Recebimento de Mercadorias: Como melhorar esse processo?

O recebimento de mercadorias é uma das etapas mais importantes dentro da logística, presente em qualquer operação, independentemente do tamanho da empresa. O seu bom desenvolvimento é essencial para o dinamismo da outras etapas.

Porém, embora esteja sempre presente nas operações logísticas, o recebimento de mercadorias também é um dos estágios com alto índice de falhas por parte dos agentes envolvidos, e isso acaba trazendo prejuízos sentidos até mesmo pelos clientes finais.

Mas, como melhorar esse processo? Como diminuir os erros do seu recebimento de mercadorias? Para saber mais, continue lendo e confira as nossas dicas.

Boa leitura!

 

O que envolve o recebimento de mercadorias?

Quando se fala em recebimento de mercadorias, muitos associam apenas à tarefa de descarregar os caminhões. Mas, a verdade é que o processo engloba muito mais, e saber sobre esses aspectos é o primeiro passo para uma otimização.

Vamos entender mais sobre tudo o que envolve o antes e o depois do recebimento.

Planejamento

Um bom planejamento é o que coordena toda a operação a fim de garantir a realização das etapas, entre elas o recebimento de mercadorias. É aqui, por exemplo, que o departamento de Compras e o de Armazenamento entram em sintonia para garantir um trabalho em excelência.

Gestão das docas de carga

A gestão das docas é outro fator que influencia diretamente no recebimento de mercadorias, tendo em vista que se trata do local onde a etapa acontece na prática. Sem uma correta supervisão diária é praticamente impossível que o estágio seja otimizado.

Por exemplo, uma doca desorganizada é o que contribui diretamente para o entrave dos caminhões dentro do espaço. E essa perda de tempo na hora de descarregar é justamente o maior gargalo de muitas empresas nesse sentido.

Checklist e armazenagem da mercadoria

O recebimento só pode ser eficiente se as mercadorias entregues correspondem à lista de produtos adquiridos pela empresa. E aí que a parte de checklist e armazenagem entram como fatores importantes do processo.

O checklist precisa acontecer já na nota fiscal, confirmando as informações apresentadas. Já a armazenagem deve ser organizada previamente, a fim de assegurar espaço e boas condições para os produtos recebidos.

Rastreabilidade e localização da mercadoria

Após armazenadas, as mercadorias novas devem ser facilmente encontradas para evitar avarias ou perdas por validade. Por isso um trabalho de rastreabilidade precisa ser definido no planejamento, seja por etiquetagem ou pelo uso de softwares específicos.

 

Como melhorar o recebimento de mercadorias da sua empresa?

Como explicado, o descarregamento dos caminhões é só mais uma etapa do grande processo do recebimento de mercadorias. Dessa forma, para otimizá-lo, é preciso trabalhar alguns pontos diferentes. Confira algumas dicas.

Certifique-se sobre o agendamento de entrega

Já vimos que um planejamento prévio é necessário para que toda a operação logística aconteça da maneira que se espera. Mas, para otimizar o recebimento de mercadorias é preciso também se certificar sobre o agendamento do processo.

Com esse trabalho de antecipação você não só assegura que o recebimento aconteça, como também garante que a doca esteja de acordo com as características da carga a ser entregue – o que inclui estrutura e pessoal.

 3) Integre os setores da empresa

Para que qualquer processo seja bem-sucedido é preciso que haja uma homogeneização dentro da empresa, uma atuação harmônica das equipes diferentes setores. Se tratando do recebimento de mercadorias, é fundamental uma integração, pelo menos, de áreas como:

  • Armazenagem;
  • Compras;
  • Vendas.

Com o alinhamento dos setores, o recebimento passa a acontecer de maneira mais dinâmica, resultando em etapas posteriores, como abastecimento e venda, muito mais eficientes. É o efeito dominó positivo, com o consumidor final sendo contemplado por um serviço de maior qualidade.

 

Conte com bons parceiros de transporte

Não adianta um bom planejamento e uma gestão alinhada de setores se o seu transportador não cumpri com o combinado. Com um transporte ineficiente, sem, por exemplo, o zelo pelo cumprimento de prazos, a tendência é que o recebimento de mercadorias aconteça de maneira desorganizada.

Por isso, busque por parceiros que sigam uma gestão inovadora e preocupada com a otimização dos processos. Quanto maior a eficiência da transportadora, menor é o risco de entraves durante essa etapa.

Enfim, essas foram as nossas dicas para você melhorar o recebimento de mercadorias da sua empresa. Certifique-se de trabalhar da mesma forma os estágios anteriores e posteriores ao recebimento, garantindo um aperfeiçoamento completo da operação. Analise as informações apresentadas e comece a otimizar os processos do seu negócio hoje mesmo.

Achou o artigo interessante? Continue no nosso blog e conheça agora alguns desperdícios logísticos que impactam no lucro da sua empresa.

Escreva um comentário