paletes para armazenagem

Paletes na Logística: Entenda a sua importância

Empresários e gestores estão sempre buscando formas de tornar seus processos mais eficientes e menos custosos, por isso constantemente utilizam ferramentas e acessórios dentro de suas operações. A implementação dos paletes na logística, por exemplo, surgiu como uma iniciativa para alcançar esse tipo de objetivo.

A ideia é muito boa. Os paletes são ferramentas de baixo custo, mas oferecem um bom nível de segurança e organização dentro dos processos logísticos, o que influencia diretamente nos resultados e os lucros de cada operação.

Mas é claro que para alcançar essas vantagens é preciso não só entender como funciona a paletização, como também conhecer os tipos de aplicação dos paletes na logística. Para ajudar, preparamos este artigo completo para você. Confira.

Boa leitura!

O que é a paletização?

A paletização, basicamente, é o uso de paletes na organização e no cuidado das cargas logísticas. É um tipo de estratégia bastante utilizado nos galpões, armazéns ou locais em que ficam armazenadas as mercadorias. Mas, também, é possível utilizá-la nos transporte da carga.

Na prática, os paletes formam uma base para acomodar os produtos, garantindo que eles fiquem armazenados em um ponto sem ter contato com o solo e com o mínimo risco de avaria. Dentro da logística, os segmentos que mais utilizam essa estratégia são:

  • Indústria;
  • Atacado;
  • Varejo.

Em relação à produção, os paletes são feitos de diferentes materiais e se adequam a quase todo tipo de uso por parte das empresas. O modelo escolhido depende muito da característica da carga a ser acomodada ou até mesmo da forma de trabalho do setor logístico. Em geral, estes são os materiais utilizados na fabricação dos paletes:

  • borracha;
  • madeira;
  • plástico.

Quais são os tipos de paletização?

Assim como há modelos diferentes, também há formas diversas de utilizar os paletes na logística. A escolha ideal aqui também depende do tipo de carga a ser armazenada, bem como o espaço físico a ser utilizado.

Existem os tipos de paletização mais comuns, encontrados em quase toda empresa, e há também formas menos usuais, que são aplicadas em casos específicos.

Vamos conhecer os principais.

Bloco de empilhamento

Esse é o tipo de paletização mais simples, em que os paletes são colocados diretamente no chão e as mercadorias são condicionadas em cima. Uma desvantagem desse modelo é que ele só permite a retirada dos itens que estão em cima de forma rápida – para retirar os produtos da parte de baixo é preciso desfazer toda a estrutura.

Frames de armazenagem

Aqui os paletes são montados como decks móveis e se tornam estruturas praticamente fixas para armazenagem. A vantagem desse modelo é a possibilidade de estocar bastante mercadoria por determinado tempo sem ocupar tanto espaço.

Estante para paletes

A estante para paletes transforma de vez o seu estoque, sendo uma estrutura completa em que os paletes podem ser armazenados individualmente junto com as mercadorias. A grande questão é o grande espaço tomado, por isso é importante analisar as condições do local antes de optar por essa estratégia.

Quais as vantagens de usar paletes na logística?

Utilizar os paletes na logística é o tipo de açãao que só traz benefícios para a sua empresa. Claro, é preciso analisar alguns pontos antes de definir o modelo de paletização, mas, em geral, a sua operação só tende a ganhar. Entenda.

Organização e segurança

A primeira grande vantagem é a organização, pois as mercadorias passam a contar com uma estrutura própria no momento da armazenagem e movimentação.

Além disso, ao manter a carga sobre os paletes, você evita o contato direto com o solo e aumenta a segurança dos produtos. É, sobretudo, uma questão sanitária, evitando contaminação por contato com outras superfícies.

Produtividade

Se há maior organização, a sua equipe ganha em produtividade. Com um modelo de paletização definido, ninguém fica em dúvida durante a carga ou descarga dos produtos, pois há um processo claro a ser seguido.

Isso vale também para o momento de entrega ou coleta da mercadoria, com os paletes sendo a base para o uso correto das empilhadeiras e outros equipamentos. São ganhos que, no final, agilizam toda a operação logística.

Economia

Mesmo trazendo diversos benefícios para a sua empresa, o uso de paletes na logística é uma prática bastante econômica – sendo, com certeza, uma das estratégias de melhor custo-benefício dentro do setor.

A própria otimização operacional resultante da paletização garante que taxas de retrabalhos e desperdícios caiam gradativamente. Ou seja, você tem uma estratégia barata e que facilita o andamento de diferentes processos dentro da logística.

Enfim, além da economia e produtividade, é importante lembrar que o uso de paletes na logística diminui a chance de acidentes de trabalho. A paletização forma uma base muito mais segura para que os colaboradores se desloquem dentro dos galpões e movimentem as mercadorias para a armazenagem ou para o transporte.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como melhorar o recebimento de mercadorias da sua empresa.