dados na-nuvem logística

Dados empresariais na nuvem: É seguro?

Há pouco mais de uma década, se algum profissional sugerisse o armazenamento de dados empresariais na nuvem, provavelmente, receberia olhares de incredulidade ou até mesmo seria motivo de risadas — a ideia de cloud computing era praticamente algo de outro mundo.

Mas a situação ainda não mudou por completo. Por mais que a nossa realidade atual mostre o contrário, a verdade é que a utilização da “nuvem” é algo novo. A prova disso é o fato de que o armazenamento de dados importantes, como um orçamento empresarial, por exemplo, ainda deixa muitos empreendedores com “pé atrás”.

Mas, será que armazenar dados empresariais na nuvem realmente é uma boa ideia? O quão vantajoso é para o seu negócio? Para que você não fique mais com nenhuma dúvida, preparamos este artigo especial sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é o armazenamento em nuvem?

Para analisar a confiabilidade do armazenamento de dados empresariais na nuvem, primeiro é preciso entender como essa tecnologia funciona.

A nuvem nada mais é que um espaço grande ou ilimitado na internet utilizado para salvar diferentes tipos de documentos digitais. Se o acervo é digital, então pode ser armazenado na nuvem, por exemplo:

  • arquivos de leitura;
  • vídeos;
  • fotos.

Com isso, as empresas não precisam utilizar mais seus próprios equipamentos, como computadores e hardwares, para guardar informações e dados produzidos diariamente.

Tudo fica salvo em servidores que podem estar em qualquer lugar do planeta, sendo esse o principal diferencial da nuvem — não é porque a sua empresa está localizada no Brasil que o servidor da nuvem também estará endereçado no mesmo país. Essa vantagem é uma das grandes razões para que a tecnologia apresente alto índice de confiabilidade.

Por fim, para você que ainda está com dúvidas sobre o funcionamento da nuvem ou acredita se tratar de algo fora do alcance das pequenas empresas e de pessoas comuns, saiba que a utilização da tecnologia já é algo rotineiro para muita gente — ainda que algumas não se deem conta disso.

Vários programas e softwares convencionais utilizam a nuvem como suporte. O Drive e o Gmail, duas famosas soluções da Google, por exemplo, armazenam seus arquivos nesse formato de sistema. Assim como o Icloud, da Apple.

Então, se você utiliza alguns desses aplicativos — ou de muitos outros — saiba que já faz parte do grupo de usuários assíduos da nuvem. E assim também acontece com a maior parte das empresas.

Armazenar dados empresariais na nuvem é realmente seguro?

A nuvem é uma realidade, sendo utilizada nas mais diversas atividades do dia a dia. No entanto, será que esse sistema é realmente seguro para o armazenamento de dados empresariais?

Essa ainda é uma das grandes dúvidas de muitos empreendedores — e não é difícil de entender o motivo. Por anos, as organizações utilizaram seus próprios hardwares e servidores locais para armazenar dados vitais, como:

  • orçamento empresarial;
  • folha de pagamento;
  • despesas;
  • balanços;
  • receitas.

A ideia de mudança completa, salvando essas informações em um servidor externo — que pode se encontrar em qualquer parte do mundo — realmente é capaz de assustar. Mas o fato é que, em termos de segurança, o armazenamento na nuvem traz maior confiabilidade do que qualquer hardware.

Devido à complexidade para se descobrir a localização do sistema, o risco de ataques ou invasões de hackers é muita baixa. O mesmo não se pode dizer quando a sua empresa utiliza servidores locais, ficando vulnerável para ataques internos e externos.

Além da maior proteção contra invasores, um sistema em nuvem também diminui o risco de perda de dados quando há falhas no servidor. Isso porque, caso um servidor não responda, há outros para compensar o trabalho.

Então, seja o seu orçamento empresarial ou mesmo planos estratégicos de crescimento do negócio, no armazenamento em nuvem todos dados estarão sempre seguros.

Quais os outros benefícios do armazenamento dos dados empresariais na nuvem?

Além da segurança já explicada no tópico anterior, o armazenamento em nuvem traz outros benefícios para as empresas. Confira, abaixo, alguns deles.

Redução de custos

Armazenar dados empresariais na nuvem pode reduzir os seus custos de diferentes maneiras. Primeiramente, a sua empresa acaba com a necessidade de uma infraestrutura própria: a quantidade de hardwares, softwares e equipamentos diminui consideravelmente.

Além disso, você fica menos exposto a erros e invasões. Ou seja, retrabalhos, desperdícios ou novas criações deixam de ser uma constante no seu negócio, evitando assim os gastos que são inerentes a essas situações.

Acessibilidade

A acessibilidade aqui é clara, tendo em vista que os dados empresariais podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. Se no passado esse processo ficava restrito a escritórios e centrais da empresa, com essa tecnologia o panorama muda por completo.

A melhor parte é que nem há necessidade de treinamento ou especificações mais detalhadas. Hoje em dia, grande parte da população já acessa a internet facilmente de seus smartphones, tablets etc.

Produtividade

Se há maior acessibilidade, naturalmente há maior produtividade. Com todos os departamentos conseguindo acessar diferentes informações sobre estratégias e planejamentos da empresa, as equipes de trabalho não precisam ficar presas a protocolos ou burocracias.

Até mesmo os profissionais que estão em home-office ou em trabalhos externos podem desenvolver suas funções sem precisar se deslocar até a empresa. Da logística ao departamento financeiro: a produtividade de todos é impulsionada a partir do sistema.

Não é à toa que cada vez mais empresas adotam tecnologias compatíveis com o armazenamento em nuvem. Dados empresarias, como orçamento anual ou estratégias de compra e venda, são muito importantes e devem receber todo cuidado necessário. Mas é essencial contar com a participação de empresas especializadas em TI a fim de garantir o sucesso nessa nova toada tecnológica da sua empresa. Não fique para trás.

Gostou do artigo? Que tal agora entender como o Marketing e os dados podem transformar o seu negócio?

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *