logística verde e-commerce

Logística sustentável: O diferencial competitivo para e-commerces

Se no passado temas como a logística sustentável eram pouco discutidos, hoje a realidade é bem diferente. O conceito de sustentabilidade está em voga, e os empreendedores de e-commerce estão sendo cada vez mais cobrados por uma atuação mais firme em relação ao tema.

Um estudo feito pela consultoria Grant Thornton Brasil, por exemplo, indicou que grande parte do empresariado brasileiro define como essencial o trabalho de políticas e indicadores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) nos negócios atualmente.

Para eles, esse tipo de visão traz maior credibilidade para as empresas e ajuda na fidelização de clientes. É uma pauta que não pode mais ficar fora dos planos de proprietários e gestores.

Mas, o que é a logística sustentável? Qual a sua importância? E quais são as vantagens de trabalhá-la no seu e-commerce? Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo especial sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

O que é logística sustentável e qual a sua importância?

A logística sustentável é um tema relativamente novo, pois, ainda que a discussão sobre o papel das empresas na sociedade seja antiga, somente nos anos recentes a questão da sustentabilidade se tornou realmente relevante.

Basicamente, o conceito defende um equilíbrio do trabalho da logística, em que as empresas consigam, ao mesmo tempo, otimizar os processos e corresponder às expectativas dos clientes, e evitar o desperdício de recursos a fim de diminuir os impactos ambientais.

Em outras palavras, a logística sustentável é aquela que tem a sua rotina de trabalho calcada nas políticas e indicadores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Um conceito desafiador para as empresas, mas de suma importância no nosso momento atual.

A relevância da logística sustentável pode ser entendida justamente pela pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton Brasil. Muito além das questões ambientais, que são de grande importância, o conceito sustentável é extremamente bem-visto pelo cliente atual.

Em tempos de redes sociais e fácil e acesso à informação, o cliente passou a exigir outros fatores além do preço em relação aos produtos e serviços das empresas. Marcas que não se posicionam e não demonstram um trabalho mais sério em termos de sustentabilidade, acabam sendo preteridas por outras que caminham na direção oposta.

Ao trabalhar a logística sustentável, o seu e-commerce consegue:

  • Diminuir o impacto financeiro do desperdício de materiais;
  • Maior credibilidade junto ao mercado e clientes;
  • Amenizar os impactos ambientais.

Como o seu e-commerce pode implementar a logística sustentável?

Por ganhar cada vez mais espaço, batendo recordes de lucro anualmente, o setor de e-commerce também vem sendo cobrado por uma atuação mais firme na pauta de sustentabilidade. O mercado pede que a ideia do “virtual” não impeça que as marcas façam a sua parte para diminuir o impacto do seu trabalho no mundo real.

Mas, como o seu e-commerce pode implementar a logística sustentável? Confira as nossas dicas.

Inclua no planejamento da empresa

O primeiro passo para trabalhar a logística sustentável é garantir que ela não fique só na teoria e seja incluída, de fato, no planejamento do e-commerce. Isso significa que metas precisam ser definidas com antecedência e cronogramas criados com alinhamento ao sustentável.

Garanta a participação de todos

Uma grande mudança no modus operandi do seu e-commerce não acontecerá de maneira real sem a participação de todos. Os líderes de equipe precisam entender bem sobre o tema e mostrar aos demais a importância de trabalhá-lo no dia a dia.

Além disso, ainda que seja um e-commerce de médio porte, é interessante trabalhar informativos reforçando a mensagem sobre a sustentabilidade – podendo ser virtuais mesmo, como e-mail, mensagens por aplicativo etc.

Invista em embalagens inteligentes

Um dos principais resíduos sólidos que a maior parte dos e-commerces gera é a embalagem. Plásticos, papelão, vidro, entre outros: muito material que acaba não sendo aproveitado e para indevidamente na natureza.

Além de um trabalho sério com a logística reversa, uma forma de diminuir esse impacto negativo é trabalhando com embalagens inteligentes, itens recicláveis e retornáveis que facilitem a coleta e ainda incentivem o consumidor a fazer a devolução.

Conte com uma transportadora especialista

O trabalho para uma logística sustentável deve começar no seu e-commerce e apresentar continuidade com os seus parceiros, principalmente com a transportadora.

O principal player que faz a coleta e a distribuição das suas mercadorias precisa estar alinhado com o conceito de sustentabilidade, trabalhando dentro das mesmas metas e investindo em ações para a otimização do transporte, por exemplo:

  • elaboração de rotas mais eficientes;
  • manutenção correta dos veículos;
  • treinamento da mão de obra.

O seu dever é encontrar o parceiro mais adequado nesse sentido, garantindo que a mudança em toda operação logística seja real.

Enfim, esses foram os pontos mais importantes sobre a logística sustentável. Tenha em mente que se trata de um fator extremamente relevante para o mercado e clientes, por isso, ainda que demande algumas mudanças por parte do seu e-commerce, os benefícios em médio prazo tendem a ser bem interessantes para a sua marca.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como preparar a logística da sua empresa para datas comemorativas.