palete estoque

Tipos de Paletes para organizar sua logística

Na logística, os paletes são itens importantes para a organização das operações. Como uma plataforma portátil, resistente e plana, são objetos capazes de carregar diferentes materiais e facilitar bastante a movimentação das mercadorias. Mas, é claro que para extrair os melhores resultados, é necessário conhecer os tipos de paletes para cada situação.

O fato é que em uma mesma operação diferentes tipos de paletes podem ser utilizados para armazenar, montar ou transportar mercadorias. Com a escolha certa, a sua equipe logística pode  melhorar a eficiência operacional do armazém , permitindo a fácil transição de produtos através de empilhadeiras ou paleteiras.

Pensando nisso, criamos este artigo para apresentar alguns tipos de paletes e explicar como escolhê-los corretamente para organizar a sua logística. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais são os principais tipos de paletes?

Existem no mercado diferentes tipos de paletes, com tamanhos e estilos variados. Por isso, não basta apenas considerar a utilização deles, é preciso entender qual modelo se encaixa melhor ao tipo de operação da sua empresa.

Para entender melhor, confira abaixo alguns dos principais tipos de paletes.

Paletes descartáveis

Sim, apesar de ser uma ferramenta importante, nem todo palete é pensado para ficar de forma permanente na sua empresa. É o caso dos descartáveis, modelos que são introduzidos quando não há a etapa de retorno por parte do receptor.

Os modelos descartáveis podem apresentar diferentes características, mas, em geral, são tipos mais baratos e com estrutura básica.

Paletes retornáveis

Como o próprio nome sugere, os paletes retornáveis são o inverso dos descartáveis, pois eles são aplicados em operações em que há objetivo de retorno dos itens no pós-envio das mercadorias.

Com os paletes retornáveis a sua empresa sempre terá ferramenta para organizar e enviar novas demandas para clientes e parceiros, podendo até mesmo abater no valor dos carregamentos em razão da devolução.

Paletes de placa com diferentes entradas

Aqui já entram tipos de paletes com características exclusivas. Os paletes de placa, por exemplo, apresentam uma configuração com uma placa grande na parte de cima e diferentes entradas para movimentação, podendo ser levantados de quatro direções.

Este modelo de palete fornece alta eficiência de manuseio e pode ser feito de madeira, plástico ou metal.

Paletes de Dupla Face

Mais um modelo com característica própria, o palete de dupla face conta com uma placa grande de proteção tanto na parte superior quanto na inferior, e ambos os lados podem ser usados.

É um tipo de palete utilizado geralmente para o manuseio de mercados mais pesadas ou mesmo mais frágeis que não podem sofrer nenhum tipo de impacto durante a movimentação.

Paletes para exportação

Esses tipos de paletes são exclusivos para operações internacionais. Não existem modelos pré-definidos, pois os tamanhos e as características podem mudar para serem acomodados da melhor maneira em cargas aéreas, marítimas ou terrestres.

Um ponto diferencial dos paletes de exportação é que são itens que precisam passar por tratamentos fitossanitários, garantindo a eliminação de quaisquer espécies de seres vivos que possam existir nos materiais.

Como escolher os paletes corretos para a organização da sua logística?

Como vimos, os paletes são importantes equipamentos de armazenagem e transporte. Mas, o sucesso da sua operação depende também da escolha certa do modelo do item, garantindo que todas as necessidades da sua logística sejam atendidas.

Então, para não errar, vale a pena ficar atento no que considerar na hora escolher os tipos de paletes para a sua organização da sua logística:

Tipo de produtos a serem transportados

O ponto mais importante a considerar é a mercadoria que você estará transportando ou enviando. O peso, o tamanho e outras características podem ajudá-lo a determinar o tipo de palete a ser usado. Por exemplo, paletes de plástico são idealmente adequados para alimentos ou bebidas.

Frequência de uso

Se você precisar de um palete para um embarque único, pode considerar um tipo descartável ou recondicionado. Mas, se o objetivo é utilizar o item com frequência, um modelo mais resistente ou com maior diversidade de uso é o melhor caminho.

Condições de transporte

O ambiente de armazenamento, o modal do transporte e a temperatura são cruciais na hora de decidir o tipo de palete.

Por exemplo, paletes de madeira podem ser suscetíveis à umidade, o que indica que você deve considerar modelos de plástico ou de metal para determinadas operações.

Enfim, além de aumentarem as chances de sucesso da operação, os tipos de paletes corretos ajudam a sua empresa a minimizar os custos de transporte. Afinal, quanto mais resistentes os paletes, menores as possibilidades de danos às mercadorias.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para conferir outros textos importantes para o seu negócio.