
Maio Amarelo: Não use o celular no trânsito
Considerada uma ação normal no nosso cotidiano, o uso do celular no trânsito é na verdade um risco cada vez maior nas vias e estradas brasileiras. Um alerta levantado por especialistas e que vale a pena ser reforçado neste Maio Amarelo.
Por ser uma campanha destinada à segurança no trânsito, o Maio Amarelo é uma ótima oportunidade para trazermos dados sobre o risco do uso do celular no volante, bem como as melhores práticas para a diminuição de acidentes e imprudências.
Então, pensando nisso, criamos este artigo para detalhar o Maio Amarelo e as informações mais importantes sobre o risco do celular no trânsito. Confira.
Boa leitura!
O que é o Maio Amarelo?
Primeiramente, precisamos entender o que é o Maio Amarelo e como ele se relaciona à segurança no trânsito.
Bom, a campanha é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil e que se espalhou para diversos outros países.
A ideia da criação surgiu a partir de estudos feitos pela OMS sobre a situação da segurança no trânsito no mundo. A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) desenvolveu uma resolução definindo o período situado entre os anos de 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
O objetivo da campanha é sempre chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e conscientizar sobre a importância de um comportamento mais seguro e responsável de todos os usuários.
O mês de maio foi escolhido pelo fato de que foi nesse mês que a resolução da ONU foi publicada. Já a cor amarela, justamente por representar a “atenção” na sinalização de trânsito.
O risco de utilizar o celular no trânsito
Aproveitando-se então do Maio Amarelo, chamamos à atenção para um risco cada vez maior nas estradas brasileiras: o uso do celular ao volante.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfico, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito. E quando se trata de pessoas de 20 a 39 anos, se torna a principal causa de acidentes.
Segundo a Abramet, por exemplo, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 quilômetros por hora, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. O risco é ainda maior quando falamos de caminhões carregados de mercadorias.
Isso acontece, basicamente, porque quando um motorista utiliza o celular enquanto dirige ele se distrai e perde a atenção na estrada, podendo deixar de perceber situações de perigo. A simples utilização rápida do aparelho aumenta em até 400% o risco de acidentes na estrada.
Como você sabe, o perigo não está apenas para motoristas ou mercadorias, mas também para pedestres e demais veículos que trafegam pelas vias e rodovias do nosso país.
Mas, é sempre bom reforçarmos que o uso do celular no modo GPS é permitido pela nossa legislação. Então, para se localizar e garantir uma viagem mais segura, é possível sim utilizar a ajuda tecnológica.
Caminhoneiro, como é possível deixar o trânsito mais seguro para todos?
Como vimos, há inúmeras ações que tornam o trânsito mais perigoso e aumentam as chances de acidentes nas estradas. Mas, como um usuário contínuo do trânsito, o caminhoneiro também pode colocar em prática boas ações para tornar estradas e rodovias mais seguras.
Confira algumas dicas:
Não dirigir sob efeito de álcool ou drogas: dirigir sob efeito de álcool ou drogas é um comportamento perigoso, pode colocar a vida de todos em risco e resultar em punições severas para o infrator;
Manter o veículo em bom estado de conservação: além de garantir uma movimentação segura das mercadorias, também permite que pneus, freios, luzes e outros itens de segurança estejam sempre em ótimo estado;
Respeitar as leis de trânsito: isso inclui respeitar os limites de velocidade, as sinalizações, as faixas exclusivas para bicicletas e ônibus, entre outras regras;
Dirigir de forma defensiva: ao dirigir dessa forma, você consegue se antecipar a possíveis situações de risco, evitando manobras bruscas e perigosas;
Manter uma distância segura do veículo da frente: isso permite que você tenha tempo suficiente para frear em caso de necessidade.
Ao seguir essas dicas, você e outros motoristas contribuem para um trânsito mais seguro e responsável para todos.
Por fim, vale lembrar que se você for flagrado enquanto manuseia o celular ou digita mensagem durante a condução do veículo, a punição é ainda maior: a infração é gravíssima, pesa sete pontos na CNH e a multa é de R$ 293,47. Então, aproveite o Maio Amarelo para rever alguns conceitos e praticar melhores ações no trânsito.