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Devolução de Mercadorias no início do ano

Apesar de não ser o processo mais desejado por lojistas e fabricantes, a devolução de mercadorias é algo real e até comum em transações comerciais. Afinal, nem sempre o produto adquirido corresponde às expectativas do comprador ou é entregue como o esperado.

O mês de janeiro, por exemplo, é o campeão de devolução de mercadorias. Por causa do intenso volume das compras de Natal e Ano Novo, muitas pessoas aproveitam o primeiro mês do ano para tomar esse tipo de atitude em relação aos produtos adquiridos ou recebidos como presente.

Mas, como a legislação trata o processo de devolução de mercadorias? E como a sua empresa deve lidar com isso sem comprometer a produtividade e os lucros do negócio? Para entender mais, continue lendo e confira a nossa postagem sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a devolução de mercadorias?

O primeiro ponto que devemos deixar claro é que a devolução de mercadorias é um direito do cliente previsto no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A lei diz que a troca deve ocorrer, basicamente, caso o produto apresente algum defeito.

No entanto, há também o “direito de arrependimento”. Ou seja, ainda que a mercadoria esteja em plenas condições, o cliente pode solicitar a devolução pelo simples fato de a mesma não ter atendido às expectativas. Este processo deve acontecer em um período máximo de sete dias.

O que é a troca de mercadoria?

Já a troca de mercadoria acontece quando o comprador solicita a troca por outro produto da loja, ainda que o primeiro não tenha apresentado defeito aparente. No e-commerce, por exemplo, a lei determina que o consumidor tem o direito de solicitar a troca em até sete dias sem precisar justificar o motivo.

A loja precisa determinar previamente um tempo para que essa troca ocorra e informar ao cliente antes de a compra ser efetuada.

A logística reversa na devolução de mercadorias

A boa notícia para lojistas e fabricantes é que o setor logístico conta com a estratégia perfeita quando o assunto é devolução de mercadorias: a logística reversa.

A partir dessa operação o processo pode acontecer com mais eficiência e menor custo. Além disso, a logística reversa traz benefícios interessantes para a empresa.

Confira.

Mais rentabilidade dos recursos da empresa

A logística reversa traz maior rentabilidade para o processo logístico, pois permite que você utilize os mesmos recursos para entrega e coleta.

Por exemplo, os caminhões conseguem sair com as entregas do dia e voltar com as mercadorias devolvidas.

Consumidores mais conscientes

A logística reversa é um dos processos trabalhados dentro do conceito de sustentabilidade. Com isso, além de a sua empresa ganhar mais credibilidade no mercado, ela forma consumidores mais conscientes.

Ou seja, os clientes que têm a sustentabilidade como um critério de compra, vão sempre considerar a sua marca no momento de decisão.

Fidelização do cliente

Além da questão ambiental, a logística reversa também é uma forte estratégia de fidelização. Embora a devolução de mercadorias esteja amparada pelo Código de Defesa do Consumidor, o fato de a sua empresa ter um processo estruturado e bem definido aponta para uma preocupação real com a experiência do cliente.

O resultado disso é que cada vez mais consumidores se sentirão mais seguros para comprar da sua marca, pois terão a certeza de um pós-venda mais tranquilo e eficiente.

Vantagem legal

A Lei n° 9.605 determina que as empresas têm responsabilidade sobre os resíduos ainda que os produtos tenham sido vendidos aos clientes finais. Ou seja, é preciso garantir que todos os resíduos tenham um fim correto e não sejam jogados no meio ambiente.

A logística reversa é justamente o meio mais adequado apontado por especialistas para as empresas cumprirem a “lei de resíduos sólidos” sem comprometer a parte financeira e produtiva do negócio.

Enfim, muito além de questões burocráticas e legislativas, é importante ter em mente que a devolução de mercadorias é um processo que se diz respeito à experiência do cliente. Quanto mais rápido, completo e eficiente a etapa, mais satisfeito tende a ficar o consumidor. E, você sabe, cliente satisfeito é sinônimo de continuidade e lucratividade.

Mas, não se esqueça, para garantir o sucesso desse tipo de estratégia, é essencial contar com uma parceira logística que tenha know how e bom histórico no mercado na aplicação da logística reversa.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora como é feita a logística para supermercado.