machine learning na logística

Machine Learning na Logística: Tudo o que você precisa saber

Ainda que pareça algo de outro mundo à primeira vista, a verdade é que a maior parte das pessoas tem contato direto com o conceito prático do machine learning rotineiramente. Afinal, quem não ouve músicas ou assiste filmes por streaming hoje em dia?

Isso mesmo, aquela música ou série indicada nos serviços pagos é uma ação realizada por uma inteligência artificial. Graças à tecnologia do machine learning, o sistema consegue interpretar suas preferências só analisando dados extraídos. É realmente algo revolucionário.

Mas e na logística, esse tipo de tecnologia é capaz de otimizar a rotina de trabalho de uma empresa? Para responder esse questionamento, preparamos este artigo sobre o conceito do machine learning e como a ferramenta pode ser aplicada no setor. Confira!

Boa leitura!

O que é o machine learning?

A tradução do machine learning é o pontapé ideal para entendermos sobre o que se trata essa tecnologia. O “Aprendizagem da máquina” é uma área da ciência da computação focada no aperfeiçoamento dos sistemas, possibilitando que realizem tarefas e tomem decisões baseadas em uma análise de dados.

A ideia principal por trás do projeto é desenvolver programas, computadores e softwares capazes de interpretar e até mesmo pensar como os seres humanos, resultando em uma interação mais homogênea e dentro da nossa realidade.

É por isso que, como dito na introdução, a explicação sobre o machine learning soa meia futurística e até fictícia. No entanto, tudo é real e constantemente utilizado por boa parte da população global.

Mas é importante que não se confunda o machine learning com a inteligência artificial. Para ficar mais claro, basicamente, o primeiro é como se fosse uma das etapas do segundo. O machine learning é a parte que estimula a tomada de decisão do sistema utilizando a coleta de dados.

Por que o machine learning é importante para a sua empresa?

A grande vantagem do “Aprendizagem da máquina” é que se trata de uma tecnologia evolutiva e não algo estático ou fechado. O termo “aprendizagem” não é colocado à toa. Com a capacidade de assimilar respostas e conhecimento a cada nova leitura de dados, a tecnologia pode ajudar uma empresa em diferentes frentes.

Por exemplo, a introdução da ferramenta no setor de Atendimento foi a grande responsável pela criação da Interação inteligente, com clientes tendo suas dúvidas respondidas e recebendo dicas diretamente do sistema das empresas.

Seja no setor logístico, no ramo do varejo ou qualquer outra área, a sua empresa só tem a ganhar com a implementação da tecnologia. Com a repetição de tarefas, a máquina passa a compreender o processo de execução e realiza as mesmas atividades de maneira equivalente.

Como o machine learning pode melhorar a sua rotina logística?

Você já sabe que o machine learning é uma tecnologia real e aplicada em diversos segmentos – inclusive na logística. Mas, quais processos, de fato, a ferramenta é capaz de otimizar em uma empresa do setor? Entenda mais.

Contratação de fornecedores e transportadoras

Com um software que utiliza o machine learning para a sincronização de dados, o sistema da sua empresa começa a traçar o perfil ideal dos fornecedores e transportadoras. Com base nas suas últimas escolhas e um estudo sobre o que é oferecido no mercado, o seu gestor ganha uma base sólida para tomar a escolha certa.

Isso é interessante, pois torna o processo de contratação e fechamento de parceira bem menos desgastante. Além disso, você aumenta as chances de um relacionamento longo e transparente com as outras empresas.

Tomada de decisões em relação à cadeia de suprimentos

Não só o processo de escolha de parceiras é contemplado com o machine learning na logística. Na prática, tudo que envolve a cadeia de suprimentos do seu negócio é elevado a um novo patamar.

Nesse cenário, você evita tomar qualquer direcionamento importante apenas com base em “achismo” ou intuição – desde a compra da matéria-prima até o processo de distribuição de mercadorias.

Um ótimo exemplo de benefício possível é a maior eficiência da sua empresa ante as sazonalidades. Com a tecnologia trabalhando a seu favor, você constrói um planejamento com previsibilidade, evitando os efeitos negativos nos períodos que exigem maior ou menor volume de produtos.

Relacionamento com o cliente

Logicamente, os bons resultados permitidos pela implementação do machine learning refletem diretamente no relacionamento da sua empresa com o cliente.

O primeiro fato diz respeito à previsibilidade mencionada. Com estoques mais seguros, você garante que os clientes sempre tenham à disposição produtos e serviços que mais necessitam, possibilitando uma experiência de compra completa.

Além disso, os algoritmos podem indicar as melhores ações a serem tomadas em termos de atendimento e pós-venda, a fim de manter o cliente sempre próximo e satisfeito com a sua marca.

Enfim, não há dúvidas que o machine learning é uma tecnologia que transforma todos os setores na qual ela é inserida. A experiência dos usuários de streaming, por exemplo, tende a ser sempre melhor por causa da ferramenta. E assim também pode ser com a sua empresa dentro da logística. Por isso, utilize a tecnologia com inteligência e alie-se a parceiras que trabalham com o mesmo conceito de inovação.

Ficou com alguma dúvida sobre o machine learning? Deixe o seu comentário.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *