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Loja Online: 6 dicas para criar um processo de entrega eficiente

A loja online tem se mostrado um dos melhores modelos de negócio atualmente, principalmente com as crises recentes. Porém, mesmo apresentando ótimas vantagens em relação ao modelo físico, esse tipo de negócio não está imune a desafios.

Certamente, um dos principais desafios que um dono de loja online precisa superar é o desenvolver um processo de entrega eficiente, uma operação bem-sucedida em termos de satisfação e custos. Sem esse equilíbrio, é quase impossível manter o negócio com bom retorno financeiro.

Então, para ajudar você que ainda está buscando maneiras de criar um processo eficiente de entrega, preparamos este artigo com 6 ótimas dicas que mudarão o jogo a seu favor. Continue com a gente e saiba mais.

Boa leitura!

1. Inicie com a criação de um planejamento de entrega

Sim, é preciso começar pelo básico e montar o bom e velho planejamento. Por mais que você saiba o que precisa ser feito, é no planejamento que os pontos que influenciam diretamente no objetivo são levantados e estudados.

A análise deve ser completa, desde a negociação com fornecedores, sejam de matérias-primas ou de produtos prontos, até a venda para o cliente final; do giro do estoque até o volume de vendas em cada mês.

Com todos os dados em mãos, avalie quais são os gargalos do processo e considere esse levantamento nos próximos passos.

2. Feche parceria com uma transportadora para a sua loja online

Quando o objetivo é realizar entregas eficientes e com custos controlados, não há mágica: é preciso contar com uma terceirização logística.

O fato é que por mais que no início da loja online seja normal o empreendedor realizar as próprias entregas, o crescimento do negócio vai tornando esse tipo de estratégia cada vez mais difícil. Atrasos, custos elevados, insatisfação do cliente: em geral, tudo isso é consequência de uma logística ineficiente.

A melhor forma de mudar o cenário por completo é deixar os principais processos logísticos, incluindo a coleta e a entrega de produtos, com uma transportadora especializada. Assim, você tem o serviço sendo realizado a partir de um contrato dentro da realidade da sua loja online e uma qualidade de execução profissional – como todo cliente espera.

3. Tenha cuidado com a embalagem

Outra vantagem da terceirização é você poder se certificar sobre o padrão de qualidade de alguns fatores essenciais para a entrega de mercadorias, como, por exemplo, as embalagens dos produtos.

Claro que ao sair da sua loja online, as mercadorias já contam com embalagens próprias, e até algumas extras em casos específicos. Mas, para que os riscos de avarias sejam minimizados durante o transporte, a transportadora também deve fazer um trabalho nesse sentido.

Plástico-bolha, papelão, entre outros: embalagens de reforço precisam fazer parte do trâmite de entrega de qualquer produto. E a sua parte como dono da mercadoria é certificar que a parceira esteja cumprindo com o combinado.

4. Adote o rastreamento de mercadorias no processo de entrega

O rastreamento de mercadorias é outro ponto essencial dentro do processo de entrega atualmente, mas que demanda certo nível de investimento por parte da sua loja online. Mas, os custos ficam menores também com a terceirização.

Em vez de investir em caminhões modernos e tecnologia de rastreamento, você só precisa fechar a terceirização com uma transportadora que já disponibilize esse diferencial durante as entregas.

Isso tornará não só a operação mais segura e econômica, como também mais eficiente. A sua empresa poderá, por exemplo, manter sempre o cliente atualizado em relação à data de entrega do produto adquirido.

5. Defina indicadores de performance

O que não é mensurado, não é melhorado. Isso é um fato. Por mais que você tenha tomado as medidas corretas para conter os gargalos levantados no planejamento, é preciso mensurar os resultados de cada ação.

Os indicadores servirão não só para avaliar o serviço da transportadora contratada, mas também os números da sua própria loja online – facilitando a tomada de decisão em relação a mudanças pontuais dentro do próprio planejamento.

Alguns ótimos indicadores nesse sentido são:

  • Custo do transporte sobre as vendas – avalia quanto o custo com transportes impacta nas receitas geradas pelas vendas;
  • Avarias no Transporte – mede o percentual de custo com mercadorias que sofreram avarias no deslocamento;
  • Pedido perfeito – mensura o percentual de pedidos que a sua marca entregou dentro do prazo combinado.

6. Pense na experiência do cliente

Planejamentos, terceirizações, investimentos etc., tudo é para alcançar um único objetivo: a satisfação do cliente. Afinal, sem os compradores não há como a sua loja online continuar em atividade por muito tempo.

Nesse sentido, é essencial que a experiência do cliente esteja incluso entre as prioridades do processo de entrega. E para uma cliente de loja online essa experiência está nos pequenos detalhes, desde a facilidade de pagamento da compra até o cheiro do produto que chega a sua casa.

Enfim, a entrega de mercadoria não deve ser o seu “calcanhar de Aquiles”, mas sim uma das etapas bem desenvolvidas da sua loja online. Ainda que existam obstáculos, com boas práticas e ótimos parceiros é possível oferecer um serviço acima da média para os seus clientes.

Gostou das dicas? Continue no nosso blog e entenda agora como a tecnologia pode ajudar na produtividade do setor de compras da sua loja online.