tecnologia na logistica

Inteligência Artificial, otimiza tempo e reduz acidentes

Uma das grandes preocupações de fabricantes, fornecedores e atacadistas que precisam enviar suas mercadorias para diferentes partes do país é a segurança nas estradas. Entre acidentes e má condições das pistas, o risco de prejuízo é muito grande. A boa notícia é que a utilização da inteligência artificial está trazendo novas esperanças para o setor.

É uma tendência que vem ganhando mais força a cada ano dentro da logística, pois facilita na criação de rotas e no acompanhamento de viagem dos motoristas. Como resultado as empresas melhoram os seus serviços e diminuem os riscos nas estradas.

Quer entender por que a otimização das rotas de entrega deve ser uma a preocupação constante para qualquer empresa, e ainda saber como a inteligência artificial está sendo utilizada pelo setor logístico? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

 

Por que se preocupar com a otimização de rotas e fatores que impactam a viagem dos caminhões?

O transporte de cargas é uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma operação logística. Afinal, não adianta realizar boas produções ou um estoque adequado de mercadorias se a entrega não acontecer de maneira correta ou dentro do tempo pré-determinado.

No fim da operação, a sua empresa só terá lucro real se o seu produto chegar sem danos ou avarias ao cliente, seja ele um revendedor ou consumidor final. Mas, não basta ser cuidadoso, o transporte precisa ser ágil para que os prazos sejam cumpridos.

No entanto, bons resultados não surgem através de mágica. Para que tudo aconteça como o esperado, você precisa se preocupar com fatores como:

  • tempo de espera para carregamentos e descargas;
  • pontos de apoio mais seguros;
  • otimização de rotas.

É a partir de um planejamento visando à melhoria desses processos que a sua empresa garante um trabalho mais coeso e com menos riscos.

Em uma viagem de entrega o veículo fica sujeito a fatores macroambientes como violência, mudança climática e condições da estrada. Você pode não ter domínio sobre esses pontos, mas pode se antecipar à maioria.

É possível criar rotas que sejam menos propensos à violência e que apresentem menor incidência de chuvas, alagamentos, incêndios etc. bem como, trabalhar para que, pelo menos, as coletas aconteçam de maneira mais dinâmica.

Assim, você consegue diminuir os gastos com manutenção e combustível, minimizando os custos gerais da operação.

Por fim, esse trabalho de inteligência feito por sua empresa garante o sucesso do cliente, possibilitando o repasse de dados de localização e dando a tranquilidade sobre o cumprimento de prazos.

 

Como a inteligência artificial pode ajudar na otimização de rotas e na redução de acidentes?

Mesmo você entendendo a importância da otimização de rotas, não há como negar que superar os desafios diários das estradas brasileiras não é tarefa simples – ainda mais quando questões políticas interferem na segurança diária.

Porém, não há tempo para reclamações, você precisa garantir que as suas mercadorias cheguem aos seus clientes dentro do prazo. É aí que a inteligência artificial surge como forte aliada das empresas.

Mas, diferentemente do que muitos podem pensar, não estamos falando de carros autônomos ou tecnologias que ainda estão fora do alcance da maioria dos gestores.

A inteligência artificial aqui se dá por meio do Advanced Driver Assistance Systems (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, em português), que trabalha junto a aplicativos capazes de monitorar todas as atividades envolvendo a movimentação de um veículo de transporte, tais como:

  • comportamento do motorista;
  • condições da estrada;
  • tipo de direção.

Com a participação da inteligência artificial, todas essas situações são gravadas e enviadas, através da nuvem, para os gestores logísticos dentro da empresa. Os dados são coletados, estudados e utilizados para criação de planejamentos e tomadas de decisões mais efetivas.

Assim, a sua empresa define rotas mais seguras para o motorista e para a carga, diminui o risco de acidentes e, principalmente, garante que as entregas cheguem dentro do prazo aos clientes.

Mas é lógico que a inteligência artificial em questão só faz diferença para empresas que repassam suas mercadorias para transportadoras que abraçam a inovação. Não adianta estar ciente sobre os benefícios que a tecnologia traz para o seu negócio, se na hora de terceirizar a entrega você conta com parceiras despreparadas. Pense que além da qualificação do serviço, você também está fazendo a sua parte para tornar as estradas brasileiras mais seguras para todos. Faça o melhor por seus clientes.

A RDR é uma das transportadoras referências do país e abraça a inovação desde a sua origem. Acesse e conheça os nossos serviços.

Comentários

  • Avatar
    Marcelo Sá

    Parabéns pela iniciativa dessa tecnologia inovadora que beneficia o transporte de qualidade

    Escreva um comentário