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Prazo de Entrega: 5 passos para aumentar a satisfação do cliente

Cumprir o prazo de entrega é uma das formas mais inteligentes de aumentar a satisfação do cliente. Não à toa, é o detalhe que está sempre nos radares dos gestores para melhorias e aperfeiçoamentos.

Uma preocupação bem simples de entender, afinal, um consumidor que não recebe a sua mercadoria dentro do prazo tende a ficar chateado e pouco complacente com a empresa. Da mesma forma que aquele que tem a sua expectativa correspondida tende a se tornar um cliente promotor e fiel.

Mas, se o prazo de entrega é tão importante para aumentar a satisfação do cliente, como otimizá-lo na sua empresa? Para saber mais, continue lendo e confira 5 dicas que preparamos para você.

Boa leitura!

O que é o prazo de entrega?

O primeiro ponto para aumentar a satisfação do cliente nesse sentido é deixar claro o que é o prazo de entrega. Ainda que o conceito seja simples para você, nem sempre o usuário tem essa expertise e acaba reclamando de situações que fogem do processo.

Basicamente, o prazo de entrega é o processo que engloba desde o momento em que a compra do produto é feita pelo cliente até a entrega final. Um trabalho que se relaciona diretamente com diferentes processos, tais como:

  • separação das mercadorias;
  • liberação dos documentos;
  • deslocamento do veículo.

Por isso é importante o cliente conhecer não só o conceito, mas também os processos que impactam o prazo de entrega.

Como aperfeiçoar o prazo de entrega e aumentar a satisfação do cliente?

Agora, você precisa trabalhar práticas diárias para otimizar o prazo de entregar e aumentar a satisfação do cliente.

Confira 5 dicas.

1. Melhore a comunicação interna

Não há como você otimizar um serviço que envolve tantas etapas sem uma comunicação eficiente, não é mesmo? Mas, ainda que isso seja uma questão óbvia, por causa da rotina intensa, muitas empresas “pecam” justamente nesse detalhe.

Por isso, antes de partir para mudanças mais práticas, é preciso parar e testar o nível de comunicação interna e externa. É necessário se certificar, por exemplo, se as equipes de Venda e Estoque estão em plena sintonia, assim como as do Financeiro e Compras.

Além disso, vale analisar se parceiros como transportadores e fornecedores contam com uma comunicação fluída, facilitando o trabalho de todos no dia a dia.

2. Mantenha a organização por prioridades

Em uma empresa com organização falha, é comum que as prioridades mudem a todo tempo. Por exemplo, o que era urgente de manhã perde o posto para algo “mais urgente” de tarde.

Não deixe que essa situação seja normal na sua empresa. Até porque, você não conseguirá melhorar o prazo de entrega sem a mínima organização das prioridades.

Defina uma ordem a ser seguida por todos e garanta que as equipes trabalhem de forma “automática” em relação às prioridades, assegurando que o prazo de entrega não fique comprometido independentemente da intensidade do dia.

3. Agilize a emissão dos documentos

Uma das questões mais burocráticas e que pode afetar diretamente o prazo de entrega é a emissão dos documentos. Em uma única compra, por exemplo, podem ser necessários documentos de diversos processos, tais como:

  • preparação de expedições;
  • documentação do veículo;
  • confirmação de recursos;
  • confirmação de frete.

Todos esses detalhes tomam muito tempo e acabam atrasando o processo de entrega. Por isso é importante não só o trabalho prévio, mas também a utilização de soluções tecnológicas para a emissão de documentação sem nenhuma informação equivocada.

Quanto melhor você organizar a emissão e o envio dos documentos, mais rápido a mercadoria tende a ser transportada.

4. Diminua os processos manuais

Complementando a dica anterior, a implementação de soluções tecnológicas agiliza não só os processos mais burocráticos como também os mais práticos, como a separação de mercadorias.

Com um software especialista, por exemplo, a equipe de estoque consegue saber rapidamente em que parte se encontra determinado item, além de detalhes como lote e validade. Fora isso, a tecnologia facilita e muito a comunicação entre todos os profissionais da empresa – e também os parceiros.

5. Conte com uma transportadora experiente

Além de todos esses pontos, um detalhe que crucial para aumentar a satisfação do cliente em relação ao prazo de entrega é o trabalho da transportadora. Afinal, por mais que a rotina interna seja perfeita, tudo pode ser colocado em risco se a transportadora não fizer a sua parte corretamente.

Nesse sentido, vale a pena avaliar o nível de qualidade do seu parceiro atual no quesito entrega. Tenha em mente que, para o cliente, todo o processo é feito pela sua marca. Sendo assim, a transportadora deve seguir padrão e valores parecidos com os da sua empresa.

Prime por um parceiro experiente, com know how  e que conte com uma frota capaz de suprir todas as suas necessidades.

Enfim, com as medidas corretas e uma transportadora capacitada, você conseguirá aumentar a satisfação do cliente em relação ao prazo de entrega gradativamente. E para manter o nível desejado, realize pesquisas periódicas e defina KPIs de avaliação para a sua equipe e parceiros.

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