metaverso e logistica

Logística no Metaverso: Como ela vai funcionar?

O Metaverso é o conceito da vez. A mais nova ideia do dono do Facebook, Mark Zuckerberg, tem sido discutida por todo mundo corporativo e já é considerada por muitos como a criação que revolucionará todo o mercado. Mas, a pergunta que fazemos aqui é: A logística no Metaverso é possível?

Considerando tudo o que o empresário já construiu até hoje, difícil duvidar de que o Metaverso realmente não transforme conceitos e rompa barreiras em um futuro próximo. Mas, será que realmente essa nova realidade funcionará para todos os setores?

É exatamente sobre isso que falaremos a seguir. Continue lendo e entenda como funcionaria a logística no Metaverso.

Boa leitura!

O que é o Metaverso?

O Metaverso realmente pode ser um grande sucesso no futuro, mas o fato hoje é que muitas pessoas ainda não entendem bem o que é essa inovação, ainda que estejam ouvindo falar dela quase o tempo todo.

De maneira simples, o Metaverso é uma realidade no mundo virtual com infinitas possibilidades de criação. É algo que parte do conceito de realidade virtual que temos atualmente, porém com mais interatividade.

A ideia de Zuckerberg é que os usuários do Metaverso consigam realizar as mesmas tarefas que elas fazem no mundo real, com a diferença de que não precisem sequer sair de casa, por exemplo:

  • Compras em supermercados;
  • Reuniões de empresa;
  • Passeios em família;
  • Visita em lugares;
  • Dirigir.

E para as empresas, como seria o Metaverso?

Diante de todas as informações disponibilizadas até agora, podemos afirmar que as empresas são os maiores alvos do Metaverso. Isso porque, a nova “realidade” proposta por Mark Zuckeberg traz possibilidades que seriam muito caras ou até inviáveis para muitos negócios aplicarem no mundo real.

Comecemos pelo básico: reuniões. Claro, hoje elas já podem acontecer de maneira on-line, com cada participante em um lugar diferente. Porém, o Metaverso abre um novo leque quando se trata deste ponto tão usual em muitas empresas.

Dentro do Metaverso, as reuniões serão on-line, mas com uma realidade presencial. Por exemplo, com o cenário montado as pessoas poderão interagir, trocar documentos, entre outros, como se estivessem todas no mesmo lugar. É como se todos estivessem presentes, mas sem todo o transtorno do deslocamento real.

Além disso, no Metaverso é possível criar uma cópia fiel da sua empresa e realizar inúmeros testes sem precisar parar a rotina de trabalho. Com isso, podem ser analisados diferentes pontos, tais como:

  • Nível de qualidade;
  • Estrutura do local;
  • Produtividade;
  • Atendimento;
  • Produtos.

Logística no Metaverso: é possível?

Enfim, chegamos à pergunta “do milhão”. Afinal, dentro de um setor de alta produtividade e que demanda considerados investimentos como a Logística, a dúvida sobre a efetividade de uma realidade virtual é muito necessária.

Para responder a essa pergunta precisamos voltar à base e analisar uma rotina logística. No dia a dia, diversas etapas precisam ser cumpridas para que uma mercadoria saia do ponto A e seja entregue em perfeito estado e dentro do prazo no ponto B.

Como já vimos, a ideia do Metaverso é possibilitar que cenários reais sejam completamente reproduzidos dentro do mundo virtual. E é exatamente assim que a logística no Metaverso pode funcionar.

Veja bem, para que uma operação logística seja bem-sucedida é necessário que todos os processos estejam alinhados. Mas, como se certificar de que tudo está realmente alinhado se é praticamente impossível reunir colaboradores, fornecedores e demais equipes no mesmo local e executando suas atividades? O Metaverso é a resposta.

Assim como já fazem algumas montadoras, que testam seus produtos e o nível de produção no Metaverso, uma empresa logística, em um futuro próximo, poderá reproduzir sua operação antes de colocá-la em prática.

Com a logística no Metaverso, o gestor conseguirá recriar e participar de ambientes baseados em locais físicos, realizando um gerenciamento de uma forma que jamais foi possível. Da da sua sala, ele poderá avaliar:

  • nível de mercadorias extraviadas ou avariadas;
  • controle de entrada e saída de cargas;
  • despacho e conferência de materiais;
  • sistema de compra e venda,
  • armazenamento;
  • transporte;
  • entrega.

Diante disso, é possível afirmar de que o Metaverso conseguirá sim impactar positivamente a rotina logística de muitas empresas.

Enfim, para que processos como transporte, armazenamento, compras, entre outros, funcionem, você precisa se certificar de que tudo foi bem estudado e alinhado. Com a logística no Metaverso, você terá essa segurança e conseguirá, em curto prazo, melhorar os números da sua empresa.

Gostou de entender mais sobre o Metaverso na logística? Continue no nosso blog e confira como preparar a sua equipe logística ainda para esta Páscoa.