antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis e fluxo de caixa

Com um 2020 tão complicado, o maior desafio dos empresários é iniciar 2021 com um fluxo de caixa seguro e que atenda as necessidades do negócio. Realizar mudanças internas e traçar novas estratégicas, como uma terceirização logística, são medidas que podem amenizar os custos, mas para uma estabilidade financeira imediata uma boa saída é a antecipação de recebíveis.

Sendo uma opção bastante utilizada por empresas nos Estados Unidos e Europa, a antecipação de recebíveis tem se tornado uma opção recorrente aqui no Brasil. Por ser uma alternativa mais viável e menos onerosa que os empréstimos bancários, muitos empresários estão utilizando a modalidade justamente para equilibrar as contas nos momentos mais difíceis.

Mas e você, sabe como funciona a antecipação de recebíveis e quais as vantagens de utilizar essa estratégia para o fluxo de caixa da sua empresa? Confira o nosso artigo e entenda mais sobre o assunto.

Boa leitura!

 

O que é a antecipação de recebíveis?

O conceito de antecipação de recebíveis é autoexplicativo. Os “recebíveis”, neste caso, são os valores que uma empresa tem referente aos pagamentos realizados por seus consumidores através de:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • boletos.

Esses valores ficam em posse dos bancos, fintechs ou operadoras e, normalmente, só são repassados dentro de um prazo de 30 a 60 dias – dependendo do contrato inicial. Ao solicitar a “antecipação”, a empresa recebe-os no mesmo dia ou o mais breve possível.

A estratégia é uma ótima saída para negócios que precisam equilibrar o fluxo de caixa, mas que não podem abrir mão das vendas a prazo. Para empresas que têm um grande volume de vendas on-line, por exemplo, a antecipação de recebíveis se torna ótima grande opção.

Mas é claro que assim como qualquer saída financeira, ela não deve ser algo usual. Toda vez que você solicita a antecipação é incidida uma taxa sobre o valor – pré-determinada pela instituição financeira.

Por exemplo, em geral, você já paga mensalmente pelo serviço de crédito, mas não tem descontos ao receber os valores no prazo correto. Mas, ao solicitar o adiantamento, é descontada uma taxa de 1, 2 ou até 3% em cima dos seus ganhos.

Portanto, para que a estratégia seja relevante para o seu fluxo de caixa, é interessante utilizá-la apenas em casos emergenciais ou de forma bem planejada.

Ainda assim, como dito na introdução, essa é uma saída mais interessante do que empréstimos bancários. Afinal, você está recebendo antecipadamente um valor que já é da sua empresa.

 

Como a antecipação de recebíveis pode ser importante para o seu fluxo de caixa?

Entendendo que a antecipação de recebíveis não deve ser utilizada de forma aleatória, em épocas mais complicadas ela pode sim ser importante para o equilíbrio do seu fluxo de caixa.

Digamos que a sua empresa precise iniciar o ano com dinheiro para colocar algumas estratégias importantes em funcionamento. Nesse caso, antecipar valores se torna uma iniciativa inteligente.

Além do controle direto do dinheiro d, a estratégia pode trazer algumas outras vantagens. Entenda.

Diminui o risco de endividamento

Durante o ano nem tudo ocorre como esperado para uma empresa, isso é normal. Muitas vezes, você tem uma queda considerável de receita de um mês para o outro. E caso a maior parte das vendas tenha sido feita a prazo, o fluxo de caixa sofrerá nesse intervalo.

Para não correr riscos com os fornecedores e outros custos fixos, você opta pela antecipação dos valores. Assim, mantém o fluxo de caixa equilibrado e não se endivida com as contas mensais.

Não enfrenta burocracias

Você deve saber bem o quanto um processo de empréstimo bancário pode ser demorado. Com uma burocracia enorme, diversos documentos solicitados e comprovações, por vezes sem sentido, sendo exigidas. No fim, a sua empresa ainda corre o risco de ter o crédito negado.

Na antecipação de recebíveis você não passa por nada disso. Como dissemos, é apenas a solicitação de um valor que já é da sua empresa, só sendo preciso pagar uma taxa adicional no processo.

Se a ideia é contornar problemas do fluxo de caixa o mais rápido possível, a antecipação de crédito entra como solução ideal.

Facilita investimentos pontuais e realização de estratégias

Digamos que ao traçar o planejamento para o ano seguinte você define, por exemplo, que a terceirização logística é uma estratégia essencial para a sua empresa no próximo ciclo. Mas, sem dinheiro no caixa, você se vê obrigado a adiar a implementação.

A antecipação ajuda a sua empresa a manter o planejamento desde o início. Além de facilitar a contratação de uma nova parceira, os valores adiantados podem ser úteis para realizar melhorias pontuais em infraestrutura e maquinários.

Enfim, você não precisa sofrer com um fluxo de caixa desequilibrado ou adiar melhorias quando há recebíveis para receber. Se usada corretamente, a estratégia pode trazer a tranquilidade que a sua empresa precisa para iniciar um novo ano de negócios.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora por onde começar o seu planejamento logístico.

Escreva um comentário