tendências logística 2021

Conheça as últimas novidades do setor logístico

O ano de 2020 foi sem dúvida bastante desafiador, com muitas empresas tendo que se adaptar à realidade imposta pela pandemia. Mas, 2021 chegou e com ele várias novidades do setor logístico.

Enquanto 2020 “pegou” todos de surpresa, 2021 é esperado como o ano da retomada. E com o desenvolvimento das vacinas, a logística terá papel-chave nessa mudança de cenário. Além disso, governos e iniciativas privadas tendem a aproveitar o novo ano para realizar expansões que foram paralisadas ou adiadas no período anterior.

Por isso, mais do que nunca, é essencial você ficar atento às ultimas novidades do setor logístico, entendendo tudo o que acontece no segmento e facilitando a sua tomada de decisão. Acompanhe alguns assuntos que separamos para você.

Boa leitura!

Logística terá papel fundamental na distribuição da vacina nos Estados Unidos

A maior nação do planeta mais uma vez dependerá do seu setor logístico para colocar tudo ordem. E dessa vez será para um fator vital para a sua população: a distribuição da vacina contra o Coronavírus.

Atualmente o país conta com dois tipos de vacinas que atenderão os 50 estados americanos.  E para que a logística saia como o esperado, os Correios (National Postal Service) e a empresa privada Fedex, responsáveis pelas entregas, contarão com 170 mil trabalhadores a mais só para a distribuição.

Como se trata da maior operação do mundo com a vacina do Coronavírus, os erros e acertos do país servirão como modelo para a logística em outras nações, incluindo o Brasil.

Rio quer ampliar a logística em transporte ferroviário

Aqui no Brasil, entre as novidades do setor logístico está o interesse do estado do Rio de Janeiro em expandir a sua linha ferroviária em 2021. A intenção é aumentar o trecho da Estrada de Ferro Vitória-Minas até que ela chegue ao norte do estado, no Porto de Açu.

Segundo o secretário de Transporte, Delmo Pinho, essa expansão será importante também para o Porto de Tubarão, no ES, que hoje sofre com congestionamentos de navios e de caminhões no lado de fora.

O custo total da obra é 2,5 bilhões de reais. A intenção do secretário é solicitar ao governo federal que o projeto seja custeado pela Vale, em cima da outorga que a empresa precisa pagar aos estados no valor de R$ 4,2 bilhões.

Faturamento de operadoras logísticas cresce 23,8% entre 2020 e 2021

Mesmo com os impactos negativos causados pela pandemia do Coronavírus, segundo a ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), as empresas que trabalham com operações logísticas tiveram uma alta de 23,8% no faturamento – o estudo já considera as projeções para 2021

A pesquisa é realizada desde 2014 pela ABOL em parceria com a Fundação Dom Cabral. Foram consultadas 275 empresas do ramo, que juntas somaram um faturamento de 100 bilhões de reais. No último levantamento, a receita era de quase 82 bilhões de reais.

Para o professor Gelson Resende, especialista em economia, o crescimento se deve ao fato de o público mudar o hábito de compra durante a pandemia, passando a adquirir produtos muito mais pela internet.

Entre os segmentos que mais ajudaram a alavancar os números dentro da logística estão:

  • Saúde (humana e animal);
  • Alimentos e bebidas;
  • Eletroeletrônicos;
  • Automotivo;
  • Varejo.
  • Têxtil.

Fortalecimento da Logística Verde está entre as grandes novidades do setor logístico para 2021

Com o baque que o mundo sofreu a partir de um vírus, a responsabilidade social das empresas ficará ainda mais evidência em 2021. É o que conclui especialistas do setor. E um dos resultados dessa nova pressão é o fortalecimento da Logística Verde.

Logística Verde é o conjunto de ações que as empresas tomam visando menor impacto ambiental em suas operações. Além de trazer maior sustentabilidade para o negócio, a logística verde é uma forma de os empreendimentos contribuírem com a sociedade.

O processo já existe e é praticado muitas empresas. Mas, segundo especialistas, a cobrança por parte dos clientes e de parceiros por uma logística mais verde é o que estará entre as novidades do setor logístico para 2021.

Enfim, essas foram algumas das novidades do setor logístico para você se atentar. Como pôde notar, a segmento este ano estará muito focado na distribuição da vacina, em expansões paralisadas no ano passado e em uma logística mais inteligente, inovadora e sustentável. Para se adaptar a essas mudanças, é importante trabalhar uma gestão mais prática e contar com parceiros que seguem a mesma linha de inovação.

Não pare agora: continue no nosso blog e entenda mais sobre a Logística Verde.

Escreva um comentário