
Mercadoria Perdida: qual é o real impacto para o cliente e para a sua marca?
Imprevistos podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. E dentro de operações logísticas não é diferente. No entanto, não há como negar que uma mercadoria perdida ou uma entrega em atraso podem fazer a sua empresa perder credibilidade com o seu cliente.
Por mais que o comprador saiba que contratempos existem, a verdade é que ele deseja receber o seu produto dentro do prazo combinado. Então, cabe a você trabalhar para garantir que os imprevistos impactem o mínimo possível a experiência do cliente.
Mas, quais os impactos reais de uma mercadoria perdida? E como reduzir essa negativa? Continue lendo e entenda mais sobre esses questionamentos. Boa leitura!
Quais impactos uma situação de mercadoria perdida pode trazer para a sua marca?
Uma experiência de compra só pode ser considerada completa quando o cliente passa por todas as etapas com sucesso — isso inclui a entrega da mercadoria e o pós-venda. Caso algum estágio não corresponda à expectativa, o serviço oferecido não se torna completo.
Quando qualquer contratempo acontece, como uma mercadoria perdida, por exemplo, a empresa acaba sofrendo consequências negativas. Quer saber quais? Confira alguns logo abaixo.
Perda de credibilidade
A primeira e óbvia consequência é a perda de credibilidade junto ao seu cliente. Como explicado, por mais que o comprador saiba sobre a possibilidade de imprevistos, uma mercadoria perdida é algo extremamente frustrante.
Ainda que não abandone a sua marca de vez, ele tende a se mostrar mais receoso em fazer novos negócios dentro de um curto espaço de tempo.
Reclamações formais
No Brasil, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor respalda o comprador a acionar formalmente a empresa fornecedora de um produto ou serviço.
Ou seja, caso o cliente se sinta lesado em razão da mercadoria perdida, a sua empresa corre o risco de sofrer ações judiciais. E, independentemente do resultado, a sua marca sai arranhada quando esse tipo de situação acontece.
Diminuição de lucros
Se você perde a confiança do seu cliente e espaço no mercado, consequentemente, passa a vender menos. Em pouco tempo, os seus lucros caem e a sua empresa corre o risco de entrar em estado de alerta financeiro — uma “bola de neve iniciada” com uma mercadoria perdida.
Como ter um bom controle de cargas e garantir uma experiência completa para o cliente?
As consequências para uma mercadoria perdida são ruins para o cliente e para a sua empresa. Isso é um fato. Nesse sentido, a melhor forma de evitar um cenário negativo para o seu negócio é garantir um bom controle da sua carga e diminuir as chances de perdas e atrasos.
Conheça algumas dicas para ser bem-sucedido nesse objetivo.
Invista em tecnologia especializada
Se o risco de imprevistos é inerente a qualquer negócio, cabe a você trabalhar em alternativas que diminuam as probabilidades de isso acontecer. Uma ótima opção é o investimento em tecnologia especializada.
Com ferramentas modernas e pontuais, você garante acompanhamento da carga em várias etapas da cadeia de suprimentos, por exemplo:
- Armazenagem;
- Separação;
- Entrega.
As chances de perda de mercadoria diminuem consideravelmente. E caso isso aconteça, é possível agir com muito mais agilidade e eficiência, evitando prejuízos que impactem diretamente o seu cliente.
Utilize as embalagens adequadas para o transporte
Pode parecer algo óbvio, mas muitos imprevistos acontecem porque as empresas não se preocupam com a embalagem dos produtos para o envio.
Ainda que a embalagem não influencie diretamente para a perda da mercadoria, ela tem relação direta com avarias e danos indesejáveis nos produtos. No fim das contas, uma mercadoria perdida ou avariada é a mesma coisa para o cliente — ambas são frustrantes.
Por isso essa escolha deve ser feito sem negligência. Não vale a pena economizar. Invista em embalagens com qualidade e que sejam adequadas para acomodar corretamente os produtos, garantindo a integridade durante todo o trajeto de distribuição.
Trabalhe com parceiros eficientes
Para o cliente, o importante é que o produto chegue intacto e dentro do prazo. Sempre que isso não acontece, é a sua empresa que perde a credibilidade e o respaldo — não importa se o erro foi cometido por uma parceira terceirizada. Em outras palavras, para o consumidor, a marca que vende o produto é a mesma que entrega.
Então, se a transportadora é uma “extensão” da sua empresa, você deve se certificar que o padrão de qualidade seja o mesmo em todos os níveis. Para isso, forme parcerias com transportadoras com conhecimento de mercado e que apresentem um bom histórico de competência.
Uma transportadora com know-how no setor de entregas pode ser o ponto de mudança para o seu negócio, trazendo um novo desempenho e oferecendo ótimos diferenciais para o seu cliente, como rastreamento de carga e atualização de roteiro.
Enfim, a verdade é que não há nada mais desgastante para um cliente do que comprar um produto e não receber. Uma mercadoria perdida ou avariada é tudo o que ele não espera de uma empresa. Diante disso, cabe a sua marca investir em tecnologia e em parcerias eficientes para garantir uma experiência completa ao consumidor. Analise as dicas apresentadas e não perca espaço no mercado.
Gostou do artigo? Que tal agora entender mais como o pós-venda pode ajudar na retenção de clientes da sua empresa?