monitoramento logístico

Torre de controle logístico: Você já ouviu falar?

Em uma área com tantos processos acontecendo ao mesmo tempo, o monitoramento é o segredo para que os bons resultados aconteçam como o esperado. Nesse sentido, a implementação da torre de controle logístico se mostra essencial para empresas que prezam pela qualidade e eficácia de suas operações.

O fato é que uma rotina logística apresenta muitos desafios para gestores e colaboradores, e manter uma visão holística é a melhor forma de tornar tudo mais fácil. A boa notícia é que com a tecnologia atual é possível fazer isso de maneira real e completa.

Para você entender melhor, preparemos este artigo explicando tudo sobre a torre de controle logístico. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é a torre de controle logístico?

Para empresas com cadeias de suprimentos mais complexas, o conceito trabalhado pela torre de controle logístico pode ser uma boa aliada, pois a centralização e a análise de dados são fatores decisivos para uma boa tomada de decisão e resolução de problemas.

Basicamente, a torre de controle logístico corresponde a um centro integrado que coleta todos os dados e informações relevantes necessários para que a operação logística atinja altos níveis de capacidade e produtividade.

Por meio da torre, o controle logístico é monitorado e todos os processos e atualizações acontecem em tempo real. Isso otimiza diversas atividades dentro de uma operação, tais como:

  • monitoramento e atualizações de status de operações em tempo real;
  • análise de eventuais gargalos de maneira ágil;
  • controle individual de demandas.

Quais são os pilares necessários para o desenvolvimento e aplicação de uma torre de controle logístico?

Para que o plano logístico funcione como objetivado desde o início e os resultados atendam às suas expectativas, a torre de controle deve estar alinhada e baseada em três pilares. Vamos conhecer cada um deles a seguir.

Rotina

Projetar e desenvolver rotinas melhores é um dos principais diferenciais em uma organização, aumentando a agilidade, a eficiência e reduzindo os custos operacionais. Isso fica ainda mais evidente à medida que os dados e as divisões corporativas são consolidados.

Rotinas das mais simples às mais complexas podem ser organizadas e acompanhadas em um só lugar, cobrindo processos como:

  • auditorias de fornecedores;
  • monitoramento de cargas;
  • cálculos de fretes;
  • rotas de entrega;
  • cotações.

Equipe

É fundamental ter uma equipe colaborativa que possa agregar valor ao desenvolvimento de estratégias e melhores práticas para as necessidades observadas no dia a dia dos negócios. Uma equipe confiável, bem treinada e focada na solução é fundamental para o sucesso da estratégia de implementação da torre de controle logístico.

Tecnologia

A tecnologia vincula as funções atribuídas à torre de controle logístico. Os sistemas de rastreamento e telemetria, por exemplo, desempenham um papel importante no trabalho diário dos veículos e seus motoristas, enquanto o software de gerenciamento de armazém e transporte ajuda no acompanhamento e na automação.

Tudo isso aliado a métodos computacionais como cross-docking que otimizam a relação custo-benefício e agilizam a entrega. Ou seja, a tecnologia tem um grande impacto nos dois primeiros. É a partir daí que os processos podem ser automatizados, permitindo que as equipes reduzam tarefas repetitivas e burocráticas e se concentrem mais em atividades que exigem raciocínio, estratégia e geram maior valor ao core business.

Quais são os benefícios da implementação da torre de controle logístico?

Um gestor logístico deve seguir regras e estratégias desenhadas para otimizar o tempo e os gastos do seu setor, criando novas oportunidades com o objetivo de satisfação do cliente, redução de desperdícios e maiores lucros. Como vimos, a torre de controle logístico é uma estratégia que torna mais fácil o alcance desses objetivos.

Mas, quais são as outras vantagens dessa implantação? Acompanhe:

  • economia de combustível e redução dos prazos de entrega;
  • pesquisas de KPI de avaliação de desempenho;
  • redução do tempo ocioso dos funcionários;
  • centralização e otimização dos serviços;
  • tomada de decisão rápida e decisiva;
  • monitoramento em tempo real;
  • melhor planejamento de rotas;
  • aumentar a produtividade.

Enfim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o conceito, a importância e os benefícios da torre de controle logístico. Conhecendo bem a estratégia, você será capaz de aplicá-la e trazer diversas oportunidades de otimização para as operações logísticas da sua empresa.

Gostou do artigo? Então continue no nosso blog e entenda agora o que é a liderança positiva na logística e as vantagens de utilizá-la na sua empresa.