previsão de demanda para estoque

Como aplicar previsão de demanda para estoque

Embora não seja muita falada entre o público fora da logística, a previsão de demanda para estoque é, sem dúvida, uma função essencial dentro do setor. Todo gestor sabe, ou deveria saber, que sem ela é quase impossível manter um estoque saudável e que corresponda aos planos de lucro da empresa.

Na verdade, um bom trabalho da previsão de demanda traz vantagens que hoje são fundamentais para dentro de qualquer segmento, como redução de custos e ótimo retorno sobre investimento (ROI).

Devido a sua grande relevância, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre a previsão de demanda para estoque. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é a previsão de demanda para estoque?

Como o próprio nome aponta, a previsão de demanda é um trabalho realizado previamente visando o nivelamento do estoque da sua empresa. Ou seja, é um estudo que analisa o volume de mercadoria que a sua empresa precisará em determinado período para atingir os objetivos traçados.

Uma função muito importante para que a sua logística não seja surpreendida, por exemplo, com a falta de alguns dos seus principais produtos. Sem isso, em uma época sazonal o seu estoque corre grande risco de escassez ou grande lotação.

Ao trabalha a estratégia, você compreende de forma rápida a sua própria demanda e a do mercado de maneira geral. Basicamente, consegue entender:

  • a demanda de cada produto no futuro;
  • a localização da demanda;
  • o período de tempo.

Realizar essa previsão com eficiência e agilidade é uma grande vantagem competitiva.

Como funciona a previsão de demanda para estoque?

O primeiro ponto que vale frisar é que as características de cada nicho de mercado são muito especiais. Dessa forma, uma previsão de demanda de uma logística de atacado pode não funcionar da mesma forma com uma logística de produtos farmacêuticos, por exemplo.

Dependendo da empresa, a previsão de demanda pode ser realizada de forma restrita a partir dos dados de vendas, sazonalidade e atividades de marketing.

Porém, em outras situações, o estudo pode ser bem mais abrangente e envolver todos os departamentos do negócio. Embora não haja um padrão, pois cada empresa trabalha de forma particular, é interessante que essa previsão seja uma mescla de análises qualitativas e quantitativas.

Porém, independentemente da situação, é fato que uma boa previsão de demanda precisa envolver o histórico de pedidos e os números da logística da empresa.

Quais as vantagens da previsão de demanda para estoque?

Como uma estratégia que visa à melhoria de um dos pontos mais importantes para qualquer logística, a previsão de demanda é capaz de trazer diferentes vantagens. Entenda.

Melhor aproveitamento do estoque

A primeira vantagem é bem clara, tendo em vista que o trabalho realizado na previsão de demanda permite que a sua empresa aproveite ao máximo o próprio estoque.

Com o estudo prévio, taxas de defasagem e de acúmulo são controladas quase que por completo. Isso significa que a maior parte das mercadorias será aproveitada como o esperado, garantindo sempre um bom retorno sobre o investimento.

Redução de custos

Logicamente, se há menor incidência de avarias por excesso de mercadorias, há também uma redução de custos da sua empresa no tratamento do estoque. Além disso, um bom controle impede que você faça compras desnecessárias, abrindo espaço para que os investimentos sejam feitos em outras áreas do negócio.

Por fim, a previsão de demanda permite até mesmo que você planeje o plantel de funcionários para o controle de estoque, o que ajuda na contenção de gastos em contratações desnecessárias.

Facilidade na tomada de decisões

Outra grande vantagem da previsão de demanda para estoque é que, com ela, as suas decisões passam a ser completamente analíticas. Ou seja, baseadas em números e fatos, não mais em achismos ou intuições.

Esse novo cenário facilita e muito as tomadas de decisões. Não só sobre o estoque ou a logística, mas sobre a empresa em geral. Afinal, como vimos, com um estoque controlado você pode investir em outras áreas com muito mais confiança e tranquilidade.

Isso também vale para o fechamento de parcerias com transportadoras e fornecedoras, em que você terá números concretos para apresentar em relação ao seu fluxo de produtos.

Enfim, é fato que o seu estoque pode ser muito mais estratégico se trabalhado a partir da previsão de demanda. Evite dores de cabeça e prejuízos por causa de rupturas ou super lotação, garanta o retorno de investimento adequado com os seus principais ativos.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora quais são as habilidades do profissional de logística do futuro.