tendências logística 2022

Habilidades do profissional de logística do futuro

Cada vez mais as empresas investem na contração de um profissional de logística do futuro para fazer frente às inúmeras mudanças do setor e atender melhor às necessidades das próprias instituições e dos seus clientes.

Porém, esse tipo de estratégia gera alta expectativa em cima desses profissionais, que precisam desenvolver certas habilidades para serem efetivos em manter suas empresas competitivas. Resiliência, raciocínio lógico, entre outros: é preciso trabalhar diferentes competências no dia a dia.

Quer entender mais sobre isso e conhecer outras habilidades essenciais de um profissional de logística do futuro? Então, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais habilidades são importantes para um profissional de logística do futuro?

Como dito, embora bastante requisitado no mercado, um profissional de logística do futuro precisa apresentar algumas competências para corresponder a todas as expectativas das empresas.

Para ajudar, separamos algumas habilidades essenciais que você já pode trabalhar a partir de hoje. Confira!

Resiliência

Ser resiliente é manter a produtividade e a inteligência emocional mesmo em circunstâncias totalmente desfavoráveis. É ser profissional e buscar sempre o equilíbrio no ambiente de trabalho. Um profissional de logística do futuro precisa ter o completo domínio dessa competência.

Principalmente pelo fato de a logística ser um setor que pode sofrer mudanças repentinas por causa de fatores macroambientes – clima, economia, política etc. Ser resiliente ajudará você a encontrar novas soluções em qualquer destes cenários.

Visão holística

A logística é um setor interligado a quase todas as áreas de uma empresa. Portanto, um profissional de sucesso precisa ter noção e entender esse gerenciamento de ponta a ponta. É necessário ter uma visão holística para estar sempre à frente de toda situação.

A visão holística é o panorama completo. Ela inclui a compreensão do próprio trabalho e o entendimento de como ele afeta os demais processos da empresa para garantir a satisfação do cliente.

Adepto à inovação

A logística sempre foi um setor que utilizou as tecnologias para melhorar seus processos rotineiros. Ainda assim, há gestores que apresentam resistência quando o assunto é inovação. Há sempre um receio em termos de mudança.

Um profissional de logística do futuro não pode ter esse tipo de pensamento. É essencial uma predisposição para o uso de invoções visando sempre o aperfeiçoamento de processos. Mais do que isso: um profissional do futuro precisa ser capaz de pensar sistematicamente e propor novas soluções para resolver os problemas que surgirem.

A comunicação com novos parceiros e o investimento em novos aprendizados também são fundamentais

A gerência logística não se limita às paredes da sua empresa. Um profissional do futuro também deve saber se cercar de parceiros competentes, comprometidos e que trabalham dentro da mesma linha de valor.

Saber avaliar e escolher, por exemplo, transportadoras capazes de atender todas as necessidades da sua empresa e facilitar uma entrega de qualidade para o seu cliente final deve fazer parte da sua cartilha.

Assim também deve acontecer na escolha dos fornecedores, que precisam ser parceiros que não só ofereceram produtos de qualidade, mas também cumpram com os prazos e o volume esperados por sua empresa.

Mas, para adquirir toda essas expertises é preciso se preparar. Afinal, a logística é muito dinâmica, e os profissionais que desejam aproveitar todas as oportunidades precisam priorizar:

Cursos de especialização: pode ser na própria área de logística ou em tópicos relacionados, por exemplo: gestão de projetos, Supply Chain, gestão de pessoas, entre outros. O importante é investir sempre em novos conhecimentos.

Aprendizado de novos idiomas: o mundo está globalizado e a logística é um dos setores que mais conectam pessoas e empresas. Você deve estar preparado para se comunicar com qualquer parceiro ou cliente;

Aprendizado técnico: não basta ser um simpatizante à inovação, é preciso saber manuseá-la no dia a dia. Reforce o seu conhecimento técnico e se torne um expert em ferramentas importantes para execução logística;

Investimento em uma logística mais sustentável: A visão do mundo mudou em relação à sustentabilidade, e a logística precisa cada vez demonstrar que também faz parte dessa mudança.  Um profissional do futuro já precisa entrar no mercado com essa visão pronta.

Enfim, essas são algumas das habilidades que um profissional de logística do futuro precisa apresentar para se destacar no mercado e atender clientes cada vez mais conscientes e exigentes. Porém, é importante entender que o “futuro” já está acontecendo. Nesse sentido, quanto mais rápido você se adapta, maior tende a ser a vantagem competitiva da sua marca.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre as habilidades apresentadas? Deixe o seu comentário.