segurança logistica

Segurança no Transporte

À medida que a movimentação de mercadorias só cresce no país, a segurança no transporte também precisa acompanhar essa expansão. Afinal, durante as etapas de coleta e entrega em uma operação logística, cargas e profissionais correm o risco de uma série de ameaças, incluindo danos, furtos e roubos.
Seja no veículo de entrega ou quando armazenado temporariamente em armazéns, você precisa ter certeza de que suas mercadorias não serão afetadas por ambientes em mudança que podem causar danos irreparáveis a produtos perecíveis ou delicados.
A boa notícia é que muitos desses riscos podem ser evitados ou minimizados a partir do uso de ferramentas tecnológicas exclusivas para a melhoria da segurança no transporte. É justamente sobre elas que falaremos neste post.
Confira.
Boa leitura!

Por que a segurança no transporte deve ser uma preocupação constante?

Em um mundo ideal, o gestor ou empresário de logística só precisaria se preocupar em comprar e vender mercadorias. Mas, infelizmente, vivemos no mundo real, não no ideal.
Nesse sentido, a preocupação com a segurança no transporte precisa ser uma constante. É preciso buscar formas eficazes de prevenção ou, pelo menos, de mitigação dos danos.
E isso é possível quando há um planejamento constante de segurança no transporte, com ações diárias e implementação de tecnologias inteligentes.

Quais ferramentas podem ajudar na segurança no transporte?

Além de ações práticas no dia a dia, como o motorista só parar o veículo em locais confiáveis, a sua empresa pode fazer uso de ferramentas que ajudam a aumentar a segurança no transporte de mercadorias. Confira.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto é um dos meios mais utilizados hoje na logística para melhorar a segurança no transporte. Aqui, a tecnologia é utilizada para rastrear e monitorar os movimentos e condições dos veículos e cargas em tempo real, a partir de uma localização remota.
A tecnologia pode incluir GPS, sensores de temperatura, sensores de umidade, câmeras e outras ferramentas.
Algumas das vantagens do monitoramento remoto são:
Visibilidade em tempo real: com o monitoramento remoto você tem uma visão completa e precisa de onde estão os veículos e cargas, permitindo uma melhor gestão e planejamento da logística.
Maior eficiência: com a capacidade de monitorar o desempenho dos motoristas e veículos, é possível identificar áreas de melhoria e implementar mudanças para melhorar a eficiência operacional.
Redução de custos: o monitoramento remoto também ajuda a reduzir custos de várias maneiras, como otimização de rotas, redução de desperdício de combustível, prevenção de roubos e redução de danos à carga.

Controle de sistemas internos

A segurança no transporte não se dá apenas quando a mercadoria está em movimento. Na verdade, tudo começa já no armazenamento. Afinal, o nível de segurança do ambiente de armazenagem para suas mercadorias é fundamental para garantir que os produtos perecíveis e de alto valor não sejam danificados, desviados ou furtados ao longo do tempo.
Se você precisa de um certo nível de iluminação, uma temperatura mínima ou máxima ou monitoramento dos níveis de umidade, por exemplo, o controle de sistemas internos pode ajudar a manter tudo dentro do padrão desejado.
Um bom controle de sistemas internos do seu armazém ajuda a monitorar e gerenciar suas unidades de armazenamento, incluindo alertas sobre riscos climáticos e manutenção de um ambiente ideal para produtos sensíveis.

Bloqueador de veículo

O bloqueador de veículo é mais uma das fortes tendências de segurança no transporte, já utilizado por empresas de alto padrão. Como o próprio nome aponta, o dispositivo eletrônico é aplicado para interromper o funcionamento do motor do veículo, impedindo que ele seja movimentado ou dirigido sem autorização.
A tecnologia pode ser instalada em diversos tipos de veículos, desde carros pequenos até grandes caminhões. Além disso, tem o diferencial de ser controlado remotamente. Ou seja, dentro da empresa o gestor pode fazer a interrupção do veículo e impedir um prejuízo maior em caso de furto ou roubo.
As vantagens do uso de um bloqueador de veículo incluem:
Controle de frotas: empresas de transporte e logística podem usar bloqueadores de veículos para monitorar e controlar suas frotas, garantindo que os veículos sejam usados apenas para os fins previstos.
Recuperação de veículos roubados: em caso de roubo, o bloqueador de veículo serve como um localizador para recuperar o veículo mais rapidamente, uma vez que impede que o motor seja ligado e possibilita o rastreamento por meio do sistema de monitoramento.
Redução de custos: ao prevenir roubos e furtos de veículos, o bloqueador de veículo também ajudar a reduzir custos com reposição de veículos e perda de carga.
Enfim, embora a insegurança seja uma realidade, com as medidas e ferramentas corretas, é possível ter maior tranquilidade e proteger mercadorias e profissionais. Seguindo essas dicas, você terá mais segurança no transporte e conseguirá extrair melhores resultados de cada transação logística.