app supermercado

Os desafios logísticos dos supermercados online

A digitalização é, certamente, uma tendência sem volta na nossa sociedade. Hoje, das atividades mais simples até as mais complexas podem ser realizadas de maneira digital. Nessa toada, os supermercados online têm se mostrado muito mais que um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade para muitas empresas.

A própria crise sanitária que o mundo enfrentou recentemente mostrou o quanto a digitalização é um fator necessário para os varejistas. Afinal, os supermercados que estavam devidamente preparados nesse sentido conseguiram enfrentar as dificuldades com mais segurança e mantiverem, pelo menos, as contas equilibradas.

Porém, ao mesmo tempo em que traz ótimas oportunidades de negócios, essa forma de vendas online também traz desafios logísticos para os supermercados. E é justamente sobre esses dois pontos que falaremos hoje. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais os desafios logísticos para a modalidade de supermercados online?

Como dito, embora seja algo crescente e necessário, a modalidade de supermercados online traz desafios logísticos que as empresas, em geral, não precisam se preocupar tanto nas transações físicas.

Vamos entender alguns deles.

Gerenciamento de estoque equilibrado

De início, o gerenciamento de estoque pode parecer algo normal dentro das prioridades de um supermercado online, mas a verdade é que ele deve ser visto como o mais importante. Afinal, sem produto, não há venda.

Acontece que diferentemente de uma venda presencial, em que é possível reverter uma situação adversa através de uma negociação direta com o vendedor, apontando outro produto ou pedindo a mercadoria em outra loja, por exemplo, não o online não há tempo hábil para isso.

Ao notar que o item pretendido não está em estoque, a tendência é que o cliente simplesmente desista e busque no site da concorrência.

Por isso, trabalhar um estoque que seja eficiente em termos de qualidade e quantidade é um grande desafio para o online, mas também deve ser colocado como alta prioridade.

Picking rápido e eficiente

Se o controle de estoque demanda esforço, um picking rápido e eficiente pode demandar muito mais. Afinal, estamos falando de supermercados online, onde a dinamicidade de pedidos tende a ser alta. Para que tudo funcione como o esperado, a separação dos produtos precisa estar sempre à altura.

O picking é a etapa inicial a partir do momento em que a compra é finalizada, por isso os encarregados por ele precisam preparar tudo para que os próximos estágios ocorram sem maiores dificuldades e a entrega seja feita dentro do tempo acordado.

Aqui, o maior desafio é nivelar eficiência e controle de custos. Para atender a demanda, você precisará investir em mão de obra, mas deve se certificar de que ela será capaz de entregar bons resultados. Nesse sentido, o ideal é preparar corretamente a equipe antes de colocá-la na rotina prática.

Entrega última milha

Quem compra nos supermercados online quer receber seus produtos rapidamente. E esse, certamente, é um dos principais desafios logísticos dentro dessa modalidade. A última milha, parte que antecede à entrega do item, é onde se concentra os maiores investimentos e também imprevistos.

Ainda mais para os supermercados online, que contam em seu arsenal de venda com produtos frescos e congelados. Se tiver algum tipo de falha nessa última etapa, todo o trabalho anterior acaba sendo perdido.

O desafio é encontrar um modelo ideal que garanta essa entrega e seja viável para a sua empresa, assegurando um serviço que caiba dentro do orçamento e corresponda às expectativas dos clientes.

Oportunidades para os supermercados online

Logicamente, um novo modelo de negócio também traz oportunidades de melhoria e até de transformação completa.

Confira, abaixo, algumas oportunidades que podem ser consideradas para um modelo de supermercados online.

Novas parcerias para os serviços de entrega

Como vimos, a etapa de entrega tende a ser um dos maiores desafios logísticos no modelo online. Mas, é possível transformar esse obstáculo em uma oportunidade.

Isso porque, com a necessidade de mudança e de maior eficiência, você pode renegociar contratos, buscar novas parcerias com transportadoras especializadas e até com aplicativos de entrega.

Tudo vai depender da sua necessidade, fluxo de pedidos e capacidade de investimento. De qualquer forma, é um cenário em que você tem a oportunidade de remodelar o negócio e trazer parceiros que agreguem verdadeiramente à empresa.

Aperfeiçoamento da equipe

Se uma estratégia de supermercados online demanda mais agilidade e precisão, você tem a oportunidade perfeita para aperfeiçoar a equipe de trabalho. A partir de uma necessidade clara e real, líderes e liderados podem se unir para entregar serviços de maior qualidade.

Então, é importante não deixar o momento passar. Faça uma análise dos fatores que precisam ser melhorados para que o novo modelo de negócios funcione e invista pontualmente na qualificação da sua equipe.

Transformação para dark stores

As dark stores são tendências que também se fortificaram durante a pandemia. Espaços físicos em que os clientes não podem fazer compras e são voltados para o armazenamento das mercadorias.

Não há momento mais propício para você avaliar essa transformação do que agora. A digitalização hoje permite que marcas funcionem apenas dentro desse modelo. Dependendo do seu público, vale a pena analisar o quanto uma dark store seria eficiente para um supermercado online.

Enfim, assim como outros setores, o segmento de supermercados está se transformando e se adaptando a novas realidades. Claro, os desafios logísticos existem dentro desse processo, mas as oportunidades para crescimento também surgem em abundância. Vale a pena se manter atualizado e se antecipar às necessidades do seu cliente.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora como funcionam as embalagens inteligentes.