
Qual a importância da auditoria logística para sua empresa
Por mais que o objetivo de todo gestor seja sempre o aperfeiçoamento logístico, em razão da intensidade diária da sua rotina, nem sempre é possível identificar os pontos de necessidade e suas respectivas de melhorias. Por essa razão, estratégias como a auditoria logística devem sempre fazer parte do planejamento da sua empresa.
O fato é que sem uma ação exclusiva para avaliação e estudo das atividades dentro do setor, é praticamente impossível obter um crescimento real em termos de produtividade e qualidade logística. É preciso um levantamento minucioso de informações para que as mudanças tragam um impacto real e um crescimento em médio prazo.
Pensando nessa busca contínua pelo aperfeiçoamento e todos os desafios que ela pode trazer para você, neste artigo falaremos sobre a auditoria logística, uma estratégia que pode facilitar bastante a sua gestão dentro do setor logístico. Confira.
Boa leitura!
O que é auditoria logística?
No nosso dicionário, auditoria está denominada como a análise das atividades exercidas por uma empresa a fim de avaliar o funcionamento do processo e se ele está de acordo com as normas definidas pelos órgãos responsáveis.
A auditoria logística se encaixa perfeitamente dentro deste conceito, com o adendo de se tratar de um setor específico.
Na auditoria logística, o seu departamento é analisado e os pontos de melhoria são levantados para que você saiba exatamente o que não está funcionando e o que não está alcançando os resultados esperados no início do planejamento.
Claro, o papel da estratégia é detalhar a situação como um todo. A iniciativa que você tomará a partir das informações obtidas é que determinará se a auditoria foi útil para a sua empresa.
O que é avaliado durante a auditoria logística?
A auditoria logística pode avaliar o seu setor por completo, sendo assim, diferentes equipes e atividades entram no raio de ação da estratégia.
Porém, é possível realizá-la de forma mais centralizada, por exemplo, analisando o desempenho de parceiros como fornecedores e transportadoras. Neste caso, entre outras coisas, são auditados pontos como:
- Precisão na entrega das mercadorias;
- Tempo de entrada do pedido.
- Cumprimento de prazos;
- Nível de armazenamento;
- Planos de distribuição;
- Rastreamento.
Já se o intuito for avaliar o nível do relacionamento do setor logístico com o cliente, é importante auditar fatores como:
- Taxa de resolução dos problemas;
- Taxa de atendimento do pedido;
- Grau de satisfação do cliente;
- Qualidade do marketing.
Como funciona a auditoria logística?
Todos os pontos citados no tópico anterior podem ser auditados a partir de dois tipos de auditoria: interna e externa. Na interna, todo o processo é feito pelos próprios funcionários da sua empresa, que passam por um treinamento para serem capaz de identificar pontos de melhoria com total isenção.
Na externa, logicamente, a ação já é desenvolvida por uma empresa parceira. Uma especialista em auditoria logística que aplica a estratégia e repassa as informações detalhadas ao seu negócio.
Porém, independentemente do modelo escolhido, alguns fatores são inerentes à auditoria logística:
- Avaliações qualitativas e quantitativas
- Detalhamento de tarefas e do fluxo;
- Simulações de correções;
- Avaliação de recursos;
- Análise de custos.
Quais as vantagens da auditoria logística?
É claro que todo esse trabalho de estudo e análise realizado em uma auditoria logística traz benefícios interessantes para a sua empresa. Confira, abaixo, alguns dos principais.
Aperfeiçoamento contínuo
O primeiro e mais importante benefício da auditoria logística é o aperfeiçoamento que ele possibilita ao setor. Afinal, ao apontar as falhas de maneira direta, a estratégia permite que você faça as correções e desenvolva a logística de maneira eficiente e nivelada.
Facilita a tomada de decisões
Como abordado na introdução: não é que você, enquanto gestor, não consiga enxergar algumas falhas no dia a dia, a dificuldade é fazer isso de forma precisa tendo que executar diversas outras atividades ao mesmo tempo.
A auditoria logística já muda essa situação, pois ela traz a segurança que você precisa para tomar as decisões importantes em relação a mudanças e intervenções. Basicamente, saem o achismo e as escolhas aleatórias e entram as decisões analíticas.
Redução de gastos
Embora a logística seja sim um setor custoso, muito investimento financeiro é desperdiçado nas falhas e retrabalhos que ocorrem diariamente. Mas, a partir do trabalho da auditoria logística, essa “torneira” tende a ser minimizada ou mesmo fechada de vez.
Em médio prazo, a tendência é que a sua empresa comece a sentir uma condição financeira mais saudável dentro do setor.
Enfim, a auditoria logística traz para você um cenário que não é tão perceptível na intensa rotina da sua empresa. A partir dela a sua logística passa a contar com as informações que precisa para crescer e se tornar sustentável em termos de produtividade e qualidade. Mas, lembre-se: a estratégia só é capaz de resultar em boas vantagens quando você utiliza os dados obtidos de forma correta.
Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda mais sobre a importância da logística sustentável.