
Logística para e-commerce: Tendências para 2023
Como modelo de negócio que depende de estratégias consistentes e eficientes, a logística para e-commerce está sempre sujeito a mudanças e tendências. Ainda mais agora que todo o mercado está em ritmo de expansão.
Afinal, não é segredo para ninguém que o período da pandemia acelerou e muito o e-commerce brasileiro. Agora, passado o cenário mais caótico, o setor precisa manter o crescimento e se adaptar cada vez mais às exigências dos clientes. E, para isso, nada melhor do que já trabalhar ou fortificar algumas tendências.
Para ajudar você a ser o mais assertivo possível, já preparamos este artigo apresentando as principais tendências da logística para e-commerce neste novo ano. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
Maior automação da logística para e-commerce
Sim, essa é uma tendência que estará em todas as listas sobre logística para e-commerce. Afinal, o uso inteligente da tecnologia é extremamente importante para qualquer empresa que deseja aumentar sua eficiência e eficácia em todo o processo da cadeia de suprimentos.
Com o uso de tecnologias como robótica, inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas), rastreamento online, a automação é capaz de acelerar e simplificar processos como gerenciamento de inventário, embalagem e expedição de produtos e movimentação dentro do e-commerce.
Aperfeiçoamento da etapa de “Última milha” (last mile)
O trecho final do processo de entrega vem sendo um grande desafio para muitas empresas há algum tempo. Por isso, o seu aperfeiçoamento precisa ser um dos focos de todo negócio virtual no ano de 2023.
Até porque, os clientes de e-commerce estão cada vez mais exigentes e esperam receber seus produtos com rapidez e eficiência.
Para atender a essa demanda, você precisa traçar planos e investir em soluções que estão dentro da sua realidade e capazes de trazer um ROI interessante para o negócio, por exemplo:
Investimento em treinamento das equipes: é preciso garantir que as equipes de entrega estejam preparadas com ferramentas e habilidades corretas para lidar com as diferentes situações que podem surgir durante a entrega;
Uso de tecnologia: tecnologias como software de roteirização e rastreamento em tempo real podem ajudar a otimizar as rotas de entrega e reduzir tempos;
Contar com transportadoras experientes: só com parceiros com expertise na etapa de “last mile” é possível otimizar todo o processo e garantir a satisfação do seu cliente.
Trabalhar a sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente é uma tendência que tem se consolidado em diversos setores, e na logística não é diferente. Nesse sentido, as empresas de e-commerce também precisam buscar formas de reduzir sua pegada de carbono, através do uso de veículos modernos e ações como a logística reversa.
Outras ações interessantes dentro do conceito de sustentabilidade são:
-
doação de itens antigos e não vendidos para reduzir o desperdício gerado na logística;
-
adoção de embalagens ecológicas;
-
gestão eficiente de estoques.
Personalização do serviço de logística
A personalização é mais uma das tendências que estarão presentes em qualquer lista de aperfeiçoamento dentro da logística. Basicamente, com esse trabalho diferenciado é possível atender às necessidades específicas dos clientes, aumentar a satisfação do público e melhorar a eficiência do processo de logística como um todo.
Além disso, a personalização aumenta a competitividade, tendo em vista que a oferta de serviços exclusivos é uma forma de diferenciação em relação aos concorrentes. Isso pode levar a um aumento da participação de mercado e, consequentemente, da rentabilidade da empresa.
Por fim, a personalização do serviço de logística para e-commerce permite melhor adaptação a mudanças. Com um serviço personalizado você consegue moldar o negócio de acordo com as necessidades do cliente e variações do mercado, permitindo uma maior flexibilidade e agilidade na logística.
Investimento em Omnichannel
O modelo omnichannel, que integra diferentes canais de vendas (e-commerce, aplicativo, redes sociais), exige uma logística eficiente para garantir uma experiência de compra unificada para o cliente. Por isso, mais uma das tendências da logística para e-commerce é a integração de todos esses canais.
A logística é um componente chave para o sucesso de uma estratégia omnichannel, uma vez que a sua empresa precisa garantir que as mercadorias sejam entregue de maneira eficiente e homogênea em todos os canais de venda.
Enfim, essas são apenas algumas das tendências que devem impactar a logística para e-commerce em 2023. Sem dúvida, se a sua empresa conseguir se adaptar a essas mudanças e inovações estará em melhor posição para competir nesse mercado cada vez mais dinâmico.