
Organize a Logística para o Dia das Crianças
Uma das datas mais importantes para o Varejo está chegando. E se você trabalha com produtos voltados para esse púbico, este é o momento para que organize a logística para o Dia das Crianças.
É importante planejar com cuidado as ações que serão realizadas antes, durante e depois da data. Sendo necessário, por exemplo, definir quais produtos serão vendidos, o nível do estoque, a preparação dos atendentes, transportadores, entre outros. Depois de definir as ações, é hora de colocar tudo em prática.
A seguir, apresentaremos dicas de como você pode otimizar o seu planejamento para o Dia das Crianças. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
Organize a logística para o Dia das Crianças
Sim, para uma ação de sucesso é preciso exatamente que você organize a logística para o Dia das Crianças. Mas, o que isso significa? Basicamente que você deve juntar tudo relacionado à logística, processos, equipes, gestores e parceiros, e alinhar tudo em prol de objetivos.
Organizar aqui significa agregar e garantir a sintonia na execução das atividades sempre dentro dos mesmos ideais e resultados. Por exemplo, o seu parceiro transportador deve ter experiência no transporte de mercadorias em períodos sazonais, conseguindo cumprir os prazos com qualidade e eficiência. Ou seja, antes de fechar a parceria, certifique-se sempre sobre esses pontos.
A partir dessa homogeneização, todos os processos tendem a ser aperfeiçoados em um nível alto e importante para que a logística seja eficiente de uma maneira geral.
Certifique-se sobre o seu estoque
Depois que você garantiu a organização de equipes, parceiros e processos, é hora de olhar para os produtos especificamente e realizar um controle rígido do estoque da empresa para que não haja falta nem sobra de mercadorias durante a semana de comemoração. Comece verificando os produtos que estão atualmente no estoque e faça uma lista com os itens de maior demanda.
Durante o processo, tenha sempre em mente de que é importante trabalhar com um volume extra para não correr nenhum risco de defasagem. Claro, é necessário dosar para evitar abarrotamento, mas a data pede sim uma quantidade além da convencional. Para isso, é importante calcular o quanto de cada produto será necessário e adicionar os itens à lista.
Pense em uma estrutura de arrumação das mercadorias
Depois de verificar os produtos que serão vendidos e calcular o estoque necessário, é hora de pensar na arrumação dos itens. Para isso, é importante criar uma estrutura de categorias, de forma que as mercadorias sejam facilmente encontradas pelos clientes.
Uma ótima dica aqui é criar uma estrutura de categorias que inclua os produtos que serão vendidos especificamente no Dia das Crianças, assim como os itens que serão oferecidos como promoção. Para otimizar ainda mais a organização, é válido separar os produtos por faixa de preço, facilitando assim a experiência dos clientes na hora de buscar o presente ideal para as crianças.
Defina e treine a equipe de atendentes
Para um sucesso completo de vendas e resultados, não basta apenas que organize a logística para o Dia das Crianças. O fator humano também tem grande relevância.
Por isso, caso ainda não tenha feito, defina a equipe que ficará responsável pelos produtos específicos para a data. E isso deve incluir não apenas vendedores, mas sim todos aqueles que participam da logística das mercadorias.
Todos devem passar por um treinamento para desenvolver expertises e garantir ótimas movimentações e vendas dos produtos. Com uma equipe preparada, a tendência é que os bons resultados aconteçam naturalmente.
Desenvolva uma campanha de marketing
Uma campanha de marketing bem-sucedida também é um ponto fundamental para o sucesso de um planejamento do Dia das Crianças. Comece definindo as ações de marketing com antecedência e crie materiais de divulgação, como anúncios, campanhas pagas, panfletos, entre outros.
Além disso, é importante desenvolver conteúdos recorrentes para o seu site e para as redes sociais. Se possível, envie um e-mail para os seus clientes com informações sobre os produtos que serão vendidos na data.
Invista na realização de eventos
Eventos no Dia das Crianças são excelentes oportunidades para aumentar as vendas da sua empresa. Comece com ações menores, mas chamativas para crianças, com brincadeiras e outras atividades divertidas.
Além disso, é importante criar um espaço para que as crianças possam experimentar os produtos que serão vendidos. Além de ser um chamariz para os pequenos, é uma ótima oportunidade para que os pais possam conhecer os produtos da empresa.
Enfim, viu que a ideia de “organize a logística para o Dia das Crianças” vai muito além do básico? E todo esse trabalho não é à toa, pois a data vem sendo uma das mais importantes para o setor, trazendo um faturamento maior a cada ano. Então, vale muito a pena investir tempo e planejamento na logística das mercadorias.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog para conferir outros conteúdos interessantes.