resultados na logistica

Melhoria Logística: 5 formas de mudar e garantir resultados

A melhoria logística é um objetivo buscado por todo gestor do setor. Porém, muitos não conseguem alcançá-la simplesmente porque não sabem por onde começar ou em quais pontos devem focar, assim, em tentativas aleatórias, acabam se frustrando.

A melhoria logística deve seguir um planejamento, no qual diferentes fatores são analisados e aperfeiçoados gradativamente. Por exemplo, a otimização pode ser desde a automação do processo de armazenagem até maior pontualidade nas entregas da transportadora. Sem um trabalho em cima de ambos os pontos, é mais difícil alcançar a melhoria logística.

Mas, qual é o conceito real de melhoria logística? E como colocá-la em prática na empresa? Se você está com essas dúvidas, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é a melhoria logística?

A melhoria logística é baseada no conceito da “melhoria contínua” que, por sua vez, tem o seu cerne na filosofia empresarial japonesa. Nesta visão, a melhoria só é possível quando há envolvimento de todos os funcionários e players participantes.

Em outras palavras, para que a melhoria logística na sua empresa seja real, você precisa envolver não só os colaboradores, mas também parceiros diretos como transportadoras e fornecedores. Se algum desses não estiver empenhado no mesmo objetivo, a melhoria tende a ser parcial.

Mas, quando todos participam, a melhoria logística consegue tornar o ambiente de trabalho mais eficaz, aperfeiçoar a coletividade e garantir maiores resultados para o setor e, por consequência, para a empresa.

Como trabalhar a melhoria logística?

Como dito, não adianta querer realizar uma melhoria logística de forma aleatória, é preciso seguir um passo a passo para que os verdadeiros pontos fracos sejam trabalhados. Confira.

1. Faça uma análise da situação atual

A melhoria logística deve começar por uma análise criteriosa e verdadeira da situação atual do setor. Uma avaliação em que os pontos fracos e as falhas são identificados para os próximos passos.

2. Faça as perguntas certas

A análise inicial é importante para se ter uma ideia real sobre a situação da logística, mas para apontar os problemas de forma exata você precisa fazer as perguntas certas. Por exemplo:

  • O que está impedindo que esta etapa logística seja mais eficiente?
  • Qual o principal entrave apontado pelos colaboradores?
  • Como podemos eliminar estas ineficiências?

Realizar essas perguntas será fundamental tanto para encontrar as melhores soluções quanto para definir os próximos objetivos.

3. Defina os objetivos

Detalhados os problemas e os obstáculos para a melhoria logística, é o momento de definir os objetivos. Eles precisam ser claros e dentro da realidade da sua empresa. Não adianta estabelecer uma meta inalcançável, isso só trará frustrações.

Um objetivo muito comum dentro do setor logístico, por exemplo, é o aperfeiçoamento da entrega. A sua meta neste ponto pode ser melhorar a taxa de pontualidade ou diminuir a taxa de avarias dos produtos entregues. O importante é que sejam fatores que possam ser melhorados a partir de algumas decisões.

4. Coloque em prática as mudanças

Agora que você já sabe o que fazer e tem os objetivos definidos, chegou a hora de colocar a “mão na massa”. É preciso começar as mudanças para que a melhoria logística comece a tomar forma.

Neste ponto, não hesite em fazer alterações caso necessário. Tenha em mente que antes de tomar qualquer decisão, o processo passou por várias etapas de estudo. Então, se a conclusão for, por exemplo, pela troca do parceiro transportador, busque por outro mais alinhado com o seu padrão. Se for pela eliminação de processos manuais, invista em tecnologia e soluções inteligentes.

5. Meça e apresente os resultados

Para saber se os objetivos estão sendo atingidos você precisa ir além “do olhar”, é necessária uma medição correta a partir de KPIs também definidos previamente. São os KPIs que apontaram, por exemplo, se a taxa de entregas ao cliente melhorou depois da mudança de transportadora.

Além disso, tão importante quanto medir os resultados, é apresentá-los às partes interessadas. Afinal, como explicado, uma verdadeira melhoria logística demanda a participação de todos. Dessa forma, parceiros e colaboradores devem estar cientes sobre o progresso ou não dos objetivos traçados em cada estratégia.

Enfim, antes de tomar qualquer decisão planeje bem cada passo e trabalhe a mentalidade da sua equipe, pois dificilmente um processo de melhoria logística será bem-sucedido se todos não estiverem focados. Comece sempre pelo mais simples e feche parcerias que já invistam também nesse tipo de aperfeiçoamento.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora como uma boa gestão financeira impacta toda a sua logística.