
Dicas para evitar atrasos na entrega de mercadorias
É indiscutível o fato de que uma entrega de mercadorias com alta qualidade faz toda diferença para a imagem e sucesso de uma empresa. Afinal, hoje, muitos clientes já prezam mais pela experiência como um todo do que pelo preço de produtos ou serviços.
Por isso, evitar atrasos é essencial. Apresentar consistência nas operações é um passo chave para que o empreendimento alcance um patamar de destaque. A boa notícia é que há caminhos práticos para isso.
Se você está buscando formas de melhorar a sua entrega de mercadorias, continue com a gente e confira ótimas dicas de como ser bem-sucedido sem precisar onerar os cofres da sua empresa. Boa leitura!
Crie um bom planejamento logístico
O princípio lógico conhecido como Navalha de Occam aponta que, muitas vezes, as soluções para problemas complexos estão nas medidas mais simples. Em outras palavras, fazer o básico pode ser a resposta para reverter uma adversidade.
Na logística, o “básico” é a criação de um planejamento coeso que cubra todas as necessidades da sua empresa. Para otimizar uma operação, é preciso um plano que considere todos os detalhes e processos, desde fatores internos até os fatores externos.
Assim, a empresa passa a trabalhar com procedimentos homogêneos e ainda consegue realizar investimentos pontuais em tecnologias, infraestrutura e terceirização. O resultado, entre outras coisas, é a redução de falhas e a eliminação de contratempos que poderiam causar atrasos na entrega de mercadorias.
Como a logística é um setor que depende da força coletiva, o seu planejamento precisa contemplar outras atividades que influenciam diretamente nas entregas, por exemplo:
- sistema de inventários;
- gestão de estoques;
- plano de rotas.
Otimize processos internos
Com um bom planejamento para guiar as ações das equipes, o próximo passo é otimizar os processos internos da empresa. É nessa etapa que você deve analisar minuciosamente as atividades dos grupos a fim de identificar gargalos e contratempos.
O caminho mais indicado para isso é o mapeamento de processos, permitindo que você monitore todas as áreas de maneira correta e sempre de forma organizada. Com as informações em mãos, o passo seguinte é criar estratégias com o intuito de reverter ou eliminar os riscos.
Cada empresa apresenta suas próprias dificuldades, porém, no geral, existem pontos que são comuns quando se trata de controle interno, entre eles:
- atraso na emissão de documentos;
- falta de comunicação;
- processos obsoletos.
Analise os riscos do segmento
Criar um setor para análise de riscos também é muito importante, pois ajuda o seu negócio a não ser pego de surpresa. Com um bom planejamento é possível aperfeiçoar operações e processos internos, mas nem sempre a empresa se prepara corretamente para situações macroambientes.
Já com esse tipo de análise você consegue reestruturar a sua cadeia logística em nível de excelência. Claro, é impossível impedir que os imprevistos venham à tona, mas com um trabalho de inteligência a empresa se torna capaz de reverter a situação rapidamente e minimizar os prejuízos.
Uma ótima dica é criar um controle de qualidade, direcionando ferramentas e recursos para identificar riscos e dificuldades de cada etapa e criando planos extras para cada situação. Se tratando de entrega de mercadorias, esse preparo é fundamental.
Aperfeiçoe o processo de distribuição
Muitas vezes, a qualidade da entrega de mercadorias é comprometida porque a equipe de distribuição não consegue executar corretamente suas funções. Na prática, a distribuição já começa assim que o produto chega ao armazém e se inicia a separação.
Se há um espaço de tempo muito grande entre a chegada da carga e o início do processo de triagem, a entrega para o cliente tende a sofrer.
O controle de qualidade, citado no tópico anterior, pode ser implementado para alinhar e nivelar as atividades. Você deve garantir que tanto a separação quanto o armazenamento em estoque (caso necessário) sejam realizados no menor tempo e custos possíveis.
Claro, o transporte também faz toda diferença na eficiência da distribuição. Mas isso pode ser resolvido com a contratação de um parceiro logístico com alto conhecimento. Entenda mais no próximo tópico.
Conte com transportadoras diferenciadas para a entrega de mercadorias
Ao longo do texto comentamos sobre a importância de identificar gargalos da sua operação a fim de evitar os atrasos na entrega de mercadorias. Acontece que, muitas vezes, a empresa segue um ótimo padrão nos seus processos internos, mas demonstra pouca expertise nas ações de transporte.
Uma alternativa inteligente e prática para resolver esse imbróglio é contar com transportadoras que tenham know-how no assunto e apresentam resultados consistentes no mercado.
Quando se trata de entrega de mercadorias, não vale a pena arriscar. Se o seu grupo de análise identificou baixa eficiência justamente na gestão de frotas e transporte, o melhor caminho é contar com a participação de parceiros especializados. Afinal, nenhum cliente se manterá fiel a uma marca que não cumpre com os seus prazos.
Para não errar na escolha, priorize empresas que apresentam um bom histórico de serviços, ofereçam equipamentos modernos e uma estrutura capaz de suprir todas as suas necessidades. Não coloque o preço como o fator essencial, analise sempre pela perspectiva de custo-benefício.
Trabalhe com prazos realistas
Por mais que você desenvolva um ótimo planejamento e a transportadora parceira conte com conteúdos diferenciados, a verdade é que o serviço de entrega de mercadorias está sempre sujeito a situações macroambientes.
Fatores climáticos, geográficos e sociais, são questões que podem influenciar diretamente à eficiência da entrega. Por isso, um bom gestor ou empreendedor jamais faz promessas. A melhor opção é sempre trabalhar com prazos realistas e que considerem imprevistos.
Assumir compromissos de forma aleatória é entrar em uma zona de risco desnecessariamente. Acima de tudo, a sua empresa deve trabalhar com profissionalismo, evitando que a negligência faça parte dos planos.
Portanto, reavalie os prazos. Converse e estude com a sua transportadora sobre as dificuldades de cada situação e disponibilize para o usuário informações e dados que estejam dentro da sua realidade.
Atender às necessidades dos clientes é sempre importante para empresas que desejam se destacar e expandir seus negócios. Mas, para isso, é necessário cometer o mínimo de erros e se manter a frente de imprevistos e dificuldades. Como explicado, a participação de uma transportadora experiente faz toda diferença para garantir uma entrega de mercadorias eficiente e que atenda as expectativas do seu cliente.
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