logística com propósito

Logística com Propósito em 2022: Como aplicar?

Há alguns anos, se alguém falasse sobre logística com propósito, certamente estaria se referindo a objetivos como lucros, redução de custos, eficiência no prazo de entrega, entre outros. Mas, em 2022, este conceito traz toda uma nova onda de significados.

Claro, as metas corriqueiras de qualquer empresa logística continuam. Os gestores e ainda precisam buscar lucros, reduzir gastos e melhorar a eficiência operacional. Porém, a sociedade hoje espera muito mais das empresas. Pautas que antes pareciam restritas a alguns setores já são consideradas pelos clientes na hora de fechar negócios dentro da logística.

Este é o “novo mundo”, em que a ideia de “fazer negócio a qualquer custo” já não é mais vista com bons olhos. Para uma empresa se destacar e se tornar preferência, precisa ir além do operacional, deve mostrar que os seus valores estão alinhados com os da sociedade.

Para você entender melhor sobre a logística com propósito e saber como aplicá-la na sua empresa, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é a logística com propósito em 2022?

Como dito, em 2022, trabalhar a logística com propósito é compreender que há aspectos e impactos a considerar que vão além dos lucros e metas operacionais. A ética, que muitas vezes é convenientemente ignorada no mundo dos negócios, deve estar presente em todas as decisões.

Pautas coletivas como a defesa do meio ambiente devem integrar planejamentos anuais e se tornarem objetivos de médio prazo.

Tudo isso traz como resultado maior credibilidade da marca, que passa a ser vista com bons olhos pelo mercado e, principalmente pelos clientes.

Em uma sociedade que cada vez mais cobra ações por parte das empresas, trabalhar com propósitos é sim um bom negócio.

Mas, como aplicar a logística com propósito na sua empresa?

Neste ponto, já deve estar claro o conceito e a importância da logística com propósito. Então, agora, é preciso entender como aplicá-la no dia a dia.

Confira as nossas dicas.

Conecte a sua empresa com as necessidades reais e atuais dos clientes

Uma forma real de trabalhar a logística com propósito é jamais deixar “o cliente na mão”. Porém, não se trata apenas de cumprir prazos, mas sim de garantir que necessidades reais sejam atendidas.

Por exemplo, se a sua logística atende a área farmacêutica, você deve trabalhar para que os remédios sempre cheguem da forma correta em hospitais, farmácias etc. Se atuação for com perecíveis alimentícios, que os supermercados estejam sempre abastecidos com os alimentos.

Dessa forma, a sua empresa garantirá que o cliente final não terá dificuldades em encontrar o que precisa no dia a dia.

Analise o tipo de impacto ambiental e social que a sua empresa causa

O compromisso com o desenvolvimento social e a defesa de pautas importantes para a proteção do meio ambiente são a base fundamental da logística com propósito. Se tratando de uma área que tem real participação no aumento da poluição, a preocupação nesse sentido deve ser contínua.

É preciso que a sua empresa invista em estudos sérios e análises sobre como é possível impactar cada vez menos na geração de resíduos, emissões de carbono e consumo de recursos.

Isso mostra que a marca foca além da questão comercial. Há uma preocupação real com a proteção do meio ambiente e, principalmente, com a saúde das pessoas.

Faça um trabalho de engajamento sobre pautas diversas junto a suas equipes

Além das questões ambientais, a logística com propósito visa a discussão de pautas que estão em voga na sociedade, mas que nem sempre foram consideradas dentro das empresas.

Pautas sobre gênero, raça, etnia, idade, credo, deficiência, entre outros, já não podem mais passar despercebidas por empresários e gestores. A igualdade plena é uma exigência forte da sociedade atual e o setor logístico não pode fugir disso.

Nesse sentido, vale a pena desenvolver trabalhos de engajamento para o entendimento dessas questões junto às equipes internas e externas da sua empresa.

Enfim, o que você deve ter em mente é que a logística com propósito se torna um diferencial quando ela está alinhada com as necessidades e as pautas atuais da sociedade. E não basta apenas conhecê-las ou entendê-las, é preciso trabalhar para que o setor corresponda de maneira real, aliando eficiência operacional com ética e valores.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora a importância de escolher uma transportadora que conta com a certificação SMETA.