
Logística no verão: Atenção para cargas sensíveis
A estação mais quente do ano se aproxima e, com ela, os desafios para a logística no verão. Um cenário que desperta preocupação principalmente nos gestores logísticos que trabalham com cargas sensíveis como alimentos, refrigerados, medicamentos e demais itens perecíveis.
O fato é que o objetivo de qualquer operação logística é garantir que uma carga saia do ponto A e chegue ao ponto B da melhor forma possível, assegurando a qualidade da mercadoria transportada. Mas, em meio a altas temperaturas e todos os demais fatores impostos nas estradas brasileiras, a logística no verão se torna muito mais complexa.
A boa notícia é que conhecendo os principais desafios e as melhores práticas, é possível superar os obstáculos e garantir uma bem-sucedida logística no verão. E é exatamente sobre isso que falaremos neste texto. Confira.
Boa leitura!
O que são cargas sensíveis?
Como o próprio nome aponta, as cargas sensíveis são aquelas que precisam de cuidados muito específicos, principalmente em relação ao controle de temperatura, umidade e forma de armazenamento. Fatores que devem ser determinados antes do transporte e rigidamente respeitados durante a movimentação.
Somente seguindo os cuidados definidos previamente é que a qualidade e a integridade dessas cargas podem ser asseguradas.
Quais são os principais desafios para desenvolver a logística no verão com as cargas sensíveis?
Como explicado, o transporte das cargas sensíveis naturalmente demanda alguns cuidados especiais que nem sempre são aplicados a outros tipo de mercadorias. Mas, durante o verão, os desafios para a logística dessas cargas são ainda maiores.
Isso porque, no Brasil, toda empresa logística já precisa enfrentar o problema de infraestrutura. Por exemplo, dos 1,7 milhão de quilômetros de estrada existentes no país, apenas 12 % são pavimentados.
Além disso, há a questão da insegurança, que só aumenta ano a ano. Em alguns estados, caminhões e carros de entrega não podem trafegar em determinados horários por causa do risco de roubos e furtos.
Desafios do verão
Tirando todos esses pontos, que infelizmente já são cotidianos, no verão surgem alguns outros específicos. Um deles é a alta temperatura.
Em algumas regiões durante o verão, a temperatura pode passar dos 40º, tornando a viagem mais desgastante para o motorista e mais desafiadora para a carga, principalmente a refrigerada. Afinal, basta alguns minutos de falha na refrigeração do veículo para comprometer a mercadoria.
Outro contratempo comum no verão são as chuvas torrenciais. Durante a estação, por causa do forte calor, é normal que em alguns dias chova intensamente, deixando muitas estradas alagadas e a infraestrutura ainda mais comprometida.
Dependendo da região do país, a circulação de veículo fica simplesmente impossível de acontecer durante dias, atrasando por completo a operação logística. Cabe ao gestor se atentar a isso, analisar históricos e buscar soluções previamente.
Quais práticas devem ser adotadas para a logística no verão?
Os desafios, de fato, existem. Mas, com algumas boas práticas é possível superá-los ou minimizá-los e garantir uma ótima operação logística no verão. Então, no seu planejamento logístico, considere os seguintes pontos:
Tipo de embalagem para a mercadoria: a embalagem deve estar obrigatoriamente de acordo com o produto e suas condições especiais para transporte;
Processo de refrigeração e congelamento: as técnicas mais eficientes para o armazenamento e conservação de perecíveis durante a logística são a refrigeração e o congelamento;
Planejamento de rotas: as rotas devem ser planejadas de maneira inteligente para minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto;
Condições dos veículos: além de serem equipamentos adequados para o transporte de cargas sensíveis, os veículos devem estar em dia com documentação, bem como manutenção e higienização;
Monitoramento da carga: com o monitoramento a sua equipe acompanha todo o trajeto da carga e consegue tomar as melhores decisões em caso de imprevistos ou emergências.
Enfim, não há dúvidas de que aqui no Brasil a logística no verão traz alguns desafios que não são problemas em outras partes do mundo. Porém, como mostrado ao longo do texto, com medidas preventivas e contando com transportadoras especialistas e que dispõem de veículos modernos e completos, é possível superar os obstáculos e garantir operações de sucesso durante a estão mais quente do ano.
A RDR Soluções Logísticas conta com uma frota de veículos modernos e preparados para realizar os mais diversos serviços de transporte durante todo o ano. Acesse e saiba como podemos ajudar a sua empresa hoje.