soluções de software local, com menus e funções intuitivas que facilitam a navegação e a compreensão das informações de estoque.
Essa experiência facilitada não só permite que sistemas de trabalho modernos sejam implementados, como o home-office, como também ajuda na produtividade das equipes. Todos os colaboradores passam a contar com uma rotina automatizada e um sistema de simples utilização.
5. Segurança e integração das informações
Com o gerenciamento de estoque na nuvem, a sua equipe consegue acessar as informações de forma mais rápida e segura. Isso porque a maioria dos provedores de nuvem possui medidas de segurança robustas para proteger seus dados contra hackers e outras ameaças, oferecendo um cenário de maior tranquilidade para a rotina das equipes.
Além disso, muitos sistemas de gerenciamento de estoque na nuvem podem ser integrados com outras soluções empresariais, como sistemas de contabilidade e gestão de pedidos, para fornecer uma visão completa das operações comerciais.
Enfim, como dito já introdução, já são inúmeras empresas que utilizam o gerenciamento de estoque na nuvem para otimizar processos e superar desafios diários, como o aumento do número de pedidos no armazém e o controle de informações dos fornecedores. Basicamente, é o tipo de estratégia que você sempre deve considerar para a sua logística.
Gostou do artigo? Quer se manter sempre atualizado com as novidades do mundo da logística? Então siga agora mesmo a página oficial da RDR Soluções Logísticas no Instagram.