tendências da logística 2022

Logística do Futuro

Hoje já se fala em logística do futuro muito por causa da internet e todas as facilidades que essa ferramenta pode trazer. Porém, a grande rede é só mais uma das inovações capazes de transformar a qualidade e a produtividade do setor.

Na verdade, a logística do futuro não se limita a ferramentas propriamente ditas. Para corresponder às necessidades dos clientes e do mercado, a mudança também precisa ser de estratégia e planejamentos. Neste momento, por exemplo, há tendências sendo lançadas e trabalhadas dentro do segmento que podem revolucionar o seu modelo de negócio.

É exatamente sobre elas que falaremos a seguir. Continue com a gente e confira exemplos de tendências reais para uma logística do futuro.

Boa leitura!

Planejamento e gestão data driven

No passado, o setor logístico sofria muito com a questão de planejamentos definidos à base da “intuição” e experiência dos gestores. Operações e grandes movimentações sendo planejadas e executadas de forma pouco analítica.

Por isso, uma tendência já trabalhada e que deve ser reforçada na logística do futuro é a gestão data driven, ou seja, uma administração orientada por dados estruturados. Um conceito de trabalho moderno, capaz de otimizar planejamentos e processos.

O data driven permite que toda tomada de decisão dentro da sua logística seja feita de forma racional, considerando dados e fatos. Claro, a experiência dos profissionais ainda será um diferencial, porém ela deverá servir como complemento e não como ponto de sustentação.

Integração dos sistemas logísticos e de transporte

Uma logística de média ou grande empresa precisa trabalhar com diferentes parceiros para desenvolver a operação em alta qualidade. São transportadoras e fornecedores que cumprem etapas específicas dentro do processo logístico.

É grande questão é que, dependendo do parceiro, esse trabalho fica bastante disperso e não há nenhum tipo de integração entre as partes. Com isso, a empresa contratante acaba não ficando atualizada em relação a serviços e resultados.

Por isso uma integração total é mais uma das fortes tendências da logística do futuro. Uma união que acontece tanto a partir de sistemas de rastreamento dos veículos quanto pelo compartilhamento instantâneo de informações.

Mais investimento em e-commerce e segurança dos dados

O e-commerce já é uma realidade há muito tempo, tendo uma crescente no faturamento a cada ano. A tendência aqui é de um cenário positivo pelos próximos anos e um investimento massivo no setor, com mais lojas virtuais surgindo e expandindo.

Porém, esse crescimento deve vir acompanhado de uma segurança de dados mais bem desenvolvida. Com a popularização da internet e a vigência da LGPD, as empresas terão que se preparar para garantir a segurança dos usuários e de suas próprias informações confidenciais.

A parte logística terá que evoluir junto, se integrando aos processos do e-commerce e executando com qualidade as etapas que acontecem dentro do setor.

Atendimento ao cliente dentro da logística do futuro

Logicamente, o grande alvo de qualquer empresa também precisa ser incluído na logística do futuro. Afinal, o cliente atual não é mesmo de alguns anos atrás, assim como não será o mesmo daqui a algumas décadas.

Sabendo disso, é dever dos gestores adaptarem atendimentos e serviços para o perfil do seu cliente. É preciso trazer ferramentas e parceiros que estejam alinhados às expectativas dos usuários.

É importante alcançar um ciclo de pedidos bem estruturado a fim de garantir que dificuldades que existem atualmente, como falta de comunicação e atraso nas entregas, sejam minimizados ou completamente superados em um futuro próximo.

Reforço do investimento em transformação digital

Todas as tendências citadas até aqui só serão possíveis na logística da sua empresa se houver um pré direcionamento à transformação digital. A logística futuro sempre corresponderá às necessidades e novidades do mercado, e elas mudam constantemente.

Ao estar alinhada à transformação digital, a sua logística se encontrará sempre preparada para tais mudanças, buscando parceiros e soluções que “conversem” com cada cenário de maneira completa.

Claro que esse tipo de mentalidade precisa começar de cima para baixo. É a gestão principal que deve dar o pontapé inicial e incentivar os líderes de cada setor a trabalhar o conceito dentro das equipes.

Enfim, seguindo essas dicas e acompanhando as atualizações que surgem no mercado, a sua empresa certamente estará preparada para a logística do futuro. Mas, as mudanças já devem acontecer a partir da agora: cabe avaliar transportadoras, parceiros e sistemas para identificar se todos correspondem a essa nova realidade do mercado.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora as razões de investir em uma logística sustentável.