qualidade de trabalho no setor logístico

Qualidade de vida no trabalho e no setor logístico

Um fator que por muito tempo foi pouco debatido na logística, mas que hoje ganha um grande espaço é a qualidade de vida no trabalho. Felizmente, com mais conhecimento e estudos, gestores e empresários hoje têm maior noção sobre o quanto é benéfico se preocupar com este ponto.

A verdade é que mesmo no passado, quando o assunto ainda não entrava nas principais pautas dos empresários, já havia um breve entendimento de que instituições que ofereciam uma boa qualidade de vida no trabalho tendiam a alcançar melhores resultados.

Atualmente, com o assunto em voga, o que trava muitos gestores é justamente a ação prática, ou seja, a forma de como trazer mais qualidade de vida no trabalho, principalmente na logística.

Para ajudar, preparamos este artigo reforçando a importância de da qualidade de vida na logística e como você pode aprimorá-la na sua empresa. Confira.

Boa leitura!

A importância da qualidade de vida no trabalho

Com a evolução tecnológica e a popularização da internet, discussões que antes não eram tão difundidas começaram a ganhar espaço na sociedade de forma geral. Uma delas é justamente sobre a qualidade de vida no trabalho.

Hoje, há um entendimento de que é algo fundamental não só para os funcionários, mas também para os resultados das empresas. Tanto que ações direcionadas à qualidade de vida no trabalho já não são consideradas mais diferenciais, mas sim práticas básicas em qualquer empresa que busca o mínimo de relevância no mercado.

Além do aumento da produtividade em si, investir em mais qualidade é importante para a credibilidade da marca. Quanto mais reconhecida nesse sentido, mais credibilidade com funcionários, clientes e parceiros.

Como aumentar a qualidade de vida no trabalho da sua equipe logística?

A importância da qualidade de vida no trabalho já está claro. Mas, a pergunta que pode surgir é: como colocá-la em prática junto à sua equipe logística?

Confira as nossas dicas.

Invista em treinamentos e cursos de capacitação

Investir no aprimoramento das habilidades dos colaboradores é uma ótima forma de elevar a qualidade de vida no trabalho. Primeiro que denota a valorização da sua empresa para com os funcionários. Segundo que, quanto mais bem preparadas, mais satisfeitas as equipes estarão com os serviços realizados.

A ideia é orientar treinamentos e qualificações de acordo com as próprias expertises dos funcionários. Identifique inicialmente os pontos fracos e direcione os treinamentos com base nesse levantamento.

Forneça as ferramentas necessárias para as equipes

A qualidade no ambiente de trabalho também está ligada diretamente à infraestrutura disponibilizada. Tanto as ferramentas e equipamentos quanto o espaço físico são importantes no dia a dia.

Garanta que todos esses fatores estejam correspondam às necessidades das equipes. Quanto mais segurança nesse sentido, mais os colaboradores conseguem entregar suas habilidades nas atividades.

Evite o trabalho excessivo para os colaboradores

A sensação de trabalhar de forma excessiva nunca é interessante para nenhum colaborador. É o tipo de situação que não traz produtividade, aumenta o cansaço mental e diminui o engajamento.

Por isso é muito importante que os gestores criem um planejamento para evitar ao máximo a sobrecarga de trabalho. Claro que a logística conta com períodos sazonais, em que o movimento cresce consideravelmente. Mas, o planejamento prévio deve considerar isso, evitando desequilíbrio também nesses momentos.

Defina metas factíveis

Um ponto que muitos gestores até hoje têm dificuldade de entender é que a definição de metas não é sinônimo de motivação. Isso só acontece quando você define metas factíveis, ou seja, objetivos totalmente alcançáveis pelos funcionários.

Estabelecer metas aleatórias ou completamente fora da realidade só desmotiva a equipe, que se sente incapaz e ineficiente no dia a dia.

Trabalhe com metas desafiadoras sim, mas aquelas que podem ser alcançadas. É uma linha tênue, mas que se você conseguir dosar terá uma equipe sempre engajada em busca dos objetivos.

Conte com parceiros que trabalham dentro da mesma filosofia

A logística, em especial, é um setor que conta com diversas outras empresas nos seus processos diários. Por esse motivo, você não deve se limitar a investir na qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores, é preciso garantir que os parceiros ajam da mesma forma.

Na hora de escolher uma transportadora, por exemplo, você deve se certificar de que ela adota a mesma filosofia em relação aos cuidados com os funcionários. Afinal, são eles que estarão em contato com os seus clientes durante as coletas e entregas.

Quanto mais engajadas as equipes parceiras, melhor para a sua empresa enquanto contratante do serviço.

Enfim, seguindo essas dicas a tendência é que os resultados da sua empresa sejam aprimorados gradativamente. Afinal, investir na qualidade de vida no trabalho tem tudo a ver com aumento de produtividade e crescimento da marca no mercado.

A RDR Soluções Logísticas preocupa-se com o bem-estar de suas equipes e investe em programas de capacitações e estratégias para aprimoramento contínuo. Para uma parceria de sucesso, conte com a RDR Soluções Logísticas.