dicas de logística para páscoa

Logística na Páscoa: Como se preparar?

No final de fevereiro, supermercados, atacadistas e demais estabelecimentos comerciais já começam a montagem das parreiras para a exibição dos ovos de Páscoa. A partir disso, o cliente já sabe que chegou o momento mais doce do ano. E, os gestores, por sua vez, sabem que precisam ter pronta a logística na Páscoa.

Agora, mais uma vez, a tão esperada data está chegando. E se para os clientes a Páscoa representa apenas festa e diversidade dos ovos de chocolate, para as empresas representa muito trabalho e estudos sobre conceitos como a sazonalidade.

É preciso lidar não somente com a expectativa dos clientes, mas também com o fato do aumento exponencial de uma única modalidade de produto. Mas, como estar preparado para a logística na Páscoa? É exatamente isso que veremos no post de hoje. Confira.

Boa leitura!

Por dentro da sazonalidade

Como você deve saber, a sazonalidade é a presença de variações que acontecem em períodos específicos do ano. A parte interessante é que ela pode ser negativa ou positiva, dependendo como a sua empresa lida com a situação.

O fato é que, querendo ou não, a sazonalidade sempre traz algum tipo de impacto. Desde o aumento do estoque até as expectativas dos clientes, a empresa precisa estar preparada para diversas mudanças.

No período da Páscoa, por exemplo, o consumo de ovos e produtos de chocolate cresce significativamente, concentrando a atenção de quase todos os setores do supermercado ou atacado, principalmente a logística, que precisa estar atenta a todos os detalhes para que o período sazonal represente um impacto positivo para os cofres da empresa.

A sazonalidade e a logística

Como dito, a sazonalidade interfere diretamente na logística, pois o setor é o responsável por garantir que o volume do produto sazonal corresponda à demanda. Mas é claro que, para isso, é necessário criar uma estratégia que esteja de acordo com a realidade do setor e da empresa.

Quando falamos da logística na Páscoa, estamos falando de uma preparação que precisa começar de forma bastante antecipada, tendo em vista que os ovos de chocolate devem estar nas prateleiras mais de 1 mês antes da data oficial.

Como a logística compreende várias etapas, como separação, armazenamento e expedição, o gestor deve assegurar um alinhamento de equipes internas e externas, bem como, um trabalho bem nivelado com os parceiros transportadores.

Em resumo: sem uma logística bem-preparada, a sazonalidade acaba se tornando somente uma grande dor de cabeça para o supermercado ou atacado. Porém, quando ela é bem executada, os frutos tendem a ser interessantes.

Como realizar o transporte dos ovos de chocolate com eficiência?

A cada ano no Brasil são produzidas e distribuídas toneladas de ovos de Páscoa durante o período sazonal. Quando as empresas conseguem converter esse volume em vendas, todos saem ganhando.

Mas, quando se trata do transporte de produtos tão frágeis, a logística deve adotar uma série de medidas para assegurar a integridade física, bem como a qualidade, da mercadoria durante todo o processo e evitar surpresas negativas tanto para as empresas quanto para os clientes finais.

Entre os pontos que não podem faltar durante o transporte, estão

  • Veículos apropriados para o transporte com temperatura controlada;
  • Manipulação cuidadosa dos ovos de chocolate;
  • Acondicionamento seguro dos produtos;
  • Embalagens protetoras resistentes;
  • Armazéns climatizados.

Como construir um planejamento para a logística na Páscoa?

Como dito ao longo do texto, a movimentação da logística na Páscoa precisa começar com meses de antecedência, afinal, para muitos produtores, a data é basicamente o momento mais importante do ano.

O planejamento deve considerar todas as etapas logísticas até a entrega final nos pontos de venda. Desde a coleta inicial até o agendamento de entrega da transportadora precisam estar no radar do gestor.

Também é importante trabalhar o controle de inventário, principalmente se o supermercado ou atacado contar com diversas filiais. Esse detalhe garantirá que todas as lojas recebam a quantidade correta de ovos.

Além de tudo isso, o seu planejamento da logística na Páscoa deve contemplar a participação de transportadoras qualificadas e com experiência na movimentação desse tipo de produto. Afinal, o nível de qualidade dos processos fora da empresa é o que dirá se você conseguirá entregar todo o volume necessário para a data.

Enfim, a sazonalidade é sim um período que apresenta seus desafios. Porém, com a preparação correta e com parceiros experientes, a tendência é que a sua logística na Páscoa seja capaz de corresponder à demanda e garantir a satisfação do cliente no final do feriado.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora como receber mercadorias do jeito certo e evitar prejuízos.