Logística de varejo

Logística no varejo

A logística no varejo é a forma mais eficaz para que as empresas do setor consigam otimizar suas operações e garantam a oferta de produtos para seus consumidores. Ou seja, aqui, a logística tem influência direta no relacionamento com os clientes.

Isso significa que quanto mais bem desenvolvido o trabalho logístico, mais destaque uma empresa tende a ter no ramo varejista. Da mesma forma que uma logística falha pode resultar na perda de espaço dentro do mercado.

Quer entender mais sobre a logística no varejo e o quanto ela pode ser importante para a sua empresa? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Como funciona a logística no varejo?

Essencialmente, a logística é a metodologia que garante a possibilidade de os itens certos estarem nos locais certos, no prazo combinado e ao menor gasto possível. E para que tudo isso seja possível, são desenvolvidos processos específicos como:

  • armazenagem;
  • distribuição;
  • embalagem;
  • transporte;
  • coleta.

É um conceito que se repete em qualquer setor, independentemente do tamanho da empresa que contrata ou realiza o serviço.

A logística no varejo funciona da mesma forma. Com a aplicação dos processos citados, a operação garante que os clientes do estabelecimento varejista tenham à disposição os produtos desejados no momento certo, sendo essencial na experiência de compra.

Por que é importante ter uma eficiente cadeia de suprimentos no varejo?

Em alguns setores, a logística é vista como uma área separada das demais, funcionando de maneira um pouco paralela. Mas, como explicado, no varejo é totalmente o contrário. A logística no varejo impacta diretamente na forma como o cliente enxerga a sua marca.

Por exemplo: ainda que o consumidor não seja especialista no assunto, ao não encontrar o produto desejado na prateleira, ele entende que as mercadorias certas não estão sendo entregues. E se esse cenário se repete muitas vezes, você corre sério risco de perder esse cliente.

Mas é claro que uma perfeita sintonia entre o serviço da sua empresa e as expectativas do cliente só é possível quando você tem uma supply chain eficiente. Com todas as etapas alinhadas, você não só constrói um bom relacionamento com o consumidor como também garante outras vantagens. Confira.

Redução de custos

Como você sabe, todo o processo que vai da aquisição do produto à distribuição ao cliente pode ser bastante custoso. Por isso a logística no varejo é tão essencial.

É por meio de técnicas aplicadas nessa metodologia de trabalho que você consegue identificar e resolver gargalos que acontecem em diferentes etapas da cadeia de suprimentos.

Com um processo bem construído, você tem rotas mais seguras e rápidas, armazenagens que respeitam as características dos produtos, separações e coletas com menos avarias, entre outros. A cada mês a tendência é de mais eficiência e menos custos.

Serviço de maior qualidade

No Brasil existem milhares de empresas varejistas, todas trabalhando com um mesmo objetivo: oferecer produtos aos clientes. A grande diferença de uma marca para outra está justamente na qualidade do serviço desenvolvido.

Para o cliente, ainda que os produtos oferecidos por determinada marca sejam reconhecidamente de alto padrão, não adianta se ele nunca consegue encontrá-los nas prateleiras. Há uma conclusão de que o serviço oferecido é falho.

Mas com uma logística no varejo bem trabalhada você não corre esse risco. O consumidor sempre terá os itens desejados à disposição e em quantidade que atenda às expectativas.

Vantagem de mercado

Obviamente, com um serviço de qualidade e que atende aos anseios dos clientes, a sua empresa se destaca das demais e ganha vantagem competitiva. E em um mercado tão inflado, esse tipo de benefício ajuda a sua marca a se manter na ponta, mesmo em situações macroambientes como crises políticas ou econômicas.

Por que contar com uma transportadora especializada na logística de varejo?

Com a certeza de que a logística no varejo é essencial para o sucesso do seu negócio, a melhor opção é garantir qualidade nesse serviço. Mas, não há como negar que uma logística de alto padrão demanda foco total, e em uma empresa que precisa se preocupar com outros departamentos nem sempre isso é possível.

Seja você fabricante do produto ou revendedor para o cliente final, em geral, a logística é sim fundamental, mas acaba não sendo o cerne da empresa.

Mas então, como garantir um serviço logístico de qualidade sem ter que abrir mão das outras atividades principais do negócio? A resposta está na parceria com uma transportadora especializada.

Ao contrário da sua empresa, uma transportadora tem o foco total na logística e no desenvolvimento de todas as etapas do processo. Tendo expertise no assunto, ela garante não apenas a movimentação dos produtos, como torna possível todos os benefícios citados no tópico anterior.

Porém, a principal vantagem de contar com uma transportadora especializada, sem dúvida, é se dar ao luxo de focar no core business do seu negócio, seja fabricação ou revenda, tendo a certeza de contar com um serviço logístico de qualidade.

Enfim, o aperfeiçoamento da logística no varejo é uma ideia que deve estar presente em todo planejamento de qualquer empresa do ramo. Tenha em mente que não adianta fabricar ou revender produtos de qualidade se eles nunca estiverem disponíveis quando os clientes precisarem. A sua vantagem competitiva depende do sucesso da logística.

A RDR é referência no Brasil na logística de varejo, com expertise no ramo alimentício e carga seca. Acesse e saiba como a RDR pode ajudar a sua empresa hoje.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *