romaneio transporte logistica

A importância do Romaneio de Carga

O romaneio de cargas é uma etapa extremamente importante na logística das empresas que trabalham com distribuição e comércio em suas rotinas diárias. Ele consiste na documentação que apresenta os dados de cada produto, como quantidade, preço unitário e valor total.

Além disso, o romaneio de cargas também descreve o endereço de origem e destino, o CNPJ do remetente e do destinatário, o tipo de frete, bem como o número do pedido. A partir dessas informações é possível, por exemplo, montar o roteiro de entrega e garantir que a carga chegue ao seu destino final.

Outro ponto a favor do romaneio de cargas é a possibilidade de o transportador emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), documento obrigatório para a prestação de serviços de transporte.

Quer saber mais sobre a emissão do romaneio de carga e os benefícios da documentação correta? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é preciso se atentar na elaboração do romaneio de carga?

Para garantir a eficiência na logística da sua empresa, é importante que a confecção do romaneio de carga seja feita de forma correta e detalhada. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, como verificar se todos os dados estão preenchidos de forma correta e se todos os produtos estão listados. Você deve ter em mente que uma informação incorreta ou incompleta pode gerar problemas futuros.

Além disso, é necessário que o romaneio de carga seja emitido pelo transportador para garantir a segurança da carga. A emissão do documento deve ser feita em duas vias: uma para o transportador e outra para o destinatário.

Para evitar erros, confira as informações com atenção e faça a verificação in loco, inclusive com o cliente. Após o preenchimento do documento, é recomendável guardá-lo em local seguro, para que não haja qualquer alteração.

O romaneio de carga é emitido através do sistema informatizado da transportadora, contendo todas as informações necessárias para o transporte da carga, tais como:

  • Detalhes da carga, incluindo o peso e o volume;
  • Nome e endereço do destinatário;
  • Nome e endereço do remetente;
  • Assinatura do motorista;
  • Número do container;
  • Número do veículo;
  • Número do pedido;
  • Data do pedido;
  • Data da entrega.

Quais os benefícios do romaneio de carga?

O documento traz diversos benefícios para a sua empresa e para todos os envolvidos no processo de transporte, como a organização das cargas, a verificação do estado das mercadorias e a facilidade de acompanhamento das mesmas.

Fora todos esses quesitos, o romaneio de carga também auxilia no controle financeiro da empresa, já que é possível acompanhar o valor total das cargas transportadas.

Confira, abaixo, outros benefícios com maiores detalhes.

Facilita o compartilhamento de informações para os clientes?

Alguns gestores até deixam passar essa vantagem, mas o romaneio de carga também é um forte aliado no aperfeiçoamento da experiência do cliente.

Por conter todas as informações necessárias sobre a carga e o transporte, o documento é um fator-chave para manter o cliente sempre informado em relação ao deslocamento da mercadoria adquirida, contendo a ansiedade e facilitando a organização da rotina no dia do recebimento.

Melhora o processo de prestação de contas do motorista

O romaneio de carga é um documento que acompanha a mercadoria desde o processo de coleta até a entrega. Com ele você registra as informações sobre o produto, o local de coleta e o local de entrega.

Em outras palavras, ele é um facilitador para o motorista realizar a sua prestação de contas. Todas as informações que ele precisa repassar estão detalhadas no documento e, caso haja algum problema, é possível fazer um relatório completo para a empresa.

Ajuda na conferência dos comprovantes de entrega

Alguns dados que contidos são:

  • informações de carga;
  • data de entrega;
  • número do CTe;
  • destinatário;
  • nota fiscal.

Com essa disposição de informações, você tem tudo o que precisa para conferir os comprovantes de entrega e confirmar se a carga foi entregue conforme o previsto.

Resguarda a empresa com a seguradora em caso de sinistros

Entre as diversas etapas burocráticas que as seguradoras exigem para pagar as empresas em caso de sinistro está o detalhamento do romaneio.

No caso de acidentes e outras situações de riscos de danos aos bens durante o transporte, você conseguirá fazer a cobrança junto à seguradora sem maiores dificuldades.

Enfim, está claro que o romaneio de carga é fundamental dentro de uma operação logística, sendo uma base para o processo de rastreio e monitoramento das cargas e garantindo que as mercadorias sejam entregues dentro do prazo estabelecido. Mas, fique atento: é importante sempre contar com parceiros transportadores que sigam à risca todas as determinações para a emissão de um romaneio completo.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora como funcionará a logística no Metaverso.